Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular de Eletricidade e Mecânica tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma formação básica e sólida em física e em cálculo, com ênfase nas aplicações das tecnologias digitais. Esta unidade curricular procura destacar o papel fundamental da Física abrangendo os conceitos de mecânica e gravitação, bem como o eletromagnetismo, que compreende os conceitos de eletricidade e magnetismo. Esses conhecimentos são essenciais para a formação dos alunos e desempenham um papel crucial em diversas disciplinas de tecnologia oferecidas no curso.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos vão adquirir os seguintes conhecimentos: OA1-Desenvolver uma compreensão sólida dos conceitos essenciais dos movimentos unidimensionais e bidimensionais, capacitando os alunos a analisar causas, aplicando esses princípios em contextos práticos, preparando-os para estudos futuros. OA2-Compreender e aplicar as leis de Newton para prever e explicar os movimentos de um corpo, aplicando este conhecimento no estudo de forças gravitacionais. OA3-Compreender os conceitos de electricidade e magnetismo, analisar problemas práticos e compreender como a energia é conservada e transferida num sistema eléctrico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1. Modelos, unidades e cálculo CP 2. Movimento unidimensional CP 3. Movimento bi-dimensional CP 4. Leis de Newton CP 5. Gravitação CP 6. Grandezas eléctricas e Conservação de energia CP 7. Lei de Faraday e Indução magnética
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1, CP2, CP3 OA2: CP4, CP5 OA3: CP6, CP7
Avaliação / Assessment
Avaliação Periódica: Realização de dois testes escritos com um peso de 60% na nota final. Trabalho autónomo do aluno com peso de 10% na nota final e realização de relatórios com um peso de 30% na nota final. Nota mínima de 9.5 valores no somatório de todas as componentes de avaliação (60%+30%+10%). Avaliação por exame (100%): Nota mínima de 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os conteúdos da unidade curricular são apresentados na aulas teórico-práticas. As aplicações dos conceitos são apresentadas através da resolução de exercícios e demonstrações experimentais nas aulas teórico-práticas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da UC e representam uma aposta numa exposição cuidada das temáticas da disciplina e no uso de exercícios práticos, e demonstrações experimentais ao longo do semestre, fundamentais para o envolvimento dos alunos na disciplina. Por outro lado, a existência de trabalho autónomo feito em aula e de plataformas digitais (onde são disponibilizados os materiais de apoio da disciplina), flexibiliza a atividade dos estudantes, permitindo-lhes uma utilização mais racional do tempo disponível. Ao serem confrontados semanalmente com aulas práticas para a resolução de exercícios, os alunos podem testar os seus conhecimentos de forma colaborativa ou individual, e ter assim uma medida do seu progresso ao longo do semestre. A elaboração de relatórios sobre demonstração experimentais permite um maior contacto com o mundo real. Os testes escritos englobam as temáticas de toda a UC, permitindo uma assimilação adequada e eficaz das competências associadas aos objetivos.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
J. D. Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña & P. Brogueira, Introdução à Física, 2ª Edição, 2014, -, R. A. Serway & J. W. Jewett, Princípios de Física, Volume 1, Mecânica Clássica, Edição Thomson, 2004, -, R. A. Serway & J. W. Jewett, Physics for Scientists and Engineers, 9th Edition, 2013, -, R. A. Serway & J. W. Jewett, Princípios de Física, Volume 3, Eletromagnetismo, Edição Thomson, 2004, -,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
R. P. Feynman, Feynman Lectures on Physics, Edição Addison Wesley, 2011, -,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16