Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de algebra linear e teoria das probabilidades. Os estudantes devem ter conhecimentos de técnicas de prova elementares e alguns conhecimentos de programação.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta UC é a de oferecer um conjunto de conhecimentos sobre as áreas chave da criptografia moderna e a prática de técnicas criptográficas que são usadas na segurança de computadores e de redes. De igual forma iremos igualmente abordar alguns tópicos mais recentes da criptografia. É igualmente objetivo desta UC dar a conhecer aos alunos algumas das principais ferramentas e bibliotecas criptográficas que lhes permitirá testar experimentar parte dos seus conhecimentos criptográficos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o aluno deverá estar apto a: OA1: Entender os principais princípios básicos da criptografia moderna OA2: Perceber como funcionam os principais mecanismos criptográficos de cifra OA3: Entender como funcionam alguns dos principais protocolos criptográficos OA4: Perceber o futuro do desenvolvimento da criptografia OA5: Realizar a utilização dos mecanismos criptográficos para proteção de computadores, redes e dados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução a criptosistemas e criptanálise CP2. Cifras contínuas CP3. Cifras de bloco CP4. Funções de resumo e integridade de mensagens CP5. Criptografia de chave-pública CP6. Assinaturas Digitais CP7. Protocolos de identificação, troca de chaves autenticada e protocolos de conhecimento nulo CP8. Criptografia baseada em Lattice e criptografia completamente homomórfica CP9. Ferramentas e bibliotecas criptográficas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 OA3: CP7 OA4: CP8 OA5: CP9
Avaliação / Assessment
Avaliação Periódica: - Componentes: * 50% - Projeto; * 50% - Teste escrito individual (sem consulta). - Nota mínima em cada uma das componentes: 40%. Avaliação por exame final: * 100% - Prova escrita - Aprovação - nota >= 10
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 Aulas expositivas teórico-práticas:teoria,demos,audiovisuais MEA2 Aulas participativas:análise e discussão de casos de estudo MEA3 Aulas ativas:realização de exercícios/entregáveis do projeto de grupo em lab/apresentações, usando ferramentas do estado-da-arte MEA4 Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo,revisões,realização dos entregáveis do trabalho de grupo em lab.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): OA1: MEA1 OA2: MEA1+MEA2+MEA3 OA3: MEA1+MEA2+MEA3+MEA4 OA4: MEA1+MEA2+MEA3+MEA4 OA5: MEA1+MEA2+MEA3+MEA4 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16