Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta UC é o de permitir aos alunos uma primeira experiência acompanhada de investigação, durante a qual mobilizem os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos na parte lectiva do curso, aplicando-os criticamente a uma problemática decorrente do conteúdo programático do MEPP. Por conseguinte, no final o aluno deverá demonstrar possuir: 1. Capacidade de compreensão e de aplicação de conhecimentos a problemas complexos em situações novas. 2. Capacidade para formular uma questão de pesquisa pertinente e conceber a metodologia de construção da respectiva resposta. 3. Capacidades de pesquisa e análise crítica da bibliografia e/ou de outras fontes de suporte ao trabalho académico. 4. Capacidade de reflexão crítica e de argumentação lógico-científica em torno de questões complexas. 5. Capacidade de comunicação escrita e oral, transmitindo os seus conhecimentos e conclusões sem ambiguidades, com rigor conceptual e respeitando as exigências da escrita académica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Adquirir capacidade de realizar investigação de forma autónoma.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O ponto de partida desta UC é um tópico suscitado pelo interesse do aluno, tópico que será abordado de acordo com um programa personalizado de trabalho a definir com o Orientador. Tal deverá materializar-se numa dissertação que contenha: 1. A formulação de uma questão, ou de um problema, teoricamente pertinente susceptível de ter uma resposta mediante a mobilização dos recursos metodológicos da investigação científica. 2. Um balanço teórico da problemática subjacente à questão anterior, obtido através da pesquisa, análise e interpretação crítica da mais recente bibliografia científica internacionalmente consagrada. 3. De forma articulada com o balanço teórico anterior, a Dissertação deve conter um exercício (teórico e/ou empírico) que complemente de forma inovadora a abordagem do tópico em investigação. 4. Finalmente, a Dissertação deve conter uma síntese conclusiva estruturada pela questão de partida norteadora da investigação, assim como sugestões de investigação futura.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC o conteúdo programático decorre da natureza e exigência própria do que é uma dissertação, tal como a definição legal e as boas práticas académicas a entendem. Sendo o objectivo da UC permitir ao aluno adquirir competências de investigação, a materializar na elaboração de uma dissertação, naturalmente existe uma convergência completa entre o conteúdo programático e os objectivos da UC. Com efeito, todos os tópicos do programa se subordinam à utilidade instrumental que têm para permitir atingir os objectivos da UC. O programa de trabalho do aluno é desenhado especificamente para lhe permitir concluir com êxito a agenda de investigação que se materializa na dissertação.
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC processar-se-á através da discussão pública da Dissertação apresentada pelo aluno, realizada por um Júri nomeado nos termos legais aplicáveis. O Júri atribuirá a classificação final da UC, numa escala de 0 a 20, , tendo em conta a qualidade académica do trabalho escrito apresentado (especialmente a relevância, originalidade e consistência teórico-metodológica evidenciada), bem como o desempenho do aluno durante a apresentação e discussão do texto em escrutínio.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo comporta quatro dimensões complementares: 1. Sessões de discussão metodológica dinamizadas pelo docente. 2. Sessões de orientação tutorial com o Orientador. 3. Sessões de trabalho individual, durante as quais os alunos procedem à pesquisa bibliográfica e respectiva análise, bem como à redacção de textos. 4. Sessões seminariais em que os alunos apresentam em sala de aula o trabalho entretanto realizado, beneficiando da sua discussão colectiva.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Como se disse, o objectivo da aprendizagem é conferir ao aluno capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem contribuem de forma complementar para tal objectivo: 1. As sessões seminariais dinamizadas pelo docente clarificam a natureza do trabalho a realizar e os requisitos metodológicos do trabalho de investigação. 2. As sessões de orientação tutorial com o Orientador, sugerem ao alunos o caminho a percorrer, ao mesmo tempo que validam (ou corrigem) os resultados entretanto obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o instrumento fundamental da aprendizagem, durante a qual o aluno se familiariza com a bibliografia pertinente e sobre ela reflecte. 4. As sessões seminariais constituem um momento privilegiado de aprendizagem colectiva, onde cada aluno beneficia da aprendizagem realizada pelos restantes alunos.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
A bibliografia adoptada na UC decorre da pesquisa realizada pelos próprios alunos, tendo em conta a Pergunta de Partida que norteia o trabalho de cada aluno. Especial atenção deve ser dada às indicações bibliográficas fornecidas pelo Orientador. Em termos de enquadramento metodológico, recomendam-se: The bibliography adopted results from the survey conducted by the students themselves, taking into account the "Question of Departure" that guides the work of each student. Special attention should be given to bibliographical information provided by the Advisor. In terms of methodological guidelines the next references are recommended: Hancké, B., Intelligent Research Design: a guide for beginning researchers in social sciences, 2009, Oxford University Press., Thomson, W., A Guide for the Young Economist, 2011, MIT Press., Bell, Judith, Como realizar um projecto de investigação, 2004, Gradiva, Quivy, R. & L. Campenhoudt, Manual de Investigação em Ciências Sociais, 1992, Gradiva,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-01