Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04094
Acrónimo :
04094
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


523 - Electrónica e automação

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Física conteúdos de eletricidade

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos sobre conceitos gerais e específicos sobre circuitos electrónicos. A unidade curricular tem ainda o objectivo de transmitir conhecimentos de sistemas de instrumentação para a análise dos circuitos electrónicos como o osciloscópio e múltimetro.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1: Componentes e leis OA2: Análise de circuitos elétricos OA3: Circuitos com Pontes DC e AmpOps

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Noções básicas de componentes e circuitos elétricos CP1.1: Unidades e escalas CP1.2: Fontes de tensão e corrente CP1.3: Lei de Ohm CP1.4: Leis de Kirchhoff CP2: Análise de circuitos elétricos CP2.1: Linearidade e sobreposição CP2.2: Teoremas de Thévenin e Norton CP2.3. Teorema de transferência máxima de potência (MPTT) CP3: Condensadores e bobines CP3.1: Condensadores CP3.2: Bobines CP3.3: Circuitos RLC CP4: Pontes DC e Amplificadores operacionais CP4.1: Noções básicas de AmpOps CP4.2: Funcionamento linear CP4.3: Circuitos e Pontes DC CP4.4: Circuitos, Pontes DC e Amplificadores operacionais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos( CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1: CP1 OA2: CP2,CP3 OA3: CP4

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Laboratório e Relatórios (40%) + Teste escrito (60%) (1a época de exames) Nota mínima no laboratório e relatório: 8 Nota mínima no teste: 8 para uma media final maior ou igual a 9,5 valores Avaliação por exame (prova escrita 100%) na 1a, 2a e na época especial de exames. A prova escrita vai incluir por alem dos conteúdos teóricas, teórico praticas alguns conteudos relacionados com os trabalhos de laboratório realizados. A possibilidade de realizar a avaliação periódica é condicionada de: - Presença nas aulas de laboratório (100%) *, - Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%), - Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%). *Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo ensino-aprendizagem é baseado em aulas teórico-práticas onde é feita a exposição de conceitos e metodologias, são apresentados exemplos de aplicação, e são resolvidos exercícios tipo com discussão e interpretação de resultados. As aulas práticas de laboratório estão orientadas para realização de ensaios dos circuitos elétricos com utilização da instrumentação especifica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A apresentação teórica de conceitos e metodologias, complementada com a apresentação de exemplos de aplicação e a resolução de exercícios, proporcionará aos alunos os conhecimentos (saber saber) que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem (OA). A realização de projetos de laboratório visando a resolução de problemas reais, envolvendo instrumentos e equipamentos reais, proporcionará aos alunos as cometências (saber-fazer) que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem (OA). Em todas as aulas da UC serão cultivados valores como o espírito crítico, a imaginação e a éticapara conferir aos alunos os comportamentos (saber estar) adequados a um futuro profissional diplomado.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Manuel de Medeiros Silva, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, 2ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2001 Hayt, Kemmerly, Durbin, "Engineering Circuit Analysis", 9th Edition, McGraw Hill, 2008;J. A. Brandão Faria 3ª Edição Revista e Aumentada Lançado em setembro de 2016 Edição em Português

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


J. David Irwin, Basic Engineering Circuit Analysis, 11ª Ed., Wiley, 2015 Richard C. Dorf, James Svoboda, Introduction to Electric Circuits, 9ª Ed., Wiley, 2013 James W. Nilsson, Susan A. Riedel, Introductory Circuits for Electrical and Computer Engineering, Prentice-Hall, 2002 Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos, Lidel, 2001 John O'Malley, Análise de Circuitos, Colecção Schaum, McGraw-Hill, 1993

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16