Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04099
Acrónimo :
04099
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar conhecimentos e competências que permitam conceber, desenhar e implementar o modelo de gestão gerador de valor para cada entidade e estruturar e aplicar infraestruturas tenológicas que lhe permitam gerir de forma integrada as atividades realizadas e o seu confronto com as metas definidas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer as bases gerais de um sistema de informação para a gestão e a tecnologia fundamental para o seu suporte; 2. Participar de forma ativa na conceção e desenho do modelo de gestão das entidades e aplicação prática dos conceitos e tecnologia ministrados. Em particular, deverão ser capazes de selecionar a informação financeira e não financeira a utilizar numa dada entidade e as perspetivas da performance da gestão; 3. Participar na implementação em ERP de planos de contas de natureza multidimensional, que lhes permitam cumprir com as obrigações legais e normativas de prestação de contas e elaborar os reportes analíticos quer para a gestão; 4. Desenvolver em ERP as Entidades com quem cada entidade se relaciona e organizá-las em várias categorias de relacionamentos (acionista, banco, cliente, fornecedor, prestador de serviços, etc.), sem perder a informação global e integrada por cada uma.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 ? Missão, visão e valores 1.1. Conceito de missão, visão e valores 1.2. Estratégia e objetivos estratégicos 2. Medidas de valor: Um perspetiva multidimensional 2.1. Conceito de valor face às expetativas dos ?stakeholders? 2.2. As dimensões na análise de valor 2.3. Um modelo integrado de geração e medição do valor: pessoas, processos internos e tecnologia 2.4. O conceito de segmento e metodologia para a sua estruturação. 3. Sistema de informação para a gestão 3.1. Os requisitos do sistema contabilístico para responder às exigências externas e às necessidades de gestão 3.2. Os requisitos do sistema integrado de informação financeira e não financeira 3.3. A entidade como a base da atividade económica e social: tipologias de entidades e os requisitos do SIG para gestão dos relacionamentos. 4. Tecnologias de Informação para suportar o modelo de gestão 4.1. Caraterização das tecnologias relacionadas com ERP e CRM. 4.2. Uma visão global e integrada do sistema de informação para os gestores

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? ponto 1 a 4 do programa OA2 - ponto 2 a 4 do programa OA3 ? pontos 3 e 4 do programa OA4 - pontos 3 e 4 do programa

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, face aos objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas-base teórica de referência 2. Participativas, análise e discussão de casos de estudo, para aplicação da tecnologia às bases teóricas 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, em ambiente tecnológico 4. Auto-estudo, através de trabalho autónomo Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 10%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 50%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10. Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 ? OA1, OA2 MEA2 ? OA2, OA3 MEA3 ? OA2, OA3 MEA4 ? Transversal a todos os OA

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


McKinney, E. H., & Kroenke, D. M. (2018). Processes, systems, and information: An introduction to MIS, 3rd Edition. Prentice Hall. Côrtes, P. L. (2017). Administração de Sistemas de Informação. Saraiva Educação SA. Pearlson, K. E., Saunders, C. S., & Galletta, D. F. (2016). Managing and using information systems: A strategic approach. John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Peters, M. D., Wieder, B., Sutton, S. G., & Wakefield, J. (2016). Business intelligence systems use in performance measurement capabilities: Implications for enhanced competitive advantage. International Journal of Accounting Information Systems, 21, 1-17. Arnott, D., Lizama, F., & Song, Y. (2017). Patterns of business intelligence systems use in organizations. Decision Support Systems, 97, 58-68. Trieu, V. H. (2017). Getting value from Business Intelligence systems: A review and research agenda. Decision Support Systems, 93, 111-124. Appelbaum, D., Kogan, A., Vasarhelyi, M., & Yan, Z. (2017). Impact of business analytics and enterprise systems on managerial accounting. International Journal of Accounting Information Systems, 25, 29-44.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-12