Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04139
Acrónimo :
04139
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular procura trazer aos alunos conhecimentos sobre o tipo de equipamentos presentes numa unidade hospitalar, bem como a informação que se pode retirar dos dados produzidos por estes, tocando ainda nos desafios associados tanto à gestão dos equipamentos como à gestão dos dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


São objetivos de aprendizagem (OA) desta Unidade Curricular permitir que os alunos possam adquirir as seguintes competências: OA1. Entender a relevância dos dados em ambiente hospitalar para efeitos de gestão; OA2. Saber quais são os equipamentos hospitalares que fornecem dados relevantes para a gestão hospitalar; OA3. Conhecer os desafios ligados à gestão e manutenção dos equipamentos hospitalares; OA4. Compreender quais as aplicações e mais valias dos dados retirados dos equipamentos; OA5. Saber quais são os desafios ligados à cibersegurança dos equipamentos e dos dados, bem como a importância da sua integridade; OA6. Conhecer os princípios de Data Science e tomada de decisão baseada em dados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC detém os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1. Gestão optimizada guiada por dados; CP2. Tipos de métricas de gastos a monitorizar CP3. Gestão de equipamentos e problemas associados à manutenção; CP4. Tipos de dados reunidos pelos equipamentos hospitalares e as suas aplicações numa gestão mais eficiente e optimizada; CP5. Cibersegurança dos equipamentos e dos dados, bem como os problemas de ética e privacidade a si associados; CP6. Disponibilidade online e integridade das bases de dados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão estruturados com uma base teórica e prática, que permite alicerçar e garantir conhecimento base dos equipamentos de monitorização hospitalares, bem como os dados recolhidos por estes, demonstrado de que forma estes dados poderão ser usados, e quais os desafios ligados aos equipamentos e aos dados. Isto irá permitir aos alunos compreender de que forma devem ser geridos os equipamentos, bem como a sua manutenção, as métricas de monitorização de gastos hospitalares daqui a retirar (como por exemplo: quanto custou este paciente ao hospital?), e ainda como os dados e a sua seguranção deverão ser geridos. Desta forma, há um pleno alinhamento dos conteúdos com os objetivos da unidade curricular.

Avaliação / Assessment


Resolução de entre 2 a 4 exercícios/analise de caso/desafios individuais (R) 2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2) - Grupos entre 4-6 alunos. 1 apresentação oral/exposição escrita individual (A) Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2 Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem desta UC é ativa. O aluno é o principal responsável. Incentiva-se a capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através de casos práticos e análise de literatura, uso e discussão crítica de conteúdos digitais, miscigenando assim os conteúdos teóricos ministrados em participação pessoal, projetos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas são apresentadas as bases estruturais, conceptuais e alinhado o trabalho com os objetivos de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Do ponto de vista de metodologia de ensino, ao se realizar a apresentação real de casos, quer através de análise de artigos com casos de estudo, quer de vídeos e conteúdos online, sustentados na aplicação prática dos equipamentos e dos dados daí retirados a contextos de gestão de unidades de saúde e promoção de uma gestão mais eficiente, permite que o aluno apreenda integralmente os vários objetivos da disciplina. Nas aulas teóricas é assegurado um alinhamento estratégico de compreensão, desde as necessidades de casos práticos do setor da Gestão Hospitalar, até quais os equipamentos e tecnologias mais adequados para integrar processos ou melhorar os existentes. As aulas práticas permitem aos alunos usar os conhecimentos adquiridos para pensar, projetar e cocriar soluções de excelência para uma melhor eficiência hospitalar.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Andress, J. (2014). The Basics of Information Security: Understanding the Fundamentals of InfoSec in Theory and Practice. Syngress. T. Connoly and C. Begg, Database Systems: A Practical Approach to Design, Implementation, and Management, Pearson, 6th Edition, 2014 Pereira, J Tecnologia de Bases de Dados (3ª Edição)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rudansky-Koppers, S. & Erasmus, B. (2013). Introduction to Business Management (9th Edition), Oxford Press. LAUDON, K.C. & LAUDON J.P. (2018). Management Information Systems - managing the digital firm, 16th Ed, Pearson

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16