Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04134
Acrónimo :
04134
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


523 - Electrónica e automação

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de circuitos electrónicos.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular têm como objectivos transmitir ao aluno conhecimentos sobre electrónica e electrónica de potência, explicar os principais componentes electrónicos bem como analisar circuitos simples. Obter conhecimentos sobre conversores de eletrónica de potência no controlo do fluxo de energia elétrica entre diferentes tipos de fontes (ac e dc).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1 - Conhecer os componentes básicos de electrónica. OA2 - Projectar e interpertar circuitos básicos de electrónica. OA3 - Saber analisar o correcto funcionamento de um circuito electrónico. OA4 - Saber as principais diferenças entre comutadores de comutação natural e forçada. OA5 - Analisar o funcionamento de conversores. OA5.1- Analisar o funcionamento de conversores AC-DC. OA5.2- Analisar o funcionamento de conversores DC-AC. OA5.3- Analisar o funcionamento de conversores DC-DC. OA5.4- Analisar o funcionamento de conversores AC-AC.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à Electrónica: Semicondutores, Díodos e transístores. Electrónica analógica e digital. CP2. Introdução à Eletrónica de Potência: Aplicações da Eletrónica de Potência; Classificação dos conversores de Eletrónica de Potência; CP3. Retificadores monofásicos e trifásicos não controlados, de comutação natural e comutação forçada: Aplicações e seleção do tipo de semicondutores; Conversor de meia ponte e ponte completa CP4. Conversores DC-DC CP5. Introdução aos conversores ressonantes e fontes comutadas: Vantagens deste tipo de conversores; Fontes comutadas isoladas e de múltiplas saídas. CP6. Inversores monofásicos e trifásicos CP7. Conversores AC-AC sem barramento DC intermédio: Configurações monofásica e trifásica

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos( CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1: CP1,CP2,CP3 OA2: CP4,CP5,CP6,CP7; OA3:CP1,CP2,CP3;

Avaliação / Assessment


Laboratório (40%) + Exame escrito (60%) Nota mínima no laboratório: 8 Nota mínima no exame: 8 A possibilidade de realizar o exame escrito na época normal ou especial é condicionada de: - Presença nas aulas de laboratório (100%) *, - Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%), - Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%). *Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo ensino-aprendizagem é baseado em aulas teórico-práticas onde é feita a exposição de conceitos e metodologias, são apresentados exemplos de aplicação, e são resolvidos exercícios tipo com discussão e interpretação de resultados. As aulas práticas de laboratório estão orientadas para realização de ensaios com intrumentação e elementos de malha de controlo incluindo a realização de mini-projetos de laboratório.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A apresentação teórica de conceitos e metodologias, complementada com a apresentação de exemplos de aplicação e a resolução de exercícios, proporcionará aos alunos os conhecimentos (saber saber) que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem (OA). A realização de projetos de laboratório visando a resolução de problemas reais, envolvendo instrumentos e equipamentos reais, proporcionará aos alunos as cometências (saber-fazer) que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem (OA). Em todas as aulas da UC serão cultivados valores como o espírito crítico, a imaginação e a éticapara conferir aos alunos os comportamentos (saber estar) adequados a um futuro profissional diplomado.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Introduction to modern power electronics", Andrzej M. Trzynadlowski, JohnWiley & Sons, Third edition, 2016. "Electronics Fundamentals: Circuits, Devices & Applications", Thomas Floyd, David Buchla, 8th Edition, 2014

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Robert W. Erickson , Dragan Maksimovi?, Fundamentals of Power Electronics 3rd ed. Edition, Springer, 2020

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16