Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Inscrição na rede do ISCTE-IUL, password e login de acesso à rede e utilização regular do e-mail e da plataforma de e-learning utilizada no ISCTE IUL. Domínio básico da leitura de inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa desenvolver competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato de software livre. Tais competências são fundamentais nas organizações atualmente, uma vez que as folhas de cálculo são ferramentas essenciais para todas as situações que requeiram análises quantitativas, de forma a melhorar a produtividade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: OA1: Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo; OA2: Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo; OA3: Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo; OA4: Construir modelos avançados aplicados à gestão em folha de cálculo; OA5: Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução às folhas de cálculo CP2: Construção de modelos de cálculo CP3: Bases de dados, extração e pesquisa de Informação, importação CP4: Introdução ao Visual Basic for Applications
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O OA1 e o OA2 relacionam-se diretamente com o CP1, ao proporcionar uma compreensão básica e introdutória às folhas de cálculo. O OA3 corresponde ao CP2, permitindo a utilização de funcionalidades básicas para a construção de modelos em folhas de cálculo, com recurso a bibliotecas de funções de utilização mais comum. O OA4 está associado ao CP3, garantindo a aprendizagem de funções que envolvem bases de dados, essenciais para o desempenho e otimização de modelos em folhas de cálculo. O OA5 está alinhado com o CP4, ao concentrar os esforços no uso do Visual Basic for Applications na criação de modelos em folhas de cálculo automatizados, abordando os princípios básicos da programação. Em todos os objetivos de aprendizagem, e como suporte aos CP, a promoção do trabalho em equipa, a autoaprendizagem e as competências comunicacionais, são essenciais para o alcançar das metas a alcançar.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo. - Teste individual (60%) - Teste escrito, previsto para ser presencial, através da plataforma de e-learning. Este teste terá a nota mínima de 8 valores (em 20). - É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Exame Final: Exame escrito individual, sem consulta, e que engloba toda a matéria. Realiza exame final quem não tenha feito ambas as avaliações previstas, ou não tenha obtido uma média superior ou igual a 10 (em 20), no conjunto das duas avaliações.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas em laboratório (1 x 3 horas por semana). Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 9,5 horas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes, de modo a permitir o cumprimento de cada um dos objetivos de aprendizagem. Na seguinte grelha, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas com apresentação oral dos princípios teóricos essenciais: OA1, OA5 2. Aulas Participativas com análise e discussão de exemplos do quotidiano: OA2, OA3, OA4, OA5 3. Aulas Ativas com a realização de exercícios práticos e discussão do processo de construção do projeto a desenvolver em grupo: OA2, OA3, OA4 e OA5. 4. O trabalho autónomo, suportado numa autoaprendizagem acompanhada, com consulta da bibliografia suportada pela orientação do professor deverão promover o diagnóstico das principais dificuldades sentidas, que visem a otimização de todo o processo de aprendizagem. 5. O processo de avaliação irá enquadrar todas as interações estabelecidas, com o foco principal nos conteúdos programáticos tanto ao nível do teste como do trabalho de grupo, acrescido da valorização das competências comunicacionais e do trabalho em equipa, que o trabalho de grupo oferece.
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning do ISCTE, onde também serão publicados os resultados da avaliação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Maxwell, Daniel (2024). Excel 2024 Bible: A comprehensive step by step guide from Beginner to Expert. Unlock Simple Strategies to Boost Productivity, Save Time, and Excel in Your Career, ISBN 979-832-120-814-4. Peres, Paula (2014). Excel Avançado (3ª Edição). Lisboa: Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4. Harvey, Greg (2016). Excel 2016 All-in-One for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons. Laudon, Kenneth, & Laudon, Jane (2014). Essentials of Management Information Systems (11th ed.). London, New York: Pearson. Lemonde, Carlos (2024). Python com Excel – Automação e Análise de Dados. Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-936-9. Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emilio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2. Price, Michael, & McGrath, Mike (2016). Excel 2016 in easy steps. Warwickshire: In Easy Steps Limited. Walkenbach, John (2015). Excel 2016 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indianapolis: John Wiley & Sons. Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA, ISBN 978-150-930-588-9.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-13