Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04082
Acrónimo :
04082
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ação Humanitária

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos deste curso são proporcionar aos alunos uma compreensão básica global dos voluntários em contexto humanitário bem como das pessoas que são afectadas pelos desastres. Adicionalmente, este curso pretende que os estudantes tenham uma compreensão dos processos sociais que envolvem a acção humanitária bem como os processos sociológicos que se desenvolvem nos períodos após as missões.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1: Descrever os impactos da ação humanitária nas pessoas afetadas OA2: Descrever os impactos da ação humanitária nos voluntários OA3: Analisar os processos sociais em Acção Humanitária

Conteúdos Programáticos / Syllabus


São os seguintes os Conteúdos programáticos (CP) desta UC: CP1: Antropologia da Ação Humanitária CP2: Antropologia na Ação Humanitária CP3: Leituras Sociológicas em Ação Humanitária

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 3

Avaliação / Assessment


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas. 2. Discussão de casos e textos de apoio. 3. Realização de trabalho individual. 4. Auto-estudo para preparação para exame | OPÇÃO 1: Avaliação periódica 30% Ficha de leitura / recensão crítica 60% trabalho individual, ensaio de análise comparativa de 2 textos em torno de um tema 10% Participação OPÇÃO 2: Exame 100% trabalho individual escrito

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas. 2. Discussão de casos e textos de apoio. 3. Realização de trabalho individual. 4. Auto-estudo para preparação para exame

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 4 - OA 1, OA 2, OA 3

Observações / Observations


-Devido à situação de pandemia, o programa da UC, a sua calendarização, e a modalidade de ensino poderão sofrer ajustes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fiddian-Qasmiyeh, Elena, Gil Loescher, Katy Long, and Nando Sigona (editors) (2014), The Oxford Handbook of Refugee and Forced Migration Studies, Oxford University Press. Fassin,D., 2012, Humanitarian Reason. A Moral History of the Present. Berkeley: University of California Press Agier, Michel, 2011, Managing the Undesirables: Refugee Camps and Humanitarian Government. Cambridge: Polity Press Agier, Michel (2016). Borderlands: Towards an Anthropology of the Cosmopolitan Condition. Blackwell, UK.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wolf, Eric, 2010 (1982), Europe and the People Without History. Berkeley: University of California Press. Vale de Almeida, Miguel, 2012, Direitos humanos e cultura: Velhas e novas tensões, Análise Social, 205, xlvii (4.º), pp 2182-2999 Ophir. A., 2010, The politics of catastrophisation: emergency and exception?, in Didier Fassin and Mariella Pandolfi, eds., Contemporary States of Emergency by Didier Fassin and Mariella Pandolfi, New York: Zone Books Mosse, David, 2005, Cultivating Development: An Ethnography of Aid Policy and Practice. London: Pluto Press. Minn, P., 2007, Toward an Anthropology of Humanitarianism, Journal of Humanitarian Assistance, https://sites.tufts.edu/jha/archives/5 Malkki, Liisa, 1996 Speechless Emissaries: Refugees, Humanitarianism, and Dehistoricization, Cultural Anthropology 11(3): 377-404. Feldman. I., 2012, The humanitarian condition: Palestinian refugees and the politics of living. Humanity 3:155?72 Fassin, Didier e Richard Rechtman, 2009, The Empire of Trauma: An Inquiry into the Condition of Victimhood. De Waal, A., 2002, Anthropology and the Aid Encounter, MacClancy, J., ed., Exotic no more: anthropology on the frontlines, Chicago: Chicago University Press, pp. 251-269 Barnett, M., 2005, Humanitarianism Transformed. Perspectives on Politics, 3(4): 723-740 Azoulay, Ariella, 2002, The Food Chain (video, 14min), available on: Ariella's Cargo

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16