Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04140
Acrónimo :
04140
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC visa proporcionar os elementos teóricos e conceptuais fundamentais para a análise da relação entre o papel do Estado e dos mercados no funcionamento das economias contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender das principais visões sobre o Estado e os mercados OA2. Mobilizar conhecimentos teóricos na análise da intervenção dos Estados na resolução de problemas concretos OA3. Construir uma argumentação própria OA4. Trabalhar em equipa, com vista à prossecução de projectos comuns OA5. Comunicação de forma eficaz de forma oral e escrita

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Estado e mercado no pensamento económico 2. Justificações para a intervenção do Estado na teoria neoclássica 3. Perspectivas estruturalistas 4. Pensamento (neo)liberal 5. Perspectivas institucionalistas 6. Perspectivas evolucionistas 7. Perspectivas Keynesianas e Pos-keynesianas 8. Economia comportamental 9. O Estado em Portugal: política conjuntural 10. O Estado em Portugal: política estrutural

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os vários OA são prosseguidos nos vários pontos do programa, recorrendo a diverentes métodos de ensino-aprendizagem.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica - Preparação e participação no debate temático (30%) - Participação nos fóruns online (30%) - Prova escrita individual (40%) Nota: a avaliação periódica exige uma classificação mínima de 8 valores nos três momentos de avaliação referidos Avaliação por exame: - Prova escrita individual (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas teóricas expositivas 2. Apresentação e discussão de textos 3. Apresentação e discussão de textos de trabalhos de grupo 4. Identificação e análise de problemas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA 1: Aulas teóricas expositivas OA 2: Identificação e análise de problemas OA 3 a 5: Apresentação e discussão de textos

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chang, Ha-Joon (2016). Economia: Guia do Utilizador. Lisboa: Clube do Autor. Trigo Pereira, Paulo; José Carlos Gomes Santos; Manuela Arcanjo e António Afonso (2016). Economia e Finanças Públicas (5ª Edição - Revista e Actualizada). Escolar Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Akerlof, George A. (1970), The market for lemons: quality uncertainty and the market mechanism, Quarterly Journal of Economics 84: 488-500. Arrow, Kenneth J. (1963), Uncertainty and the welfare economics of medical care, The American Economic Review vol. 53, nº. 5: 941-973. Frey, B. S. (1997). Not Just for the Money. An Economic Theory of Personal Motivation, Edward Elgar: Cheltenham. Keynes, J. Maynard (1967). The General Theory of Employment, Interest and Money, MacMillan: London. Mill, John Stuart 1991 (1871). On liberty and Other Essays, Oxford University Press: Oxford. Nussbaum, Martha C. (1997), Flawed Foundations: The Philosophical Critique of (A Particular Type of) Economics, The University of Chicago Law Review vol. 64, nº. 4: 1197-1214. O'Neill, John (1998). The Market: Ethics, Knowledge and Politics, Routledge: London. Sunstein, Cass R. (1997). Free Markets and Social Justice, Oxford University Press: New York. Thaler, R. H., & Sunstein, C. R. Nudge: Improving decisions about health, wealth, and happiness. Wolff, Jonathan (1996). Introdução à Filosofia Política, Gradiva: Lisboa.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16