Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04116
Acrónimo :
04116
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular agrega e consolida os conhecimentos transmitidos ao longo das restantes unidades curriculares do curso sobre os impactos da construção no ambiente. Para isso, parte do conhecimento já existente nos alunos sobre os desafios de sustentabilidade ambiental para estruturar e debater o papel do ambiente construído. Pretende-se que os alunos compreendam a construção enquanto sistema complexo integrado nos ecossistemas naturais e que responde aos desafios dos sistemas humanos e sociais sem comprometer as gerações futuras. Para tal, estudam-se os impactos da construção e as estratégias atuais para a mitigação destes impactos, as ferramentas de avaliação e de suporte ao projeto e construção.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar e descrever a relação entre a construção, as fronteiras planetárias e os desafios da sociedade contemporânea. OA2. Os desafios da sustentabilidade na construção: energia operacional, materiais e carbono incorporado. OA3. Calcular e avaliar o impacto da construção de acordo com a metodologia LEVELS.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Sistemas complexos sustentáveis: Atividade humana e impactes ambientais/sociais; ODS. CP2. Energia: Energia em edifícios; Eficiência energética; Energia renovável; NZEB. CP3. Recursos, resíduos e emissões: Ciclo de vida da construção; Princípios de circularidade em arquitectura; Ciclo de vida de materiais e soluções construtivas. CP4. A metodologia LEVELS.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A relação entre objetivos de aprendizagem (OA) e conteúdos programáticos (CP) pode ser representada da forma seguinte: OA1 - CP1, CP2, CP3. OA2 - CP2, CP3, CP4. OA3 - CP4.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica obrigatória: - Teste individual (nota mínima 8,0/20; 40%); - Trabalho de prática projetual colaborativa (em grupo) para a avaliação de impacto de um projeto, de acordo com os princípios da metodologia LEVELS (60%). A assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas. Exame final para estudantes que não obtenham aprovação na avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas presenciais teórico-práticas; adotam a estratégia flipped classroom com discussões temáticas previamente enquadradas através de leituras específicas e visionamento de material audiovisual. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (12h) MEA2 - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações de convidados (12h) MEA3 - Aulas activas: realização de exercícios (12h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio documental (54h), elaboração do trabalho de grupo (60h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O principal desafio da unidade curricular, consiste na integração consciente de princípios teóricos de origens diversas, por vezes contraditórios, em soluções práticas. A metodologia de ensino é baseada na alternância dinâmica entre conceitos teóricos, explicação dos parâmetros de formalização dos conceitos, exemplificação prática e realização de exercícios de aplicação. Este método conduz à aquisição dos conhecimentos que baseiam as aptidões obtidas, por sua vez, com a realização de exercícios. As discussões temáticas em aula têm como objetivo promover o aprofundamento do estudo individual e a consequente reflexão para melhor apropriação dos conceitos e dos exemplos práticos. Estas discussões contribuem, deste modo, para melhorar a eficácia da aprendizagem, fomentando a dúvida e a procura partilhada de respostas. Os trabalhos de avaliação induzem a procura e, deste modo, a aquisição das competências para a síntese dos requisitos exigenciais no projeto e construção e gestão de edifícios. Em particular, o projeto promove a investigação detalhando progressivamente as soluções em função das fases do ciclo de vida.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


EC, Level(s). Level(s) - European framework for sustainable buildings, https://ec.europa.eu/environment/levels_en. Future Built (2019). Future Built - 10 years. https://www.futurebuilt.no/. Raworth, K., (2012). A Safe and Just Space for Humanity - Can we live within the doughnut?, Oxford: Oxfam Discussion Papers. Neila Gonzalez, F. (2004). Arquitectura bioclimatica en un entorno sostenible. Madrid: Editorial Munillaleria, ISBN 9788489150645. Kwok, A., & Grondzik, W. (2011). The Green Studio Handbook. Oxford: Elsevier Press, ISBN 978-0080890524. Du Plessis, C., & Brandon, P. (2015). An ecological worldview as basis for a regenerative sustainability paradigm for the built environment Journal of Cleaner Production, 109, 53-61, 2015. RIBA (2019). Sustainable Outcomes Guide, RIBA. Cheshire, D. (2016), Building Revolutions - Applying the Circular Economy to the Built Environment, 1st Edition, Routledge, IBN 9781859466452.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Heisel, F. et al. (2022), Building Better - Less - Different: Circular Construction and Circular Economy, Birkhäuser; 1st edition, ISBN ‎ 978-3035621099 Amado, M., Pinto, A. R., Alcafache, A. M., & Ramalhete, I. (2016) Construção Sustentável - Conceito e Prática. Lisboa: Caleidoscópio. Pinheiro, M. D. (2006) Ambiente e Construção Sustentável. Amadora: Instituto do Ambiente Kibert, C.J, (2016), Sustainable Construction: Green Building Design and Delivery, Wiley; 4th edition, ISBN ‎ 978-1119055174. Zhang, X., Skitmore, M., Jong, M. D., Huisingh, D., & Gray, M. (2015). Journal of Cleaner Production, 109, 1-10. Torgal, K., & Petrescu, D. (2015). Architecture and Resilience on the Human Scale, 11-21. Sheffield: The School of Architecture University of Sheffield. de Sousa, H. (2019), ""Digitalização dos Produtos de Construção - Sustentabilidade, Eficiência e Circularidade do Setor"", Materiais de construção.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16