Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04155
Acrónimo :
04155
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: OA1 - Calcular os juros (e a taxa de juro respetiva), o valor atual e o valor futuro envolvidos numa operação financeira para um determinado prazo, de acordo com várias bases de calendário. OA2 - Converter uma taxa anual, numa taxa periódica de juro, em termos nominais e em termos efetivos. OA3 - Determinar fluxos financeiros de operações de aplicação e financiamento (vendas a crédito, leasing e outros empréstimos), calcular a TAE e a TAEG daí resultantes e fazer quadros (planos) de reembolso de empréstimos. OA4 - Descrever e calcular o Cash Flow num projeto de investimento. OA5 - Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projeto. OA6 - Utilizar o Excel em todos os objetivos descritos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Proporcionar aos estudantes conhecimentos e competências sobre gestão de investimentos e o seu financiamento que lhes permita ajudar as entidades investirem e financiarem-se de forma sustentada, monitorizando através de um sistema de informação para a gestão assente e apropriada infraestrutura tecnológica. Permitir que os estudantes desenvolvam as suas capacidades de apoio às entidades na escolha de um sistema tecnológico, totalmente digital, que suporte a gestão dos investimentos e o seu financiamento de forma flexível, simples e fiável, proporcionando informação para a gestão a qualquer momento com elevada qualidade e utilidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A noção de juro, consumo e poupança. 2. Taxa de juro nominal vs efetiva e nominal (corrente) vs real, taxas equivalentes e taxas spot e forward. 3. Juros simples, descontos por dentro e por fora, e compostos; bases de calendário. 4. Conceitos de atualização e capitalização, equação do valor, TAE e TAEG. 5. Juros de conta corrente, desconto bancário de letras, reforma de letras, pagamentos a prestações. 6. Fluxos periódicos e regulares: rendas. 7. Aplicações, avaliação de imóveis e operações de financiamento (leasing e ALD, empréstimos). 8. Empréstimos: formulas gerais e quadros de reembolso, revisão de contratos e cláusulas especiais. 9. Investimentos reais: natureza, conceito de cash flow e taxa de atualização. 10. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP, PRI.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - ponto 1 a 4 do programa OA2 - ponto 2 do programa OA3 - pontos 5 e 8 do programa OA4 - ponto 9 do programa OA5 - ponto 10 do programa OA6 - pontos 2, 4 a 8 e 10 do programa

Avaliação / Assessment


> Avaliação contínua: assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%. > Avaliação por exame: para alunos que reprovem na avaliação contínua, ou que optem por avaliação por exame, ou que pretendam melhoria de nota - exame com ponderação de 100%, e nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA2 - Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, que visam aplicar a tecnologia aos quadros teóricos de referência MEA3 - Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, em ambiente tecnológico MEA4 - Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 - OA1 a OA2 e OA4 e OA6 MEA2 - OA3 e OA5 a OA6 MEA3 - OA3 e OA6 MEA4 - OA1 a OA6

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Ed., Sílabo. Curto, J. D., Vieira, D. S. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Sílabo. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H., Laureano, L. (2023). Introdução às Finanças, 4ª Ed., Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Fabozzi, F.J., Fabozzi, F.A., Lopez de Prado, M., & Stoyanov, S. V. (2021). Asset Management: Tools and Issues. World Scientific. Hastings, N. A. (2021). Physical asset management. London: Springer. Borges, A., A. Rodrigues, R. Rodrigues e J. A. Rodrigues (2021). Elementos de Contabilidade Geral, 27rd Ed. Áreas Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16