Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem como objetivo oferecer um conjunto de conhecimentos chave aos alunos sobre os mais diversos tipos de bases de dados (nomeadamente bases de dados relacionais e não-relacionais), assim como o seu desenho e concepção. Pretende-se igualmente que os alunos possam compreender os principais ameaças e vulnerabilidades em bases de dados, assim como os principais mecanismos de segurança que permitem mitigar essas mesmas ameaças.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão desta UC os alunos estarão aptos a: OA1: Compreender o que é um sistema de informação e o seu papel organizacional OA2: Saber identificar requisitos e desenhar um sistema de informação recorrendo a modelos conceptuais (como UML) OA3: Desenhar bases de dados relacionais usando modelo relacionais e UML OA4: Construir e manipular bases de dados relacionais usando SQL OA5: Conhecer e usar as ferramentas de administração e segurança de um sistema de base de dados OA6: Conhecer e conceber bases de dados não-relacionais (baseadas em documentos e objetos) OA7: Conhecer e identificar as principais ameaças e vulnerabilidades de segurança em bases de dados OA8: Conhecer formas de mitigação das ameaças de segurança nas bases de dados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução aos Sistemas de Informação e ao seu papel nas organizações. CP2. Análise de requisitos e modelação de dados com a linguagem UML CP3. O Modelo Relacional: relações, atributos, chaves primárias, chaves estrangeiras e regras de integridade CP4. Linguagem SQL: definição e manipulação de dados, linguagem procedimental, portabilidade de dados CP5. Optimização de bases de dados CP6. Transações e acesso concorrente CP7. Introdução à administração de Bases de Dados. Componentes de um SGBD e as funções do DBA. CP8. Introdução às bases de dados Não-Relacionais (NoSQL) CP9. Ameaças e vulnerabilidades de segurança em bases de dados relacionais e não-relacionais CP10. Privacidade de dados: users, roles, rights e encriptação de dados CP11. Auditoria de bases de dados CP12. Backup e recuperação CP13. Injecção de SQL
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP2 OA3: CP3 OA4: CP4+ CP5+ CP6 OA5: CP7 OA6: CP8 OA7: CP9 OA8: CP10+ CP11+ CP12+ CP13
Avaliação / Assessment
Avaliação Periódica: - Componentes: * 40% - Projeto; * 60% - Teste escrito individual (sem consulta). - Nota mínima em cada uma das componentes: 40%. Avaliação por exame final: * 100% - Prova escrita - Aprovação - nota >= 10
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 Aulas expositivas teórico-práticas:teoria,demos,audiovisuais MEA2 Aulas participativas:análise e discussão de casos de estudo MEA3 Aulas ativas:realização de exercícios/entregáveis do projeto de grupo em lab/apresentações, usando ferramentas do estado-da-arte MEA4 Aula de apoio tutorial MEA5 Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo,revisões,realização dos entregáveis do trabalho de grupo em lab.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (AO): OA1: MEA1 OA2: MEA1+MEA2+MEA5 OA3: MEA1 OA4: MEA1+ MEA2+ MEA3+MEA5 OA5: MEA1+ MEA2+MEA5 OA6: MEA1+ MEA2+ MEA3 OA7: MEA1+ MEA2+MEA4+MEA5 OA8: MEA1+ MEA2+MEA3+MEA4+MEA5 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16