Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04132
Acrónimo :
04132
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


460 - Matemática e estatística

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo principal desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos introdutórios de algumas das principais técnicas econométricas utilizadas na análise de relações económicas usando diferentes tipos de dados. Pretende-se que o aluno domine não apenas os aspectos teóricos dessas técnicas mas também que as saiba aplicar, de uma forma crítica, à análise concreta de problemas económicos usando dados reais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1. Especificar, estimar e interpretar modelos de regressão linear; OA2. Conhecer os principais problemas de especificação para diferentes tipologias de dados; OA3. Escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados. OA4. Ter autonomia, trabalhar com packages econométricos e saber quais as principais aplicações econométricas para casos micro ou macroeconómicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Modelo de Regressão Linear P1.1 – Introdução e motivação P1.2 – Pressupostos P1.3 – Interpretação e Inferência P1.4 – Colinearidade e Heterocedasticidade P1.5 – Exercícios e aplicações P2. Regressão Linear com informação Qualitativa P2.1 Variáveis Dummy P2.2 Interacções com variáveis dummy P2.3 Interpretação P2.4 – Exercícios e aplicações P3. Regressão Linear com séries temporais P3.1 A natureza dos dados de series temporais P3.2 Exemplos de regressões com series temporais P3.3 Tendência e sazonalidade P3.4 Autocorrelação P3.5 Modelos dinamicamente completos P3.6 Modelo autorregressivo P3.7 – Exercícios e aplicações P4. Introdução à avaliação de impacto.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem (OA) estão contemplados no programa (P) da seguinte forma: OA1 - P1, P2, P3, P4; OA2 - P1, P2, P3, P4; OA3 - P1, P2, P3, P4; OA4 - P1, P2, P3, P4;

Avaliação / Assessment


A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação periódica ou exame final. 1. Avaliação periódica: Elementos de avaliação: trabalho de grupo (40% da nota); Teste individual (60% da nota). Critérios para aprovação: (i) média ponderada mínima de 10 valores; (ii) nota mínima em cada elemento de avaliação de 7,5 valores 2. Exame final: Prova escrita individual (100% da nota).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos modelos e métodos; MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, muitos dos quais baseados em dados reais; MEA3. Activas, com realização de trabalhos de grupo; MEA4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; MEA5. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem (OA) estão articulados com as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) da seguinte forma: OA1 - MEA1 a MEA5; OA2 - MEA1 a MEA5; OA3 - MEA1 a MEA5; OA4 - MEA1 a MEA5;

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wooldridge, J.M. (2019), "Introductory Econometrics: a Modern Approach", 7ª Ed., Cengage Learning, inc.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Baltagi, B.H. (2011), Econometrics, 5ª Ed., Springer. Gujarati, D.N., D.C. Porter (2009), "Basic Econometrics", 5ª Ed., McGraw-Hill. Hill, R.C., W.E. Griffiths, G.C. Lim (2011), "Principles of Econometrics", 4ª Ed., John Wiley & Sons. Imbens GW, Rubin DB. (2015). Causal Inference in Statistics, Social, and Biomedical Sciences, Cambridge Univ. Press Johnston, J., J. Dinardo (2001), "Métodos Econométricos", 4ª Ed., McGraw-Hill. Kennedy, P. (2008), "A Guide to Econometrics", 6ª Ed., Wiley-Blackwell. Koop, G. (2013), "Analysis of Economic Data", 4ª Ed., John Wiley & Sons. Oliveira, M.M., L.D. Santos, N. Fortuna (2011), "Econometria", Escolar Editora. Stock, J.H., M.W. Watson (2010), "Introduction to Econometrics", 3ª Ed., Addison-Wesley.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16