Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04047
Acrónimo :
04047
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
276.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A UC divide-se em quatro módulos distintos. O primeiro centra-se no fenómeno da violência eleitoral e nos impactos da realização de eleições multipartidárias em processos de democratização. Tem como objetivo (O1) apresentar o debate e investigação sobre violência eleitoral e protesto no continente africano no século XXI. O segundo analisa os processos de desenvolvimento e tem como objetivo (O2) compreender o que fica para além dos limites oficiais dos projetos de desenvolvimento. O terceiro módulo aborda temas diversos de etnomusicologia, tendo como objetivos (O3) analisar mudança cultural em contexto de contactos intergrupais e (O4) compreender diversas formas de manifestação artística. Por fim, o quarto módulo, centrado na cidadania, visa (O5) descrever qualidades de cidadania em casos do continente africano e (O6) explicar processos de construção de estado e sociedade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Demonstrar conhecimento sobre aspectos sociais, políticos e culturais africanos contemporâneos OA2 - Aplicar conceitos para a análise dos processos sociais, políticos e culturais em África OA3 - Caracterizar a política eleitoral em África OA4 - Conhecer o debate académico sobre violência eleitoral e protesto em África OA5 - Compreender os processos após a execução de projetos de desenvolvimento OA6 - Explicar diversas formas de manifestação artística OA7 - Compreender a relação entre arte e mudança social OA8 - Analisar diversos quadros de construção cidadã em África OA9 - Explicar processos de construção de estado e sociedade em África

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1 Cláudia Generoso de Almeida - Eleições, Violência e Protesto em África? 1) O que sabemos sobre violência eleitoral em África; 2) O que sabemos sobre protesto em contexto eleitoral; 3) Como pode a violência eleitoral levar a protesto enquanto linha de investigação. Módulo 2 Yonatan Nissim Gez "Para além dos limites oficiais dos projetos de desenvolvimento" Módulo 3 Magdalena Bialoborska - Som, imagem e sentidos: das fontes aos resultados? 1) Ouvir, ver e sentir: multiplicar os pontos de vista.; 2)Estudo de caso. Analisar mudança cultural em contexto de contactos intergrupais: fronteiras e zonas fronteiriças.; 3) Partilha do conhecimento: alargar os horizontes. Módulo 4 Vasco Martins - Cidadania Africana? Instituições, relações sociais e o quotidiano informal? 1) Crítica às inclinações eurocêntricas;2) Qualidade da cidadania institucional versus cidadania baseada em relações sociais; 3) Dinâmicas relacionais e informalidade no quotidiano e na construção de estado e sociedade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Ao O1 correspondem os conteúdos do módulo 1 do programa, ?Eleições, Violência e Protesto em África? Ao O2 correspondem os conteúdos do módulo 2 do programa, ?"Para além dos limites oficiais dos projetos de desenvolvimento" Aos O3 e O4 correspondem os conteúdos do módulo 3 do programa, ?Som, imagem e sentidos: das fontes aos resultados?. Aos O5 e O6 correspondem os os conteúdos do módulo 4 do programa, ?Cidadania Africana? Instituições, relações sociais e o quotidiano informal?. A coerência entre os conteúdos da UC e os objetivos de aprendizagem expressa-se da seguinte forma 1. OA1, OA2, OA3, OA4 2. OA1, OA2, OA5 3. OA1, OA2, OA6, OA7 4. OA1, OA2, OA8, OA9

Avaliação / Assessment


1 Avaliação contínua: a) Presença e participação activa nas aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 30%; c) Ensaio sobre um dos módulos (2000 a 2500 palavras) - 70%. 2. Exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, com a transmissão de conceitos básicos e de ferramentas analíticas sobre os conteúdos. É fundamental que os estudantes leiam os textos antes das aulas. Materiais de outra natureza também serão usados (como mapas ou pequenos vídeos), permitindo explorar com mais detalhe os casos em análise nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas da unidade curricular são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos, se juntam momentos de debate e de discussão dos mesmos. Para tal, é essencial que os alunos conheçam os textos indicados como bibliografia obrigatória, bem como os que se indicam como bibliografia acessória e que consistem em textos sobre os módulos específicos. Através da discussão de textos e de outros materiais sobre a análise de questões políticas, sociais e culturais em África, permite-se uma visão abrangente sobre temas contemporâneos do continente. As escolhas dos conteúdos programáticos e as metodologias de ensino visam, no essencial, possibilitar aos alunos a capacidade de abordar problemáticas diversas do continente africano.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Valverde, Paulo (2000), Máscara, Mato e Morte em São Tomé, Oeiras: Celta Editora Sanches, Edalina Rodrigues (ed.). 2022. Popular Protest, Political Opportunities, and Change in Africa. London and New York: Routledge. Martins, Vasco. 2021. Colonialism, Ethnicity and War in Angola. London: Routledge Gez, Y. N.; Yvan Droz; Jeanne Rey; Edio Soares. 2021. Butinage: The Art of Religious Mobility. Toronto, Canadá: University of Toronto Press Desai, Gaurav e Adeline Masquelier, 2018, Critical Terms for the Study of Africa, Chicago, University of Chicago Press. Cheeseman, Nic (ed.). 2020. The Oxford Encyclopedia of African Politics. Oxford: Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Osaghae, Eghosa E. 2016. "Ethnicity and Contested Citizenship in Africa," in Emma Hunter, (ed.) Citizenship, Belonging, and Political Community in Africa. Ohio: Ohio University Press, 256-281. Martins, Vasco. 2017. ?Politics of power and hierarchies of citizenship in Angola.?, Citizenship Studies 21(1). Guo, Zhonghua. 2022. ?Towards de-Westernism in citizenship studies: implications from China.? Citizenship Studies 26(4-5). Das, Veena. 2011. ?State, citizenship, and the urban poor.? Citizenship Studies 15(3-4). Berenschot, Ward and Gerry van Klinken. 2018. "Informality and Citizenship: the everyday state in Indonesia." Citizenship Studies 22(2). Módulo 4 Stoler, Ann Laura (ed.). 2013. Imperial Debris. On Ruins and Ruination. Durham: Duke University Press Kohnert, Dirk and Bierschenk, Thomas and Elwert, Georg. 1993. ?The long-term effects of development aid: empirical studies in rural West Africa?. Economics: Biannual Journal of the Institute for Scientific Co-operation, 47(1): 83-111 Gez, Yonatan N. 2021. ?The Afterlives of International DevelopmentInterventions: A Site-Specific Ethnographic Approach?. The Journal of Development Studies Módulo 3 Valverde, Paulo (2000), Máscara, Mato e Morte em São Tomé, Oeiras, Celta Editora. Pudaruth, Santosh Kumar (2017), ?Nation Rebranding Through a New Approach to Cultural Diplomacy: A Case Study of Mauritius?, SAGE Open, 7(2). https://doi.org/10.1177/2158244017704483. Nascimento, Augusto (2013), ?Das bancas de matraquilhos ao ?campo dos caranguejos?, dos estádios aos terreiros: campos de jogos num espaço microinsular do tempo colonial ao pós-independência?, Cadernos de Estudos Africanos, 26, pp. 177-222. Feld, Steven (2017), ?On Post-Ethnomusicology Alternatives: Acoustemology?, in Giannattasio, Francesco & Giovanni Giuriati, Perspectives on a 21st century comparative musicology: ethnomusicology or transcultural musicology?, Udine, Nota. Boswell, Rosabelle (2017), ?Sega as voice-work in the Indian Ocean region?, Journal of the Indian Ocean Region, 13(1), pp. 92?110, doi.org/10.1080/19480881.2016.1270010. Módulo 2 Taylor, C., F., Pevehouse, J., C., W., Straus, S. 2017. Perils of pluralism: Electoral violence and incumbency in sub-Saharan Africa. Journal of Peace Research, 54(3), pp 397?411. Sanches, E. R. 2022. Introduction: Zooming in on protest and change in Africa. In Popular Protest, Political Opportunities, and Change in Africa. London and New York: Routledge. Kovacs, M.S. 2018. Introduction: The everyday politics of electoral violence in Africa. In Violence in African Elections. Between Democracy and Big Man Politics. London: Zed Book. Módulo 1

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16