Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04146
Acrónimo :
04146
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inscrição na rede do ISCTE-IUL, password e login de acesso à rede e utilização regular do e-mail e da plataforma de e-learning utilizada no ISCTE IUL. Domínio básico da leitura de inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa desenvolver competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato de software livre. Tais competências são fundamentais nas organizações atualmente, uma vez que as folhas de cálculo são ferramentas essenciais para todas as situações que requeiram análises quantitativas, de forma a melhorar a produtividade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: OA1: Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo; OA2: Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo; OA3: Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo; OA4: Construir modelos avançados aplicados à gestão em folha de cálculo; OA5: Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução às folhas de cálculo CP2: Construção de modelos de cálculo CP3: Extração de Informação CP4: Introdução ao Visual Basic for Applications

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


São, de seguida, indicados através dos códigos referidos nos objetivos e no programa, quais são os elementos do programa que respondem a cada um dos objetivos: OA1: CP1 OA2: CP1 OA3: CP2 OA4: CP3 OA5: CP4

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: - Trabalho de grupo (50%) - Projeto realizado em grupo. - Teste individual (50%) - Teste escrito, previsto para ser presencial, através da plataforma de elearning. Este teste terá a nota mínima de 8 valores (em 20). Exame Final: Exame escrito individual, sem consulta, e que engloba toda a matéria. Realiza exame final quem não tenha feito ambas as avaliações previstas, ou não tenha obtido uma média superior ou igual a 10 (em 20), no conjunto das duas avaliações.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas em laboratório (1 x 3 horas por semana). Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 9,5 horas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA5 2. Aulas Participativas: OA2, OA3, OA4, OA5 3. Aulas Ativas: OA2, OA3, OA4 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os OA. O documento de Planeamento da Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning do ISCTE, onde também serão publicados os resultados da avaliação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA., ISBN 978-150-930-588-9. Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-972-618-876-6. Dias Curto, José, & Vieira, Duarte, Excel para Economia e Gestão, 2023, 5ª Ed., Edições Sílabo, Lisboa, ISBN 978-989-561-290-1., Lomonaco, Leonardo, A Comprehensive Guide to Become an Expert on Excel 2023 With All-in-One Approach, 2023, 1st. Ed., Leonardo Lomonaco, Author edition, ISBN 979-821-534-773-7.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Barlow, John F. (2005). Excel Models for Business and Operations Management, 2nd Edition, John Wiley & Sons, USA, ISBN 978-047-001-509-4.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16