Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04150
Acrónimo :
04150
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Fundamentos de Programação tem como principal objetivo dotar os estudantes de pensamento lógico e estruturado na resolução de problemas de complexidade intermédia utilizando uma linguagem de programação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1: Aplicar os conceitos fundamentais de programação OA2: Criar procedimentos e funções com parâmetros OA3: Compreender a sintaxe da linguagem de programação Python OA4: Desenvolver soluções com programação para problemas de complexidades simples OA5: Explicar, executar e depurar fragmentos de código desenvolvido em Python OA6: Interpretar os resultados obtidos com a execução de código desenvolvido em Python OA7: Desenvolver projetos de programação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à programação: Sequência lógica e instruções, Entrada e saída de dados, Constantes, variáveis e tipos de dados, Operações lógicas, aritméticas e relacionais, Estruturas de controlo CP2. Procedimentos e funções CP3. Referências e parâmetros CP4. Ambientes integrados de desenvolvimento CP5. Sintaxe da linguagem de programação CP6. Objetos e classes de objetos CP7. Listas e matrizes CP8. Manipulação de ficheiros

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1, CP2, CP3, CP6, CP7, CP8 OA2: CP2, CP3 OA3: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA4: CP1, CP2, CP3, CP7, CP8 OA5: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8 OA6: CP1, CP2, CP3, CP5, CP6, CP7, CP8 OA7: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8

Avaliação / Assessment


A UC segue o modelo de avaliação por projeto pelo seu carácter eminentemente prático, não contemplando exame final. O aluno é avaliado através dos seguintes parâmetros: A1: Tarefas de programação validadas pelos docentes (10%), com nota mínima de 9,5 valores na média das tarefas A2: Projeto Individual com discussão teórico-prática (40%), com nota mínima de 8,5 valores A3: Projeto em Grupo com discussão teórico-prática (50%), com nota mínima de 8,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC seguirá uma abordagem combinada de metodologias: MEA1: Aprendizagem baseada em tarefas MEA2: Aprendizagem baseada em projeto

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos (OA): OA1: MEA1, MEA2 OA2: MEA1, MEA2 OA3: MEA1 OA4: MEA1, MEA2 OA5: MEA1 OA6: MEA1 OA7: MEA2

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wanda Dann, Stephen Cooper, & Randy Pausch, Learning to Program with Alice!, 2011, ISBN: 978-0132122474 João P. Martins, Programação em Python: Introdução à programação com múltiplos paradigmas, IST Press, 2015, ISBN: 9789898481474 Kenneth Reitz, Tanya Schlusser, The Hitchhiker's Guide to Python: Best Practices for Development, 1st Edition, 2016, ISBN-13: 978-1491933176, https://docs.python-guide.org/ Eric Matthes, Python Crash Course, 2Nd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction To Programming, No Starch Press,US, 2019, ISBN-13 ‏: ‎978-1593279288 John Zelle, Python Programming: An Introduction to Computer Science, Franklin, Beedle & Associates Inc, 2016, ISBN-13 : ‎978-1590282755 Ernesto Costa, Programação em Python: Fundamentos e Resolução de Problemas, 2015, ISBN 978-972-722-816-4,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


David Beazley, Brian Jones, Python Cookbook: Recipes for Mastering Python 3, O'Reilly Media, 2013, ISBN-13 ? : ? 978-1449340377

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16