Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular proporciona aos alunos uma formação sólida em física e cálculo com aplicações práticas. No âmbito das tecnologias digitais, os conceitos de eletricidade e magnetismo são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção de sistemas automatizados, sensores e dispositivos electrónicos. A compreensão da conservação de energia e da propagação de ondas electromagnéticas é crucial para a concepção e optimização de redes de comunicação, sistemas de energia. No mundo actual, estas competências permitem aos alunos resolver problemas práticos, como a implementação de soluções de automação industrial, a manutenção de sistemas electrónicos complexos e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. No futuro, estes conhecimentos capacitam os estudantes a destacarem-se em empresas de tecnologia, engenharia e automação, aplicando os princípios aprendidos para melhorar processos, aumentar a eficiência energética e desenvolver novas tecnologias que atendam às necessidades do mercado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender e Utilizar Modelos e Unidades Os alunos devem identificar e aplicar modelos físicos para resolver problemas relacionados com unidades de medida e cálculos na física. OA2. Analisar e Descrever o Movimento Unidimensional e Bi-dimensional Os alunos devem compreender e descrever o movimento de objetos em uma e duas dimensões, usando equações do movimento para resolver problemas de cinemática. OA3. Aplicar as Leis de Newton para Resolver Problemas Reais Os alunos devem usar as Leis de Newton para analisar e resolver problemas de dinâmica, identificando as forças envolvidas e aplicando essas leis para determinar o movimento dos corpos. OA4. Explorar e Aplicar a Conservação de Energia Os alunos devem compreender os princípios da conservação da energia e aplicá-los a problemas práticos. OA5. Compreender a Propagação de Ondas Eletromagnéticas Os alunos devem descrever as ondas planas e transversais e entender a propagação das ondas electromagnéticas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1. Modelos, unidades e cálculo CP 2. Movimento unidimensional CP 3. Movimento bi-dimensional CP 4. Leis de Newton CP 5. Conservação da energia CP 6. Campo eléctrico e campo magnético CP 7. Ondas planas e ondas transversais CP 8. Propagação de ondas electromagnéticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da UC estão alinhados com os objectivos de aprendizagem para assegurar uma abordagem coerente e integrada. CP 1 (Modelos, unidades e cálculo) corresponde ao objectivo OA1, permitindo aos alunos identificar e aplicar modelos físicos e unidades de medida. CP 2 e CP 3 (Movimento unidimensional e bi-dimensional) suportam OA2, permitindo a análise e a descrição dos movimentos. CP 4 (Leis de Newton) está directamente ligado a OA3, centrando-se na resolução de problemas dinâmicos. CP 5 (Conservação da energia) sustentam OA4, explorando a conservação da energia. e CP 6 (Campo eléctrico e campo magnético), CP 7 (Ondas planas e transversais) e CP 8 (Propagação de ondas eletromagnéticas) correspondem a OA5, focando-se na descrição e compreensão da propagação de ondas electromagnéticas.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Realização de dois testes escritos com um peso de 60% na nota final (30% T1+ 30% T2). Cada teste escrito tem nota mínima de 7 valores. Trabalho individual do aluno com peso de 10% na nota final e entrega de relatórios de grupo com um peso de 30% na nota final. Nota mínima de 9.5 valores no somatório de todas as componentes de avaliação (60%+30%+10%), e é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Na modalidade de avaliação por exame: O exame escrito tem um peso de 100% na nota final, e nota mínima de 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os conteúdos da unidade curricular são apresentados na aulas teórico-práticas. As aplicações dos conceitos são apresentadas através da resolução de exercícios e demonstrações experimentais nas aulas teórico-práticas. O trabalho individual dos alunos deve concentrar-se em: (i) resolução de exercícios durante a aula, (ii) resolução de fichas de trabalho para casa, (iii) preparação dos trabalhos de laboratório e (iv) entrega dos respectivos relatórios de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino da UC valorizam uma exposição cuidadosa das temáticas da disciplina, através da utilização de exercícios práticos e demonstrações experimentais ao longo do semestre. O trabalho autónomo realizado em aula, aliado ao uso de plataformas digitais que disponibilizam materiais de apoio, proporciona flexibilidade aos estudantes, permitindo-lhes gerir melhor o seu tempo. As aulas práticas semanais, focadas na resolução de exercícios, oferecem aos alunos a oportunidade de testar os seus conhecimentos de forma colaborativa ou individual, possibilitando uma avaliação contínua do seu progresso. A elaboração de relatórios sobre as demonstrações experimentais promove um contacto mais directo com o mundo real. Os testes escritos cobrem todas as temáticas da UC, assegurando uma assimilação completa das competências previstas.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Paul G. Hewitt, Física: Princípios e Problemas, Editora Artmed, 2019. David Halliday, Robert Resnick e Jearl Walker, Fundamentos de Física, Editora LTC, 2021. Adilson J. S. Pereira e Ricardo M. F. de Oliveira, Física: Conteúdo e Prática, Editora Pearson, 2020. Raymond A. Serway e John W. Jewett, Physics for Scientists and Engineers, Cengage Learning, 2019. Hugh D. Young e Roger A. Freedman, University Physics with Modern Physics, Pearson, 2019.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
R. P. Feynman, Feynman Lectures on Physics, Edição Addison Wesley, 2011.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-30