Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de algebra linear e teoria das probabilidades. Os estudantes devem ter conhecimentos de técnicas de prova elementares e alguns conhecimentos de programação.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta UC é a de oferecer um conjunto de conhecimentos sobre as áreas chave da criptografia moderna e a prática de técnicas criptográficas que são usadas na segurança de computadores e de redes. De igual forma iremos igualmente abordar alguns tópicos mais recentes da criptografia. É igualmente objetivo desta UC dar a conhecer aos alunos algumas das principais ferramentas e bibliotecas criptográficas que lhes permitirá testar experimentar parte dos seus conhecimentos criptográficos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC o aluno deverá estar apto a: OA1: Entender os principais princípios básicos da criptografia moderna OA2: Perceber como funcionam os principais mecanismos criptográficos de cifra OA3: Entender como funcionam alguns dos principais protocolos criptográficos OA4: Perceber o futuro do desenvolvimento da criptografia OA5: Realizar a utilização dos mecanismos criptográficos para proteção de computadores, redes e dados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução a criptosistemas e criptanálise CP2. Cifras contínuas CP3. Cifras de bloco CP4. Funções de resumo e integridade de mensagens CP5. Criptografia de chave-pública CP6. Assinaturas Digitais CP7. Protocolos de identificação, troca de chaves autenticada e protocolos de conhecimento nulo CP8. Criptografia baseada em Lattice e criptografia completamente homomórfica CP9. Ferramentas e bibliotecas criptográficas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 OA3: CP7 OA4: CP8 OA5: CP9
Avaliação / Assessment
Avaliação Periódica: - Componentes: * 50% - Projeto; * 50% - Teste escrito individual (sem consulta). - Nota mínima em cada uma das componentes: 40%. Avaliação por exame final: * 100% - Prova escrita - Aprovação - nota >= 10
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 Aulas expositivas teórico-práticas:teoria,demos,audiovisuais MEA2 Aulas participativas:análise e discussão de casos de estudo MEA3 Aulas ativas:realização de exercícios/entregáveis do projeto de grupo em lab/apresentações, usando ferramentas do estado-da-arte MEA4 Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo,revisões,realização dos entregáveis do trabalho de grupo em lab.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): OA1: MEA1 OA2: MEA1+MEA2+MEA3 OA3: MEA1+MEA2+MEA3+MEA4 OA4: MEA1+MEA2+MEA3+MEA4 OA5: MEA1+MEA2+MEA3+MEA4 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Stinson D. R., Paterson M. (2018). Cryptography: Theory and Practice. Chapman and Hall/CRC. ISBN: 978-1138197015. Aumasson J. (2017). Serious Cryptography: A Practical Introduction to Modern Encryption. No Starch Press. ISBN: 978-1593278267. Tilborg H., Jajodia S. (2011). Encyclopedia of Cryptography and Security. Springer. ISBN: 978-1441959058. Paar C., Pelzl J., Preneel B. (2014). Understanding Cryptography: A Textbook for Students and Practitioners. Springer. ISBN: 978-3642446498. Bray S. (2020). Implementing Cryptography Using Python. Wiley. ISBN: 978-1119612209. Nielson S. J., Monson C. (2019). Practical Cryptography in Python: Learning Correct Cryptography by Example. ISBN: 978-1484248997
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Material complementar a fornecer pela equipa docente durante as aulas. Ristic I. (2013). OpenSSL Cookbook: A Guide to the Most Frequently Used OpenSSL Features and Commands. Feisty Duck. ISBN: 9781907117053. Schneier B. (2017). Applied Cryptography: Protocols, Algorithms and Source Code in C. Wiley. ISBN: 978-1119096726. Bowne S. (2018). Hands-On Cryptography with Python: Leverage the power of Python to encrypt and decrypt data. Packt Publishing. ISBN: 978-1789534443. Zúquete A. (2018). Segurança em Redes Informáticas. FCA. ISBN: 978-972-722-857-7.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16