Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se com esta UC dotar os alunos com os princípios básicos dos sistemas de Informação e do seu papel nas organizações, e com conhecimentos sólidos nos sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais. O foco situa-se nos desenhos conceptual e lógico relacional, nas interrogações à base de dados suportadas pela linguagem SQL e na administração de Sistemas de Gestão de Base de Dados (SGBD).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 Conheçer os princípios básicos dos Sistemas de Informação e do seu papel nas organizações OA2 Conheçer os conceitos fundamentais da Análise de Sistemas de Informação e saber desenvolver modelos semânticos (conceptuais) relativos a sistemas descritos em texto, através de aplicação prática da linguagem UML e compreender a sua conversão em modelos de Bases de Dados Relacionais (BD-Rs) OA3 Saber desenhar o Modelo Relacional de uma BD-R OA4 Conheçer as formas normais e compreender a normalização duma BD-R existente com base em argumentos de desempenho OA5 Saber criar e alterar a estrutura física duma BD-R por recurso à sintaxe da linguagem SQL OA6 Saber utilizar as ferramentas de administração de um Sistemas de Gestão de Base de Dados OA7 Desenvolver a autoaprendizagem, revisão por pares, trabalho em equipa, expressão oral e escrita
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Introdução aos Sistemas de Informação e ao seu papel nas organizações CP2 Introdução à Análise de Sistemas de Informação com linguagem UML: Introdução, análise de requisitos, modelos de dados, esquemas e diagramas UML CP3 Desenho de Base de Dados. Modelo Relacional: relações, atributos, chaves primárias, chaves estrangeiras, regras de integridade, optimizações e índices CP4 Normalização. Redundância e inconsistência de dados. Formas normais CP5 Linguagem SQL ? Variáveis de tabelas, operadores de conjuntos, querys simples, subqueries, operadores (SELECT, Insert, delete, update), views, índices, triggers, stored procedures e transações CP6 Introdução à administração de Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é o seguinte: OA1 - {CP1} OA2 - {CP2} OA3 - {CP3, CP4} OA4 - {CP3, CP4 } OA5 - {CP5} OA6 - {CP6} OA7 - {CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6}
Avaliação / Assessment
Avaliação Períodica: - 1 frequência a realizar a meio do semestre (30%) - 1 frequência a realizar em 1ª Época (30%) - 1 projecto de modelação e implementação (40%) Ambas as frequências têm a nota mínima de 8 valores e a realização do projeto é obrigatória para efeitos de aprovação. Avaliação por exame: -1 Prova escrita com ponderação de 100% A nota mínima de aprovação à unidade curricular é de 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Total de 150 horas: - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria,demonstrações, apresentações audiovisuais (12 h) - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo,apresentações convidadas (3 h) - Aulas ativas: realização de exercícios, dos entregáveis do projeto de grupo e apresentação do projeto (21h) - Aula de apoio tutorial(1h) - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo (113h)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA1 + OA2 + OA4 + OA6. Aulas ativas com a realização de exercícios práticos e dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7 Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ramos, P, Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Editora Sílabo, 2ª Edição, 2007 Elmasri Ramez, Navathe Shamkant, "Fundamentals Of Database Systems", 7th Edition, Pearson, 2016 Damas, L., SQL - Structured Query Language, FCA Editora de Informática, 3ª Edição,2017
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Nunes, O´Neill, Fundamentos de UML, FCA Editora de Informática, 3ª Edição, 2004 C. J. Date, "SQL and Relational Theory: How to Write Accurate SQL Code", 3rd Edition, O'Reilly Media, 2011
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16