Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04072
Acrónimo :
04072
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar uma visão abrangente dos métodos quantitativos e qualitativos mais utilizados na avaliação de políticas, com destaque para a avaliação de impactos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno será capaz de: OA1. Identificar os principais métodos e técnicas de avaliação de políticas OA2. Compreender as vantagens, as limitações e os desafios associados a cada um dos métodos e técnicas envolvidas na avaliação de políticas OA3. Relacionar as várias abordagens e técnicas de avaliação de impactos com diferentes modelos teóricos de causalidade OA4. Escolher abordagens à avaliação adequadas a diferentes contextos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução P1.1. Diversidade de métodos de avaliação P1.2. O contexto de avaliação e a escolha dos métodos P1.3. Os desafios da avaliação de impacto P2. Métodos qualitativos P2.1. Avaliação de impactos baseada na teoria P2.2. Abordagens qualitativas à inferência causal P3. Métodos quantitativos P3.1. Abordagens ingénuas P3.2. Métodos experimentais P3.3. Métodos não-experimentais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


P2.2, P3 => OA1 P1, P2, P3 => OA2 P1.3, P2.1, P3 => OA3 P1, P2, P3 => OA4

Avaliação / Assessment


Aulas expositivas com discussão (TP) | Avaliação periódica: - trabalho individual (50%) - teste escrito (50%) Exame final: teste escrito (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A exposição dos conteúdos pelo docente é sempre precedida e frequentemente intercalada pela formulação de questões para reflexão e discussão em sala de aula, visando contribuir para o desenvolvimento do sentido crítico dos alunos sobre os métodos de avaliação, os seus pressupostos metodológicos, a viabilidade da sua implementação e a sua adequação a fins de avaliação específicos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gertler, Paul J.; Martinez, Sebastian; Premand, Patrick; Rawlings, Laura B.; Vermeersch, Christel M. J.. (2016). Impact Evaluation in Practice, Second Edition. Washington, DC: Inter-American Development Bank and World Bank. EC (2013). EVALSED: The resource for the evaluation of Socio-Economic Development ? Sourcebook. Luxembourg: European Commission.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Stuart, E. A. (2010). ?Matching methods for causal inference: A review and a look forward?. Statistical science: a review journal of the Institute of Mathematical Statistics, 25(1), 1-21. Stern, E., Stame, N., Mayne, J., Forss, K., Davies, R., & Befani, B. (2012). ?Broadening the range of designs and methods for impact evaluations?, DFID Working Paper 38, Department for International Development. Shaw, I. (1999). Qualitative Evaluation. London: Sage Publications. Ritchie, J., Lewis, J., Nicholls, C. M., & Ormston, R. (Eds.). (2013). Qualitative research practice: A guide for social science students and researchers. London: Sage Publications. Rihoux, B., & Ragin, C. C. (2008). Configurational comparative methods: Qualitative comparative analysis (QCA) and related techniques. Sage Publications. Purdon, S.; Lessof, C.; Woodfield, K.; Bryson, C. (2001). ?Research Methods For Policy Evaluation.? Department for Work and Pensions Research Working Paper No 2. National Centre for Social Research. Mayne, J. (2011). ?Contribution analysis: Addressing cause and effect?. In Forss, K., Marra, M., & Schwartz, R. (Eds.). Evaluating the complex: Attribution, contribution, and beyond (Vol. 1). Transaction Publishers.Pp. 53-96. Mamede et al. (2018). Avaliação do Impacto dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) no Desempenho das Empresas ? Relatório Final. Agência para o Desenvolvimento e Coesão. Leeuw, F. L. (2003). ?Reconstructing program theories: Methods available and problems to be solved.? American Journal of Evaluation, 24(1), 5-20. Garbarino, S.; Holland, J. (2009). ?Quantitative and Qualitative Methods in Impact Evaluation and Measuring Results?. GSDRC Emerging Issues Research Service. GAO (1990). Prospective Evaluation Synthesis. Washington: United States General Account Office. EC (2008). Guide to cost-benefit analysis of investment projects (Structural Fund-ERDF, Cohesion Fund and IPA). Evaluation Unit, DG Regional Policy, European Commission. Befani, B., & Mayne, J. (2014). ?Process tracing and contribution analysis: A combined approach to generative causal inference for impact evaluation?. IDS bulletin, 45(6), 17-36. Angrist, J. D.; Pischke, J.-S. (2009). Mostly Harmless Econometrics: An Empiricist´s Companion. Princeton University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16