Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04135
Acrónimo :
04135
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Eletricidade e Mecânica tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma formação básica e sólida em física e em cálculo, com ênfase nas aplicações das tecnologias digitais. Esta unidade curricular procura destacar o papel fundamental da Física abrangendo os conceitos de mecânica e gravitação, bem como o eletromagnetismo, que compreende os conceitos de eletricidade e magnetismo. Esses conhecimentos são essenciais para a formação dos alunos e desempenham um papel crucial em diversas disciplinas de tecnologia oferecidas no curso.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos vão adquirir os seguintes conhecimentos: OA1-Desenvolver uma compreensão sólida dos conceitos essenciais dos movimentos unidimensionais e bidimensionais, capacitando os alunos a analisar causas, aplicando esses princípios em contextos práticos, preparando-os para estudos futuros. OA2-Compreender e aplicar as leis de Newton para prever e explicar os movimentos de um corpo, aplicando este conhecimento no estudo de forças gravitacionais. OA3-Compreender os conceitos de electricidade e magnetismo, analisar problemas práticos e compreender como a energia é conservada e transferida num sistema eléctrico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. Modelos, unidades e cálculo CP 2. Movimento unidimensional CP 3. Movimento bi-dimensional CP 4. Leis de Newton CP 5. Gravitação CP 6. Grandezas eléctricas e Conservação de energia CP 7. Lei de Faraday e Indução magnética

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1, CP2, CP3 OA2: CP4, CP5 OA3: CP6, CP7

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: Realização de dois testes escritos com um peso de 60% na nota final. Trabalho autónomo do aluno com peso de 10% na nota final e realização de relatórios com um peso de 30% na nota final. Nota mínima de 9.5 valores no somatório de todas as componentes de avaliação (60%+30%+10%). Avaliação por exame (100%): Nota mínima de 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os conteúdos da unidade curricular são apresentados na aulas teórico-práticas. As aplicações dos conceitos são apresentadas através da resolução de exercícios e demonstrações experimentais nas aulas teórico-práticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino propostas estão em coerência com os objectivos de aprendizagem da UC e representam uma aposta numa exposição cuidada das temáticas da disciplina e no uso de exercícios práticos, e demonstrações experimentais ao longo do semestre, fundamentais para o envolvimento dos alunos na disciplina. Por outro lado, a existência de trabalho autónomo feito em aula e de plataformas digitais (onde são disponibilizados os materiais de apoio da disciplina), flexibiliza a atividade dos estudantes, permitindo-lhes uma utilização mais racional do tempo disponível. Ao serem confrontados semanalmente com aulas práticas para a resolução de exercícios, os alunos podem testar os seus conhecimentos de forma colaborativa ou individual, e ter assim uma medida do seu progresso ao longo do semestre. A elaboração de relatórios sobre demonstração experimentais permite um maior contacto com o mundo real. Os testes escritos englobam as temáticas de toda a UC, permitindo uma assimilação adequada e eficaz das competências associadas aos objetivos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


J. D. Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña & P. Brogueira, Introdução à Física, 2ª Edição, 2014, -, R. A. Serway & J. W. Jewett, Princípios de Física, Volume 1, Mecânica Clássica, Edição Thomson, 2004, -, R. A. Serway & J. W. Jewett, Physics for Scientists and Engineers, 9th Edition, 2013, -, R. A. Serway & J. W. Jewett, Princípios de Física, Volume 3, Eletromagnetismo, Edição Thomson, 2004, -,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


R. P. Feynman, Feynman Lectures on Physics, Edição Addison Wesley, 2011, -,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16