Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04047
Acrónimo :
04047
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
16.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
8.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
24.0h/sem
Trabalho Autónomo :
276.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


A UC está desenhada para explorar e aprofundar teórica e conceptualmente alguns dos temas mais debatidos na área interdisciplinar dos Estudos Africanos, com particular enfoque em estudos de caso referentes aos países Africanos de língua oficial Portuguesa. Divide-se em quatro módulos teóricos essenciais que visam apresentar e aprofundar o conhecimento dos/as estudantes sobre a própria área dos Estudos Africanos, história e memória política, nacionalismo e etnicidade, cidadania e informalidade em África. Em cada um dos módulos teóricos será apresentado aos/às estudantes o estado da arte dos temas em apreciação, seguindo os objectivos de aprendizagem delineados para a UC. Ao completar a UC, os/as estudantes deverão ter adquirido as competências necessárias para identificar, descrever e problematizar as virtudes e controvérsias em torno das questões centrais que caracterizam os debates relativos aos módulos teóricos lecionados no que respeita o continente Africano.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Caracterizar as virtudes e controvérsias dos estudos de área e dos Estudos Africanos. OA2 - Compreender os debates históricos e as lógicas de poder da memória política no continente Africano. OA3 - Analisar diversos quadros de construção de cidadania em África e compreender as dinâmicas da informalidade. OA4 - Problematizar as políticas de nacionalismo e etnicidade em África e cruzá-las com a construção da cidadania. OA5 - Aplicar teorias e conceitos referentes às temáticas abordadas para compreender um vasto leque de processos sociais, políticos e culturais em África, com enfoque nos países Africanos de língua oficial Portuguesa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Módulo 1 Estudos Africanos: abordagens teóricas e disciplinares Módulo 2 História e políticas de memória em África: abordagens teóricas Módulo 3 Cidadania e informalidade em África: abordagens teóricas Módulo 4 Nacionalismo e etnicidade em África: abordagens teóricas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC articulam-se de forma interdependente e progressiva, desenhando um processo de aprendizagem coerente entre todos os Objectivos de Aprendizagem. Esta coerência teórica e conceptual visa criar no/a estudante um domínio abrangente das principais questões centradas nos objectivos de aprendizagem acima mencionados, assim concluindo o OA5, com o intuito de desenvolver uma capacitação científica e profissional que permita compreender, problematizar, explicar, investigar e produzir trabalho académico na área dos Estudos Africanos. A coerência entre os conteúdos da UC e os objetivos de aprendizagem expressa-se da seguinte forma 1. OA1, OA5 2. OA2, OA3, OA5 3. OA3, OA4, OA5

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: a) Presença e participação activa nas aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 30%; c) Ensaio sobre um dos módulos teóricos (5000 a 7000 palavras) - 70%. Em caso de deteção de uso de ferramentas de Inteligência Artificial para elaboração do ensaio sobre um dos módulos teóricos prevê-se a realização de uma prova oral complementar.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, com transmissão de teorias e conceitos chave e das ferramentas analíticas para os abordar. É absolutamente fundamental que os/as estudantes leiam e conheçam os textos recomendados antes das aulas. Materiais de natureza multimedia serão utilizados de forma a permitir explorar e aprofundar com mais detalhe os estudo de caso em análise nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas da unidade curricular são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos, se juntam momentos de debate crítico e de discussão dos mesmos. Para tal, é essencial que os/as estudantes conheçam e dominem os textos indicados na bibliografia, que consistem em trabalhos científicos referentes aos módulos pedagógicos 1, 2, 3, e 4. As escolhas dos conteúdos programáticos e as metodologias de ensino visam possibilitar aos/às estudantes a capacidade de abordar e problematizar de forma informada e profissional diversas questões centrais nas sociedades Africanas.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vail, Leroy, 1989. The Creation of Tribalism in Southern Africa. Berkeley: University of California Press. (Introdução). Basedau, Matthias. 2020. “Rethinking African Studies: Four Challenges and the Case for Comparative African Studies.” African Spectrum 55(2): 194-206. Falola, Toyin. 2022. Decolonizing African studies: knowledge production, agency and voice. Rochester: University of Rochester Press. Marshall-Fratani, Ruth. 2006. “The War of ‘Who is Who’: Autochthony, Nationalism, and Citizenship in the Ivorian Crisis.” African Studies Review 49(2): 9-43. Martins, Vasco. 2017. "Politics of power and hierarchies of citizenship in Angola." Citizenship Studies 21(1): 100-115. Pitcher, M. Anne. 2006. "Forgetting from Above and Memory from Below: Strategies of Legitimation and Struggle in Postsocialist Mozambique." The Journal of the International African Institute 76(1): 88–112.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Clapham, Christopher. 2020. “Briefing: Decolonising African Studies?” Journal of Modern African Studies 58(1): 137-153. Mamdani, Mahmood. 2004. “African and African Studies”. In Immanuel Wallerstein (ed.), Modern World-System in the Longue Duree. New York: Routledge. Falola, Toyin and Christian Jennings (eds.). 2002. Africanizing knowledge: African studies across the disciplines. London: Transaction Publishers. Zeleza, Paul Tiyambe. 1997. Manufacturing African studies and crisis. Dakar: Codesria Book Series. Zeleza, Paul Tiyambe. 1997. “The Pasts and Futures of African Studies and Area Studies”. Ufahamy: A Journal of African Studies 25(2). Osaghae, Eghosa E. 2016. "Ethnicity and Contested Citizenship in Africa," in Emma Hunter, (ed.) Citizenship, Belonging, and Political Community in Africa. Ohio: Ohio University Press, 256-281. Lonsdale, John. 2014. “Moral Ethnicity and Political Tribalism.” Roskilde Universiet Occasional Papers. Martins, Vasco. 2021. Colonialism, Ethnicity and War in Angola. London: Routledge. Lonsdale, John. 2016. “Unhelpful Pasts and a Provisional Present,” in Emma Hunter, (ed.) Citizenship, Belonging, and Political Community in Africa. Ohio: Ohio University Press,17-40. Peterson, Derek. 2012. Ethnic Patriotism and the East African Revival: A History of Dissent, c. 1935-1972. Cambridge: Cambridge University Press. Balaton-Chrimes, Samantha. 2015. Ethnicity, Democracy and Citizenship in Africa: Political Marginalisation of Kenya’s Nubians. London: Routledge. Sabelo J. Ndlovu-Gatsheni (ed.), Mugabeism? History, Politics and Power in Zimbabwe. New York: Palgrave Macmillan. Martins, Vasco. 2021. "A nossa lâmpada não se apaga’: The Mnemonic Return of Angola’s Jonas Savimbi.” African Studies Review 64(1): 242-265. Igreja, Victor. 2008. "Memories as Weapons: The Politics of Peace and Silence in Post-Civil War Mozambique." Journal of Southern African Studies 34(3): 539–56. Rantala, Janne. 2016. "Hidrunisa Samora’: Invocations of a Dead Political Leader in Maputo Rap." Journal of Southern African Studies 42(6): 1161-177. Martins. Vasco. 2021. “Hegemony, Resistance and Gradations of Memory: the politics of remembering Angola’s liberation struggle.” History & Memory 33(2): 80-106. Martins, Vasco. 2024. “Revolution, Morality and Heroism in Angola.” E-Journal of Portuguese History 21(2): 223-245. Enocent Msindo, 2016. ‘Factionalism and Robert Mugabe’s Leadership in Zimbabwe." In Ebenezer Obadare and Wale Adebanwi (eds.). Governance and the Crisis of Rule in Contemporary Africa: Leadership in Transformation. London: Palgrave Macmillan. Dorman, Sara Rich. 2014. "Citizenship in Africa: The Politics of Belonging." In Peter Nyers and Engin Isin (eds.), Routledge Handbook of Global Citizenship Studies. London: Routledge. Berenschot, Ward and Gerry van Klinken. 2018. "Informality and Citizenship: the everyday state in Indonesia." Citizenship Studies 22(2). Guo, Zhonghua. 2022. “Towards de-Westernism in citizenship studies: implications from China.” Citizenship Studies 26(4-5). Nyamnjoh, F. B. 2006. Insiders and Outsiders: Citizenship and Xenophobia in Contemporary Southern Africa. Zed Books. Adebanwi, W. 2009. "Terror, territoriality and the struggle for indigeneity and citizenship in Northern Nigeria." Citizenship Studies 13(4): 349-363. Faria, Paulo. 2013. "The Dawning of Angola’s Citizenship Revolution: A Quest for Inclusionary Politics." Journal of Southern African Studies 39(2): 293-311.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-10