Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04151
Acrónimo :
04151
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


460 - Matemática e estatística

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É recomendado que os estudantes estejam familiarizados com os conceitos elementares de matemática e de geometria, estudados no âmbito do ensino secundário. Adicionalmente, é recomendado que os estudantes possuam capacidades de programação básica em Python.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa fornecer aos estudantes os conhecimentos essenciais de geometria e estatística para a abordagem de conteúdos em outras unidades curriculares, desenvolvendo o raciocínio lógico e a clareza de linguagem científica. Pretende-se ampliar os conhecimentos usando abordagens intuitivas, representações numéricas e gráficas, que facilitam a assimilação de conceitos abstratos. A resolução de problemas e de outras atividades relacionadas com o tema da licenciatura permitem potencializar a aquisição de competências práticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC pretende-se que os estudantes: OA1: Adquiram os conceitos essenciais de geometria e estatística que apoiam a aplicação de tecnologias digitais dentro do domínio da construção e infraestrutura. OA2: Desenvolvam capacidades de raciocínio lógico e clareza de linguagem matemática e estatística científica. OA3: Apliquem conhecimentos através de representações numéricas e gráficas para facilitar a compreensão de conceitos abstratos e sua aplicação em situações da vida real. OA4: Resolvam problemas geométricos e estatísticos, e outras atividades práticas, em temas relacionados com o domínio da construção. OA5: Utilizem ferramentas geométricas e estatísticas como suporte para a interpretação de fenómenos e para a tomada de decisões.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Pontos e vetores no plano e no espaço. CP2: Distância entre pontos e de um ponto a uma reta. Secções planas e superfície esférica. Medidas. CP3: Vetores e operações. Produto interno. Propriedades dos vetores. Paralelismo e perpendicularidade de vetores. Posição relativa de retas e planos. CP4: Vetor diretor e equação da reta. CP5: Produto vetorial. Vetor normal a um plano e equações do plano. CP6: Parametrização de curvas no plano e no espaço. Intersecção de curvas. Coordenadas polares. CP7: Cónicas (parábolas, hipérboles, círculos e elipses). CP8: Variáveis quantitativas e qualitativas em estatística. Dados agrupados em classes. CP9: Frequências relativa e absoluta. Medidas de localização. Parâmetros de deispersão. Coeficientes de correlação. CP10: Conceitos básicos de estatística inferencial.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem, garantindo que os estudantes adquiram as competências necessárias. Os conteúdos de geometria (CP1 a CP7) oferecem uma base sólida em pontos, vetores, operações e relações espaciais, desenvolvendo o raciocínio lógico, a clareza na linguagem matemática e a capacidade de aplicar representações numéricas e gráficas (OA1, OA2, OA3). Adicionalmente, os conteúdos de estatística (CP8 a CP10) preparam os alunos para classificar e analisar dados, interpretar fenómenos e tomar decisões fundamentadas (OA1, OA3, OA5). A resolução de problemas e as atividades práticas contextualizadas no âmbito de temáticas aplicadas a Edifícios e à Construção Sustentável reforçam a integração de conhecimentos e fomentam o desenvolvimento de competências essenciais para uma boa prática profissional (OA4).

Avaliação / Assessment


Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes: - Avaliação ao longo do semestre: Um teste de avaliação (30%) realizado ao longo do semestre + exercícios semanais (10%) + teste final (TF) realizado na data da 1ª época (60%). O primeiro teste de avaliação tem nota mínima de 7.0 valores. O teste final (TF) tem nota mínima de 7.0 valores. Para que o aluno possa optar por avaliação ao longo do semestre, é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. ou - Avaliação por Exame (100%). Nota: Para esta Unidade Curricular, os estudantes devem consultar o Código de Conduta Académica do Iscte, disponível nas plataformas institucionais, para garantir o cumprimento das normas éticas e comportamentais estabelecidas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Expositiva e Interativa (ME1): Integração dos conceitos teóricos com exemplos práticos, utilizando tecnologias digitais para a visualização e manipulação de dados e figuras geométricas. Ativa e Participativa (ME2): Resolver exercícios em sala de aula para aplicar conceitos teóricos, promovendo interação e participação ativa. Laboratórios (ME3): Uso de laboratórios e sessões práticas para a aplicação dos conhecimentos teóricos através de softwares de modelação e análise estatística. Trabalho Autónomo (ME4): Realizar autoestudo através de tarefas online, fora do horário de aulas, incentivando o estudo contínuo e o progresso dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino (ME1 a ME4) são coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA5), garantindo uma abordagem integrada e abrangente. A metodologia Expositiva e Interativa (ME1) integra teoria e prática, utilizando tecnologias digitais para promover a compreensão dos conceitos de geometria e estatística (OA1) e a clareza na linguagem científica (OA2). O método Ativo e Participativo (ME2) facilita a aplicação dos conceitos em situações reais (OA3) e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas (OA4). Os Laboratórios (ME3) reforçam a interpretação de fenómenos e a tomada de decisões (OA5), enquanto o Trabalho Autónomo (ME4) fomenta o estudo contínuo, contribuindo para o alcance dos objetivos da UC.

Observações / Observations


Está previsto trabalho autónomo semanal para esta unidade curricular.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Strang, G., (2007) Computational Science and Engineering, Wellesley-Cambridge Press Goldstein, L. (2011). Matemática Aplicada - Economia. Administração e Contabilidade, (12a edição) Editora Bookman. Reis, E., Andrade, R., Calapez, T. e Melo, P. (2015). Estatística Aplicada, vol.1 (6a Ed.), Edições Silabo Krishnan, V. (2015). Probability and Random Processes, Wiley. Hanselman, D., Littlefield B. and MathWorks Inc. (1997). The Student Edition of MATLAB, 5th Version, Prentice-Hall Silvestre, A. L. (2007). Análise de Dados e Estatística Descritiva. Lisboa: Escolar Editora Curto, J. D. (2021). Estatística com R: Aprenda Fazendo, ISBN-13979-8531511492.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Campos Ferreira, J. (2018). Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-03