Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04119
Acrónimo :
04119
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de algebra linear e teoria das probabilidades. Os estudantes devem ter conhecimentos de técnicas de prova elementares e alguns conhecimentos de programação.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é a de oferecer um conjunto de conhecimentos sobre as áreas chave da criptografia moderna e a prática de técnicas criptográficas que são usadas na segurança de computadores e de redes. De igual forma iremos igualmente abordar alguns tópicos mais recentes da criptografia. É igualmente objetivo desta UC dar a conhecer aos alunos algumas das principais ferramentas e bibliotecas criptográficas que lhes permitirá testar experimentar parte dos seus conhecimentos criptográficos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC o aluno deverá estar apto a: OA1: Entender os principais princípios básicos da criptografia moderna OA2: Perceber como funcionam os principais mecanismos criptográficos de cifra OA3: Entender como funcionam alguns dos principais protocolos criptográficos OA4: Perceber o futuro do desenvolvimento da criptografia OA5: Realizar a utilização dos mecanismos criptográficos para proteção de computadores, redes e dados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução a criptosistemas e criptanálise CP2. Cifras contínuas CP3. Cifras de bloco CP4. Funções de resumo e integridade de mensagens CP5. Criptografia de chave-pública CP6. Assinaturas Digitais CP7. Protocolos de identificação, troca de chaves autenticada e protocolos de conhecimento nulo CP8. Criptografia baseada em Lattice e criptografia completamente homomórfica CP9. Ferramentas e bibliotecas criptográficas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP2, CP3, CP4, CP5, CP6 OA3: CP7 OA4: CP8 OA5: CP9

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: - Componentes: * 50% - Projeto; * 50% - Teste escrito individual (sem consulta). - Nota mínima em cada uma das componentes: 40%. Avaliação por exame final: * 100% - Prova escrita - Aprovação - nota >= 10

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 Aulas expositivas teórico-práticas:teoria,demos,audiovisuais MEA2 Aulas participativas:análise e discussão de casos de estudo MEA3 Aulas ativas:realização de exercícios/entregáveis do projeto de grupo em lab/apresentações, usando ferramentas do estado-da-arte MEA4 Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo,revisões,realização dos entregáveis do trabalho de grupo em lab.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): OA1: MEA1 OA2: MEA1+MEA2+MEA3 OA3: MEA1+MEA2+MEA3+MEA4 OA4: MEA1+MEA2+MEA3+MEA4 OA5: MEA1+MEA2+MEA3+MEA4 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16