Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04124
Acrónimo :
04124
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Aproveitamento em Fundamentos de Programação

Objetivos Gerais / Objectives


Fornecer uma visão completa dos conceitos, metodologias e práticas da gestão ágil de produtos e serviços de software que entreguem valor contínuo aos clientes. Os estudantes irão: Compreender profundamente os princípios e práticas do Agile e diferenciá-los de outras metodologias como o Waterfall. Aprofundar conhecimentos nas áreas de gestão de produto, com enfoque em estratégias de Descoberta e Entrega de Produto. Desenvolver competências de trabalho em grupo, aplicando metodologias ágeis em desafios e casos práticos. Adquirir habilidades na criação e priorização de Produtos Mínimos Viáveis, utilizando ferramentas e técnicas de planeamento. Familiarizar-se com ferramentas como Azure Boards e Google Analytics, e aprender a aplicar métricas relevantes para a avaliação de produtos. Compreender e aplicar as metodologias Scrum e Kanban, assimilando rituais e artefactos específicos destas abordagens. Conduzir análises e retrospetivas eficazes para a melhoria contínua de produtos digitais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Desenvolvimento Ágil: Compreender os princípios, incluindo o Agile Manifest, e diferenciá-lo do Waterfall OA2 Produto vs Projeto: Apreender as nuances entre Gestão de Produto e Gestão de Projeto, com foco na Descoberta e Entrega de Produto OA3 Trabalho em Equipa: Aprender colaboração em equipa através de projetos de grupo com propostas de casos de uso OA4 PMV & Priorização: Adquirir competências na definição de PMVs, mapeamento de Histórias de Utilizador, e priorização de funcionalidades (Matriz de Impacto vs Esforço e MoSCoW) OA5 Scrum & Kanban: Compreender as metodologias Scrum e Kanban, incluindo rituais e artefactos Scrum (Backlogs, Epics, Mapeamento das Histórias de Utilizador, e Critérios de Aceitação) OA6 Familiarizar-se com ferramentas como Azure Boards e Google Analytics, e aplicar métricas como o funil AARRR para avaliação do produto OA7 Conduzir retrospetivas, recolher feedback de utilizadores e aplicar as lições aprendidas para melhoramento contínuo do produto.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


C1 Fundamentos e Manifesto Agile. Agile versus Waterfall C2 Gestão de Produto vs Gestão de Projeto. Desenvolvimento em Duas Vias: Descoberta de Produto & Entrega de Produto C3 Desafio de projeto de grupo. Mecânica do desafio. Propostas de casos de uso e resultados C4 Equipas ágeis de produto digital C5 Introdução ao Produto Mínimo Viável - PMV e Mapeamento das Histórias de Utilizador (HU) C6 Metodologias Ágeis Scrum e Kanban. Rituais e artefactos Scrum: Backlog de Produto e de Sprint, Epics, HU, Critérios de Aceitação C7 Definição de PMV para cada caso de uso e respetiva HU, usando Miro: requisitos e funcionalidades de cada passo C8 Priorização de funcionalidades: Matriz de Impacto vs Esforço e MoSCoW C9 Planeamento de ágil do desenvolvimento do produto c7 Azure Boards: entrega do MVP em sprints semanais C10 Métricas para avaliar a eficácia e eficiência do produto. Funil AARRR. Análise no Google Analytics. Entrevistas com utilizadores. Retrospetiva e lições aprendidas. Dia de demo.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - {C1} OA2 - {C2} OA3 - {C3} OA4 - {C4, C5, C7, C8} OA5 - {C6} OA6 - {C9} OA7 - {C10}

Avaliação / Assessment


UC em Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final. Pesos da avaliação: • 70% Trabalho de projeto laboratorial em grupo + apresentação final e discussão individual. • 30% 3 mini-testes com resposta múltipla e um teste final Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas (30% da nota),sendo obrigatória a aprovação no projeto em grupo ou a aprovação num projeto individual (70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para um total de 150 horas: • Aulas expositivas teórico-práticas: apresentação de teoria, demonstrações, apresentações audiovisuais (18h) • Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações convidadas (6h) • Aulas ativas: realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo, utilizando ferramentas do estado-da-arte (12 h) • Aula tutorial (1h) • Trabalho autónomo pelo aluno: autoestudo, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo (113h)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): • Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA4 + OA5+ OA6 + OA7. • Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA3 + OA4 + OA5 + OA6 • Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7. • Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5+ OA6 + OA7

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jeff Sutherland, J.J. Sutherland (2014) , Scrum: The Art of Doing Twice the Work in Half the Time Darrell Rigby, Sarah Elk, Steve Berez, (2020) Doing Agile Right: Transformation Without Chaos Hardcover Scrum Institute (2020) , The Scrum Framework 3rd Edition www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Scrum Institute (2020) , The Kanban Framework 3rd Edition www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Artigos Manifesto for Agile Software Development - https://agilemanifesto.org

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Podcast The Scrum Master Toolbox https://scrum-master-toolbox.org - Spotify https://open.spotify.com/show/4r6DQLCHDaSNjbgtZtAfUp The 5 minutes Product Manager https://open.spotify.com/show/3JcR7uWeJ43wEJV1Tajprk?si=MtT67kWWRZGjGpuRhucHRw The Agile Coach´s Corner https://open.spotify.com/show/2jlYwMiw7W13pQ3ricLEaE?si=OaXpCEUXRGSU-qbyntIy6QArtigos ? Videos formativos Agile Product Development With Scrum & Kanban https://academy.productized.co/courses/agile-scrum-kanban/ ? What is Agile and how it works? ? Introduction to Scrum in 7 Minutes ? Scrum: Doing Twice the Work in Half the Time | Jeff Sutherland | Book Review ? Essential Scrum Crash Course in 20 Minutes ? Kanban: from Toyota to Software Development in 2 Minutes ? Scrum vs Kanban - What's the Difference? ? Scrum vs Kanban - Two Agile Teams Go Head-to-Head and the winner is...? ? Practicing Agile in a Roadmap Culture | Mozilla Senior Product Manager| Arielle Kilroy ? Best Practices for Product Roadmap | Jeff Lash ? Agile Estimating and Planning using Planning Poker ? Writing Agile User Stories ? How to Write Good User Stories ? Splitting User Stories - Agile Practices ? Who is a Product Owner, Roles and Responsibilities? ? What´s a MVP - Minimum Viable Product ? Minimum Viable Product vs. Proof of Concept vs. Prototype ? MVP: Quickly Validate your Product ? 3 Awesome Minimum Viable Products (MVPs) ? Agile vs Waterfall, What's the Difference?

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16