Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04153
Acrónimo :
04153
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa, em primeiro lugar, a compreensão da natureza dos processos de transformação digital (TD) e o seu impacto nas organizações, nas sociedade e no mundo em geral. Em segundo lugar, introduzem-se e discutem-se as principais categorias de tecnologias digitais e modelos de negócios que as mesmas possibilitam/transformam, refletindo-se sobre as razões que estão na base da sua natureza disruptiva. Discutem-se os principais ingredientes de um processo de TD. Finalmente, utilizando o estudo de casos de TD em diversas organizações concretas, pretende-se familiarizar os alunos com os temas de estratégia empresarial que motivam os processos de TD, a forma como eles devem ser organizados e geridos, bem como desenvolver uma visão critica sobre os resultados obtidos. Pretende-se ainda que os alunos criem uma sua proposta de um processo concreto de transformação digital.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno deverá estar apto a: OA1. Compreender a natureza dos processos de Transformação Digital (TD) e o seu impacto nas organizações, nas sociedades e no mundo em geral. OA2. Identificar as principais categorias de Tecnologias Digitais e Modelos de Negócios relevantes; OA3. Identificar os principais ingredientes de um processo de TD e saber como ele deve ser gerido; OA4. Discutir e compreender casos concretos de TD em organizações reais; OA5. Elaborar uma proposta concreta de um processo de TD;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução: As mudanças da Transformação Digital (TD); CP2. Tecnologias Digitais e Modelos de Negócio; CP3. Os Ingredientes da Transformação Digital e gestão deste tipo de processos; CP4. Estudo de Caso Exemplificativo - Ilustração do Impacto da Transformação Digital; CP5. Estudo de Casos específicos para ilustração de diversos aspectos da TD em organizações; CP6. Proposta de Caso de TD por parte dos alunos;

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1. CP1 OA2. CP2 OA3. CP3 OA4. CP4, CP5 OA5. CP6

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: - Teste 1 (30%) - Discussão de Casos em grupo (40%) - Proposta de Caso (30%) Não é possível obter aprovação apenas através da realização de exame (100% da nota).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos de aplicação prática MEA.3: Argumentativas, com apresentação e discussão dos casos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos (OA): OA1. MEA 1 OA2. MEA 1, MEA 3 OA3. MEA 1 OA4. MEA 1, MEA 2, MEA 3 OA5. MEA 1, MEA 2, MEA 3

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Measuring the Digital Transformation.A Roadmap for the Future,OECD,2019 A.Oliveira,The Digital Mind,How Science is Redefining Humanity,MIT Press,2017 E.Schaeffer,D.Sovie,Reinventing the Product: How to Transform your Business and Create Value in the Digital Age,Kogan Page,2019 G.G.Parker,M.W.Van Alstyne,Sangeet Paul Choudary,Platform Revolution - How Networked Markets are Transforming The Economy - and How to Make Them Work for You.WW Norton & Company,2016 S.Marshall,The Story of the Computer,a Technical and Business History,2015 J.Loucks,J.Macauley,Andy Noronha,and Michael Wade,Digital Vortex: How Today's Market Leaders Can Beat Disruptive Competitors at Their Own Game; IMD - International Institute for Management Development,2016 M.Wade,D.Bonnet,T.Yokoi,N.Obwegeser,H.Digital,Best Practices do Implement and Accelerate your Business Transformation,McGraw-Hill,2021 Carapuça,R.,Revolução Digital: Quando Tudo é Possível.Glaciar/Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento,2018

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16