Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta UC é o de permitir aos alunos uma experiência acompanhada de investigação, durante a qual mobilizem os conhecimentos adquiridos na parte lectiva do curso, aplicando-os criticamente a um problema emergente do conteúdo programático do MEPP. Por conseguinte, no final da UC o aluno deverá demonstrar: 1.Possuir capacidade de compreensão e de aplicação de conhecimentos a problemas complexos em situações novas. 2.Possuir capacidade para formular um problema de análise pertinente e conceber a metodologia de construção da respectiva resposta. 3.Possuir capacidades de pesquisa e análise crítica da bibliografia pertinente e/ou de outras fontes de suporte ao trabalho académico. 4.Possuir capacidade de reflexão crítica e de argumentação lógico-científica em torno de questões complexas. 5.Possuir capacidade de comunicação escrita e oral, transmitindo os seus conhecimentos e conclusões sem ambiguidades, com rigor conceptual e respeitando as exigências da escrita académica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Adquirir capacidade de realizar investigação de forma autónoma.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O Projecto deve materializar-se num Relatório original de aplicação de conhecimentos que emanam do conteúdo programático do MEPP a um problema concreto, ou um estudo de caso, tendo em vista sugerir soluções para a sua resolução. O Relatório de Projecto deve conter: 1. A explicitação e contextualização do problema e dos objectivos a atingir, de forma a permitir aferir-se da sua pertinência e relevância teórica. 2. Uma síntese crítica da bibliografia internacional e documental que sirva de enquadramento teórico e metodológico ao trabalho. 3. Uma exposição detalhada do diagnóstico do problema e das opções técnico-metodológicas propostas para a sua resolução. Neste ponto serão valorizados os conhecimentos técnicos revelados, na área temática do MEPP, assim como a capacidade para conceber projectos de intervenção estratégica devidamente programados. 4. Uma síntese conclusiva que sistematize e avalie criticamente as soluções/recomendações propostas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC o conteúdo programático decorre da natureza e exigência própria do que é um Trabalho final de Mestrado, tal como a definição legal e as boas práticas académicas a entendem. Sendo o objectivo da UC permitir ao aluno adquirir competências de investigação, a materializar na elaboração de uma dissertação/Projecto, naturalmente existe uma convergência completa entre o conteúdo programático e os objectivos da UC. Com efeito, todos os tópicos do programa se subordinam à utilidade instrumental que têm para permitir atingir os objectivos da UC. O programa de trabalho do aluno é desenhado especificamente para lhe permitir concluir com êxito a agenda de investigação.
Avaliação / Assessment
A avaliação da UC processar-se-á através da discussão pública do Relatório apresentado pelo aluno, realizada por um Júri nomeado nos termos legais aplicáveis. A classificação final da UC será atribuída, tendo em conta a qualidade académica do trabalho escrito apresentado (especialmente a relevância, originalidade e consistência teórico-metodológica evidenciada), bem como o desempenho do aluno durante a apresentação e discussão do texto em escrutínio.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo comporta 4 dimensões complementares: 1.Sessões de discussão metodológica dinamizadas pelo docente. 2.Sessões de orientação tutorial com o Orientador. 3.Sessões de trabalho individual, durante as quais os alunos procedem à pesquisa e análise bibliográfica, bem como à redação de textos que evidenciem a metodologia seguida e os conhecimentos retidos. 4.Sessões seminariais em que os alunos submetem a escrutínio o trabalho entretanto realizado, beneficiando da sua discussão colectiva.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Como se disse, o objectivo da aprendizagem é conferir ao aluno capacidade de realizar investigação de forma autónoma. As 4 dimensões do processo de ensino/aprendizagem contribuem de forma complementar para tal objectivo: 1. As sessões seminariais dinamizadas pelo docente clarificam a natureza do trabalho a realizar e os requisitos metodológicos do trabalho de investigação. 2. As sessões de orientação tutorial com o Orientador, sugerem ao alunos o caminho a percorrer, ao mesmo tempo que validam (ou corrigem) os resultados entretanto obtidos. 3. As sessões de trabalho individual são o instrumento fundamental da aprendizagem, durante a qual o aluno se familiariza com a bibliografia pertinente e sobre ela reflecte. 4. As sessões seminariais constituem um momento privilegiado de aprendizagem colectiva, onde cada aluno beneficia da aprendizagem realizada pelos restantes alunos.
Observações / Observations
O Director do MEPP mantem em permanência disponibilidade para receber os alunos que lhe solicitem apoio. Enviem-me um e-mail de agendamento.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Reis, Felipa Lopes dos (2010) Como elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha, Pactor, Lisboa - Quivy, R. & L. Campenhoudt (1992) Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa. - Bell, Judith (2004) Como realizar um projecto de investigação, Gradiva, Lisboa. In terms of methodological guidelines the next references are recommended: Special attention should be given to bibliographical information provided by the Advisor. The bibliography adopted results from the survey conducted by the students themselves, taking into account the "Question of Departure" that guides the work of each student. Em termos de enquadramento metodológico, recomendam-se: Especial atenção deve ser dada às indicações bibliográficas fornecidas pelo Orientador. A bibliografia adoptada na UC decorre da pesquisa realizada pelos próprios alunos, tendo em conta a Pergunta de Partida que norteia o trabalho de cada aluno.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16