Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04122
Acrónimo :
04122
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Os objectivos gerais da cadeira são a combinação de ferramentas tradicionais e digitais de representação visual, de forma a que os estudantes obtenham conhecimentos em comunicação visual e desenho tradicional, e explorar a geração de ideias e conceitos, aliadas à integração tecnológica. Faz-se a integração de desenho tradicional e de campo, modelação 3D e impressão 3D, para oferecer uma experiência educativa diversificada. Pretende-se que esta abordagem prepare o estudante para os desafios das outras cadeiras do curso e do mundo real, promovendo a inovação e contribuindo para as indústrias da arquitectura e construção.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Criar e melhorar capacidades de comunicação e compreensão visual; OA2 - Aumento da percepção espacial e geração de ideias; OA3 - Integração de novas tecnologias; OA4 - Fomentar a colaboração e aprendizagem interdisciplinar e transdisciplinar; OA5 - Interação entre o Desenho e a Fabricação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Fundamentos do desenho e técnicas para representar objectos; CP2 - Fundamentos de perspectiva e desenho de maior escala; CP3 - Desenho de campo e representação de espaço; CP4 - Introdução à modelação 3D com Rhinoceros; CP5 - Modelação de geometrias com Rhinoceros; CP6 - Fundamentos de Impressão 3D e trabalhar com impressoras; CP7 - Desenvolvimento de conceito e objecto/projecto final

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos (CP), da seguinte forma: OA1 - CP1, CP2; OA2 - CP3; OA3 - CP4, CP5, CP6, CP7; OA4 - CP7; OA5 - CP6, CP7

Avaliação / Assessment


A avaliação será periódica. Na fase inicial do semestre, que compreende o desenho manual serão avaliados os desenhos feitos em aula e os desenhos de campo iniciados em aula e melhorados ou finalizados fora do tempo de aula, com um peso de 1/4 da nota. Existirá um teste com exercício de modelação 3D em Rhinoceros, com valor de 1/4 da nota. Haverá um terceiro momento de avaliação , em que os alunos deverão apresentar o projecto, assim como o modelo final criado em Rhinoceros c/ a impressão 3D do mesmo, com o valor de 1/2 da nota. O estudante não poderá ter nota inferior a 8 valores em nenhum elemento de avaliação. Há exame final para todos os alunos que o desejem.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino e aprendizagem foca-se no desenvolvimento da compreensão gráfica e da representação de espaço através de exercícios de desenho individuais, com foco em diferentes escalas e perspectivas. Isto será atingido ao incorporar técnicas de desenho tradicional, de perspectiva e desenho de campo, de forma a desenvolver uma compreensão relativa à perspectiva, às relações espaciais, escalas e proporções. Através do desenho de campo, pretende-se que os estudantes aprendam a interpretar e a representar objectos, espaços físicos, e elementos arquitectónicos com algum nível de definição. Estes exercícios desenvolvem o desenho tradicional à mão livre, o raciocínio espacial e geométrico, e a representação do mundo real para um suporte físico. Estas ferramentas serão essenciais para a representação de objectos numa perspectiva tridimensional, que será desenvolvida a partir de exercícios em software de modelação 3D, que permitirão ao estudante uma maior exploração da concepção mental, e da passagem do desenho tradicional 2D para uma representação a três dimensões. Por fim, os estudantes terão ainda a possibilidade de fabricar esses mesmos conceitos desenvolvidos anteriormente, através da familiarização e utilização de uma impressora 3D. Ao integrar modelação 3D e impressão 3D com técnicas de desenho tradicional e desenho de campo, os estudantes poderão criar protótipos detalhados que, mais tarde, serão ferramentas úteis em termos de planeamento, conceptualização e execução da construção. Ao longo de todo o seu percursos os exercícios realizados serão avaliados e comentados pelo docente, num processo de constante feedback, permitindo ao estudante melhorar o trabalho desenvolvido.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino focam-se num conjunto de exercícios de desenho que partem da aptidão e experiência próprias do aluno, e que são expandidas através da exposição a conteúdos, através de conceitos discutidos em aula, e de uma forte componente prática de exercícios individuais e da sua natural evolução. Pretende-se que os estudantes melhorem os conhecimentos adquiridos em aula através dos exercícios práticos e os consigam aplicar devidamente. Estes exercícios vão naturalmente crescendo em dificuldade, à medida que o estudante desenvolve as suas capacidades. O desenho tradicional e de campo é uma das fundações do processo de projeto, desenvolvendo criatividade e expressão artística. Estes processos são essenciais aos profissionais da construção para visualizar ideias e conceitos nas fases inicias de projecto. Através do desenho, profissionais da área conseguem rapidamente representar elementos dos seus conceitos, o que leva a soluções práticas e bem conceptualizadas. O conceito de modelação 3D nasce do que foi inicialmente estabelecido pelo desenho tradicional, ao transformar representações em 2 dimensões para modelos em 3 dimensões. O ambiente digital permite utilizar medidas precisas, e simular e analisar objectos, o que permite aos estudantes refinar os seus designs e considerar factores estruturais. A modelação 3D também facilita a colaboração entre arquitectos, engenheiros, profissionais da construção e clientes, e o que leva a resultados mais concretos. A impressão 3D permite trazer designs do mundo virtual para o mundo real. Tal potencialidade permite aos estudantes criar modelos tangíveis e protótipos, o que permite uma compreensão maior de relações espaciais, materialidade, e técnicas de construção. A impressão 3D é particularmente importante nas áreas de arquitectura e construção pois permite a prototipização rápida e barata, sendo possível testar geometrias complexas e componentes de construção. O alinhamento de cada actividade planeada e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Desenhos desenvolvidos em aula de objectos e campo - OA1, OA2; Exercícios de modelação 3D em Rhinoceros - OA2, OA3; Projecto final com modelação e utilização de impressora 3D - OA4; OA5. O planeamento da UC detalhado para cada aula evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino e os objectivos de aprendizagem definidos.

Observações / Observations


O professor especificará o material necessário para as aulas. Os softwares necessários serão de acesso livre, disponíveis em versão estudante ou disponíveis nos Laboratórios de Informática.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


CHING, F.P.K., JUROSZEK, S.P. (2010). Design Drawing. Wiley. CHING, F.P.K. (2015). Architectural Graphics. Wiley. Barber, B., The Fundamentals of Drawing, 2010, London: Arcturus., Belardi, P. & Nowak, Z.,, Why Architects Still Draw, 2014, Cambridge: The MIT Press., Cunha, L. V., Desenho Técnico, 2002, Lisboa: Gulbenkian., D'Amelio, J., Perspective Drawing Handbook, 2004, New York: Dover Publications., Jha, S.,, RHINOCEROS 3D EXERCISES: 200 3D Practice Exercises For RHINOCEROS 3D and Other Feature-Based 3D Modeling Software, 2019, -, Kloski, L. & Kloski, N., Getting Started with 3D Printing: A Hands-on Guide to the Hardware, Software, and Services That Make the 3D Printing Ecosystem. 2nd ed. s.l.:Make Community., 2021, -, Norling, E. R.,, Perspective Made Easy, 1999, -,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


MELENDEZ, F., Drawing from the Model: Fundamentals of Digital Drawing, 3D Modeling, and Visual Programming in Architectural Design, 2019, Wiley, ROBBINS, E. (1994). Why Architects Draw (Architects - Interviews), Massachusetts: The MIT Press. CABEZAS, Lino; Ortega, Luís F,. (2001). Análisis Gráfico y Representación Geométrica. Barcelona: Adiciones Universitat de Barcelona. SALE, T., BETTI, C. (2004) Drawing. A Contemporary Approach, Belmont: Wadsworth Group/Thompson Learning.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16