Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04107
Acrónimo :
04107
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo oferecer um conjunto de conhecimentos chave aos alunos sobre os mais diversos tipos de bases de dados (nomeadamente bases de dados relacionais e não-relacionais), assim como o seu desenho e concepção. Pretende-se igualmente que os alunos possam compreender os principais ameaças e vulnerabilidades em bases de dados, assim como os principais mecanismos de segurança que permitem mitigar essas mesmas ameaças.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão desta UC os alunos estarão aptos a: OA1: Compreender o que é um sistema de informação e o seu papel organizacional OA2: Saber identificar requisitos e desenhar um sistema de informação recorrendo a modelos conceptuais (como UML) OA3: Desenhar bases de dados relacionais usando modelo relacionais e UML OA4: Construir e manipular bases de dados relacionais usando SQL OA5: Conhecer e usar as ferramentas de administração e segurança de um sistema de base de dados OA6: Conhecer e conceber bases de dados não-relacionais (baseadas em documentos e objetos) OA7: Conhecer e identificar as principais ameaças e vulnerabilidades de segurança em bases de dados OA8: Conhecer formas de mitigação das ameaças de segurança nas bases de dados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução aos Sistemas de Informação e ao seu papel nas organizações. CP2. Análise de requisitos e modelação de dados com a linguagem UML CP3. O Modelo Relacional: relações, atributos, chaves primárias, chaves estrangeiras e regras de integridade CP4. Linguagem SQL: definição e manipulação de dados, linguagem procedimental, portabilidade de dados CP5. Optimização de bases de dados CP6. Transações e acesso concorrente CP7. Introdução à administração de Bases de Dados. Componentes de um SGBD e as funções do DBA. CP8. Introdução às bases de dados Não-Relacionais (NoSQL) CP9. Ameaças e vulnerabilidades de segurança em bases de dados relacionais e não-relacionais CP10. Privacidade de dados: users, roles, rights e encriptação de dados CP11. Auditoria de bases de dados CP12. Backup e recuperação CP13. Injecção de SQL

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP2 OA3: CP3 OA4: CP4+ CP5+ CP6 OA5: CP7 OA6: CP8 OA7: CP9 OA8: CP10+ CP11+ CP12+ CP13

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: - Componentes: * 40% - Projeto; * 60% - Teste escrito individual (sem consulta). - Nota mínima em cada uma das componentes: 40%. Avaliação por exame final: * 100% - Prova escrita - Aprovação - nota >= 10

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 Aulas expositivas teórico-práticas:teoria,demos,audiovisuais MEA2 Aulas participativas:análise e discussão de casos de estudo MEA3 Aulas ativas:realização de exercícios/entregáveis do projeto de grupo em lab/apresentações, usando ferramentas do estado-da-arte MEA4 Aula de apoio tutorial MEA5 Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo,revisões,realização dos entregáveis do trabalho de grupo em lab.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (AO): OA1: MEA1 OA2: MEA1+MEA2+MEA5 OA3: MEA1 OA4: MEA1+ MEA2+ MEA3+MEA5 OA5: MEA1+ MEA2+MEA5 OA6: MEA1+ MEA2+ MEA3 OA7: MEA1+ MEA2+MEA4+MEA5 OA8: MEA1+ MEA2+MEA3+MEA4+MEA5 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Natan R. (2005). Implementing Database Security and Auditing. Digital Press. ISBN: 978-1555583347. Basta A., Zgola M. (2011). Database Security. Cengage Learning. ISBN: 978-1435453906. Sullivan D. (2015). NoSQL for mere mortals. Addison-Wesley Professional. ISBN: 978-0134023212. Date C. J. (2015). SQL and Relational Theory: How to Write Accurate SQL Code. O'Reilly Media. ISBN: 978-1491941171. Blaha M. (2014). UML Database Modeling Workbook. Technics Publications, LLC. ISBN: 978-1935504511. Ramez E., Shamkant N. (2017). Fundamentals Of Database Systems. Pearson. ISBN: ? 978-0133970777.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bradshaw S., Brazil E., Chodorow K. (2013). Mongodb: the definitive guide: powerful and scalable data storage. O'Reilly Media. ISBN: 978-1491954461. Litchfield D., Anley C., Heasman J., Grindlay B. (2005). The Database Hacker's Handbook: Defending Database Servers. Wiley. ISBN: 978-0764578014. Afyouni H. (2005). Database Security and Auditing: Protecting Data Integrity and Accessibility. Cengage Learning. ISBN: 978-0619215590. Damas L. (2017). SQL - Structured Query Language. FCA. ISBN: 978-972-722-829-4. Ramos P. (2007). Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos. Editora Sílabo. ISBN: 9789726184744. Haym D. (2011). UML and Data Modeling: A Reconciliation. Technics Publications, LLC. ISBN: 978-1935504191. Material complementar a fornecer pela equipa docente durante o decurso das aulas.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16