Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se dotar os alunos de conhecimentos sobre sistemas de Informação, tanto na vertente como organizacional, aprofundando particularmente o processamento de informação usando bases de dados relacionais. Transmitem-se competências de: -Desenho de bases de dados a três níveis – conceptual, lógico e físico. -Programação em SQL para fins de construção do sistema e de manipulação de dados, dando-se particular ênfase ao potencial e flexibilidade da linguagem na elaboração de consultas; -Administração de base de dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA 1. Explicar o que são bases de dados e sistemas de informação, caracterizando-os tanto na vertente tecnológica como quanto à sua importância para as organizações. OA 2. Representar formalmente requisitos de informação elaborando modelos de dados conceptuais. OA 3. Explicar o que é o Modelo Relacional e a normalização de dados, salientando as suas vantagens e em que situações devem ser aplicados. OA 4. Desenhar bases de dados relacionais que respondam a requisitos especificados através de modelos de dados conceptuais. OA 5. Construir e programar uma base de dados relacional usando a linguagem SQL. OA 6. Manipular dados – i.e., inserir, consultar, alterar e apagar – usando a linguagem SQL. OA 7. Explicar em que consiste a administração de bases de dados, porque é necessária e como são realizadas as suas tarefas mais essenciais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução aos Sistemas de Informação e ao seu papel nas organizações. CP2. Introdução à Análise de Sistemas de Informação com linguagem UML: Introdução, análise de requisitos, modelos de dados, esquemas e diagramas UML. CP3. Desenho de Base de Dados. Modelo Relacional: relações, atributos, chaves primárias, chaves estrangeiras, regras de integridade, normalização e optimizações. CP4. Linguagem SQL. Tabelas, álgebra relacional, queries simples, subqueries, operadores (SELECT, Insert, delete, update), views, índices, triggers, stored procedures e transações. CP5. Administração e Segurança em Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O OA1 relaciona-se diretamente com o CP1, ao proporcionar uma compreensão básica e introdutória dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações. O OA2 corresponde ao CP2, permitindo o desenvolvimento de modelos conceptuais com a linguagem UML, ligando-os ao design de bases de dados (BD-R). O OA3 e o OA4 estão associados aos CP3 e CP4, garantindo a aprendizagem do Modelo Relacional e da normalização, essenciais para o desempenho e otimização das BD-R. O OA5 e OA6 estão alinhados com o CP5, ao concentrar os esforços ao uso da linguagem SQL, ao abordar a administração de Sistemas de Gestão de Bases de Dados. Finalmente, o OA7 aplica-se a todos os CP, ao promover o trabalho em equipa, autoaprendizagem e competências comunicacionais.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - 3 frequências a realizar ao longo do semestre (individual) (70%) - 1 projeto de modelação e de implementação (em grupos de até 3 pessoas) (30%) Ambas as frequências têm a nota mínima de 8 valores e a realização do projeto é obrigatória para efeitos de aprovação. A nota mínima do projeto é de 13 valores. Avaliação por exame: - 1 Prova escrita com ponderação de 100% A nota mínima de aprovação à unidade curricular é de 10 valores. A presença a 2/3 das aulas previstas é obrigatória para efeitos de aprovação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Total de 150 horas: - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria,demonstrações, apresentações audiovisuais (12 h) - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo,apresentações convidadas (3 h) - Aulas ativas: realização de exercícios, dos entregáveis do projeto de grupo e apresentação do projeto (21h) - Aula de apoio tutorial(1h) - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo (113h)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6+OA7 Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA1 + OA2 + OA4 + OA6+OA7. Aulas ativas com a realização de exercícios práticos e dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6+OA7 Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6+OA7
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Elmasri Ramez, Navathe Shamkant, "Fundamentals Of Database Systems", 7th Edition, Pearson, 2016 Damas, L., SQL - Structured Query Language, FCA Editora de Informática, 3ª Edição,2017
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ramos, P, Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Editora Sílabo, 2ª Edição, 2007 Nunes, O´Neill, Fundamentos de UML, FCA Editora de Informática, 3ª Edição, 2004 C. J. Date, "SQL and Relational Theory: How to Write Accurate SQL Code", 3rd Edition, O'Reilly Media, 2011 Churcher, Clare, “Beginning Database Design: From Novice to Professional”, 2ª edição, Apress. 2012. Ramakrishnan, R., Gehrke, J. “Database Management Systems”, 3ª edição, McGrawHill, 2003.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-26