Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
460 - Matemática e estatística
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo principal desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos introdutórios de algumas das principais técnicas econométricas utilizadas na análise de relações económicas usando diferentes tipos de dados. Pretende-se que o aluno domine não apenas os aspectos teóricos dessas técnicas mas também que as saiba aplicar, de uma forma crítica, à análise concreta de problemas económicos usando dados reais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1. Especificar, estimar e interpretar modelos de regressão linear; OA2. Conhecer os principais problemas de especificação para diferentes tipologias de dados; OA3. Escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados. OA4. Ter autonomia, trabalhar com packages econométricos e saber quais as principais aplicações econométricas para casos micro ou macroeconómicos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Modelo de Regressão Linear CP1.1 – Introdução e motivação CP1.2 – Pressupostos CP1.3 – Interpretação e Inferência CP1.4 – Colinearidade e Heterocedasticidade CP1.5 – Exercícios e aplicações CP2. Regressão Linear com informação Qualitativa CP2.1 Variáveis Dummy CP2.2 Interacções com variáveis dummy CP2.3 Interpretação CP2.4 – Exercícios e aplicações CP3. Regressão Linear com séries temporais CP3.1 A natureza dos dados de series temporais CP3.2 Exemplos de regressões com series temporais CP3.3 Tendência e sazonalidade CP3.4 Autocorrelação CP3.5 Modelos dinamicamente completos CP3.6 Modelo autorregressivo CP3.7 – Exercícios e aplicações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem (OA) estão contemplados nos conteúdos programáticos (CP) da seguinte forma: OA1 - CP1a CP3 (para que em todos os conteúdos programáticos o aluno conheça os diferentes problemas de especificação, estimação e interpretação para diferentes problemas macro e micro); OA2 - CP1a CP3 (para que o aluno os problemas de especificação que são inerentes às tipologias de dados, assim como os seus diagnósticos e resoluções); OA3 - CP1a CP3 (para dotar os alunos do conhecimento e nomenclatura econométrica adequada a cada problema de especificação); OA4 - CP1a CP3 (com a aplicação e estudo de casos reais, para que os alunos possam ter autonomia no desenvolvimento de aplicações econométricas);
Avaliação / Assessment
1) Avaliação ao longo do semestre: - Teste individual (60%). - Trabalhos individual 1 - Dados Seccionais (20%). - Trabalhos individual 2 - Dados Temporais (20%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada um dos elementos de avaliação; b) classificação final mín. 10 valores; c) É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos modelos e métodos; ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, muitos dos quais baseados em dados reais; ME3. Activas, com realização de trabalhos de grupo; ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; ME5. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem (OA) estão articulados com as metodologias de ensino (ME) da seguinte forma: ME1 - OA1 a OA4 (Permitindo a aquisição de conhecimentos, conceitos e contextos teóricos de referência); ME2 - OA1 a OA4 (Fomentando o aprofundamento e análise crítica dos conceitos econométricos); ME3 - OA1 a OA4 (Para desenvolvimento de capacidades de gestão de projecto e comunicação com dados); ME4 - OA1 a OA4 (Para enriquecimento, consolidação e aplicação prática de conhecimentos, assim como o treino de competências técnicas específicas no âmbito de aplicação econométrica em problemas de economia, sociologia e ciência política); ME5 - OA1 a OA4 (Para estimular a pesquisa autónoma dentro das soluções analíticas para a gestão).
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wooldridge, J.M. (2019), "Introductory Econometrics: a Modern Approach", 7ª Ed., Cengage Learning, inc.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Baltagi, B.H. (2011), Econometrics, 5ª Ed., Springer. Gujarati, D.N., D.C. Porter (2009), "Basic Econometrics", 5ª Ed., McGraw-Hill. Hill, R.C., W.E. Griffiths, G.C. Lim (2011), "Principles of Econometrics", 4ª Ed., John Wiley & Sons. Imbens GW, Rubin DB. (2015). Causal Inference in Statistics, Social, and Biomedical Sciences, Cambridge Univ. Press Johnston, J., J. Dinardo (2001), "Métodos Econométricos", 4ª Ed., McGraw-Hill. Kennedy, P. (2008), "A Guide to Econometrics", 6ª Ed., Wiley-Blackwell. Koop, G. (2013), "Analysis of Economic Data", 4ª Ed., John Wiley & Sons. Oliveira, M.M., L.D. Santos, N. Fortuna (2011), "Econometria", Escolar Editora. Stock, J.H., M.W. Watson (2010), "Introduction to Econometrics", 3ª Ed., Addison-Wesley.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-07