Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Dotar os alunos dos conhecimentos técnicos necessários no âmbito da direção de equipas comerciais, desenvolvendo as suas competências pessoais e profissionais, na perspetiva da direção comercial de uma empresa.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1 - Dominar e aplicar as técnicas de organização e gestão de uma força de vendas 2 - Elaborar e gerir um Balanced Scorecard Comercial
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Capítulo I - O planeamento comercial - O plano de vendas - O orçamento de vendas - As quotas de venda e os objectivos comerciais - A estratégia comercial multicanal - O plano tático comercial Capítulo II - Sales Analytics - O balanced scorecard comercial - Dashboards dinâmicos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto do programa: Capítulo 1 OA2 - Ponto do programa: Capítulo 2
Avaliação / Assessment
Avaliação Periódica: - Teste individual (65%)* - Trabalho prático em grupo (35%)* Alternativa: - Exame (100%)* * a nota mínima em cada uma das componentes é 10 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas têm um conteúdo essencialmente prático, utilizando-se em todas as aulas ilustrações e casos com informação que reflete a realidade da gestão de uma rede de vendas. Serão utilizadas as seguintes metodologias: - Realização de casos práticos - Participação e discussão nas aulas
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta matéria tem um carácter essencialmente prático daí que seja extremamente importante ilustrar todos os conceitos através de exemplos e exercícios.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- "The power of sales analytics", Andris Zoltners, Prabhakant Sinha, Sally Lorimer, 2015, ZS Associates Inc.  - "Strategic Management", Richard Lynch, 8th edition, 2018, Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Business Analytics", James Evans, 3rd Edition, 2019, Pearson. - "Selling & Sales Management: Developing Skills for Success", Lisa Spiller, 1St Edition, 2021, SAGE.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16