Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
340 - Ciências empresariais
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta UC consiste em aprofundar uma visão ampla sobre sistemas de informação de forma geral e de forma mais concretizada ao sector da saúde. Nomeadamente entender que os sistemas de informação existem entre outras coisas para estruturar processos e permitir aquisição de dados sobre os mesmos. O contexto da saúde, e em particular dos Electronic Health Record dá a esta questão dimensões e apresenta questões particularmente complexas cujo entendimento é fundamental.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
São objetivos de aprendizagem (OA) desta Unidade Curricular: OA1. Permitir ao aluno ter a perceção da relevância e desafios existentes no dominio dos sistemas de informação no sector da saúde; OA2. Identificar as principais tecnologias em termos de sistemas de informação que impactam o processo de tomada de decisão e a gestão da área da saúde; OA3. Permitir que o aluno consiga compreender os conceitos da qualidade, levantamento e gestão de dados e estruturas de informação, dentro do âmbito organizacional (clinico e administrativo), com uma visão estruturada e analítica; OA4. Metodologias e ferramentas de modelação de processos de negócio e registo da prática clínica; OA5. Compreender porque as organizações necessitam conhecer e modelar os seus processos de atividade; OA6. Reconhecer os componentes de um ecossistema de informação em saúde, no contexto dos principais processos de gestão e workflow clínico;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1. Modelação de processos de negócio em sistemas de informação (SI); CP2. Arquitetura da Informação, noções de bases de dados (relacionais e outras) e de utilização de ferramentas de extração dados (ETL); CP3. Arquitectura empresarial como ferramenta de ligação entre processos em saúde e sistemas e dados relacionados; CP4. Sistemas de informação mais comuns no SNS e não-SNS; CP5. Segurança e segração de informação no contexto da Saúde, CP6. Equipas de sistemas de informação nas organizações de saúde; CP7. Apoio dos SI na função de administração e na função clinica; CP8. Modelos de maturidade e adopção digital em saúde (ex. HIMSS); CP9. Fatores críticos de sucesso e matriz de implementação de um projecto, matriz de CRUD e RACI.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão estruturados com uma base teórica e científica, que permite alicerçar e garantir conhecimento base dos sistemas de informação atualmente existentes no seio da gestão hospitalar e da área da saúde desde a composição da base aplicacional e entidades informacionais que suportam os seus sistemas até a necessidade da transição digital dos seus processos. Isto irá permitir aos alunos compreender e dar resposta por forma a apresentarem soluções, quer sejam alterações na sua estrutura ou na integração de mais tecnologia nas tarefas diárias ou na relação com o meio hospitalar por forma a dar resposta aos constantes desafios. Desta forma, há um pleno alinhamento dos conteúdos com os objetivos da unidade curricular.
Avaliação / Assessment
Resolução de entre 2-4 exercícios/analise de caso/desafios individuais (R) 2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2) - Grupos entre 4-6 alunos. 1 apresentação oral/exposição escrita individual (A) Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2 Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem desta UC é ativa. O aluno é o principal responsável. Incentiva-se a capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através de análise de literatura e casos práticos, uso e discussão crítica de conteúdos digitais, miscigenando assim os conteúdos teóricos ministrados em participação pessoal, projetos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas são apresentadas as bases estruturais, conceptuais e alinhado o trabalho com os objetivos de aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Do ponto de vista de metodologia de ensino, ao se realizar a apresentação real de casos, quer através de análise de artigos com casos de estudo, quer de vídeos e conteúdos online, sustentados na aplicação prática da análise dos sistemas de informação no seio das organizações ligadas á área da saúde e no desenvolvimento da modelação de processos de negócio e dos seus benefícios para uma organização, permite que o aluno apreenda integralmente os vários objetivos da disciplina. Nas aulas teóricas garante-se um alinhamento estratégico de compreensão desde as necessidades das organizações, do setor da Saúde, quais os processos que as suportam, e quais os sistemas mais adequados por forma a integrarem processos ou melhorarem os existentes. As aulas práticas permitem aos alunos usar os conhecimentos adquiridos no apoio, suporte e gestão dos sistemas de informação ligados á área da saúde.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Digital Health: A Framework for Healthcare Transformation White Paper, HIMSS; Peppard, J., & Ward, J. (2016), The Strategic Management of Information Systems: Building a Space and Make Competition Irrelevant (1st ed), HBS Press; Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2005), Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Innovation (1st ed), S.Francisco, CA: Jossey-Bass; High, P. A. (2014), Implementing World Class IT Strategy: How IT Can Drive Organizational A. White, Stephen; Miers , Derek (2008) - BPMN Modeling and Reference Guide - Future Strategies Inc; Rick Sherman (2014) - Business Intelligence Guidebook: From Data Integration to Analytics; Joey Blue (2014) - What is SQL? Database Learning Basics for Business Professionals, Managers, Accountants, Students, Business Analysts, Bloggers and More?; Rick Sherman (2014) - Business Intelligence Guidebook: From Data Integration to Analytics; Simha R. Magal e Jeffrey Word (2009) - Essentials of Business Processes and Information Systems;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
ed), NY: HarperBusiness; Collins, J. (2001), Good to Great: Why Some Companies Make the Leap and Others Don¿t (1st Bourgeois, D. T. (2014), Information Systems for Business and Beyond, S.l.: Lulu.com (2nd ed), FT Management; Robson, W. (1996), Strategic Management and Information Systems: An Integrated Approach,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16