Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
340 - Ciências empresariais
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos estudantes conhecimentos e competências sobre gestão de investimentos e o seu financiamento que lhes permita ajudar as entidades investirem e financiarem-se de forma sustentada, monitorizando através de um sistema de informação para a gestão assente e apropriada infraestrutura tecnológica. Permitir que os estudantes desenvolvam as suas capacidades de apoio às entidades na escolha de um sistema tecnológico, totalmente digital, que suporte a gestão dos investimentos e o seu financiamento de forma flexível, simples e fiável, proporcionando informação para a gestão a qualquer momento com elevada qualidade e utilidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: OA1 - Calcular os juros (e a taxa de juro respetiva), o valor atual e o valor futuro envolvidos numa operação financeira para um determinado prazo, de acordo com várias bases de calendário. OA2 - Converter uma taxa anual, numa taxa periódica de juro, em termos nominais e em termos efetivos. OA3 - Determinar fluxos financeiros de operações de aplicação e financiamento (vendas a crédito, leasing e outros empréstimos), calcular a TAE e a TAEG daí resultantes e fazer quadros (planos) de reembolso de empréstimos. OA4 - Descrever e calcular o Cash Flow num projeto de investimento. OA5 - Calcular e interpretar os principais critérios de avaliação de um projeto. OA6 - Utilizar o Excel em todos os objetivos descritos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A noção de juro, consumo e poupança. 2. Taxa de juro nominal vs efetiva e nominal (corrente) vs real, taxas equivalentes e taxas spot e forward. 3. Juros simples, descontos por dentro e por fora, e compostos; bases de calendário. 4. Conceitos de atualização e capitalização, equação do valor, TAE e TAEG. 5. Juros de conta corrente, desconto bancário de letras, reforma de letras, pagamentos a prestações. 6. Fluxos periódicos e regulares: rendas. 7. Aplicações, avaliação de imóveis e operações de financiamento (leasing e ALD, empréstimos). 8. Empréstimos: formulas gerais e quadros de reembolso, revisão de contratos e cláusulas especiais. 9. Investimentos reais: natureza, conceito de cash flow e taxa de atualização. 10. Critérios de avaliação: VAL, TIR, IRP, PRI.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - ponto 1 a 4 do programa OA2 - ponto 2 do programa OA3 - pontos 5 e 8 do programa OA4 - ponto 9 do programa OA5 - ponto 10 do programa OA6 - pontos 2, 4 a 8 e 10 do programa
Avaliação / Assessment
> Avaliação contínua: assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%. > Avaliação por exame: para alunos que reprovem na avaliação contínua, ou que optem por avaliação por exame, ou que pretendam melhoria de nota - exame com ponderação de 100%, e nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA2 - Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, que visam aplicar a tecnologia aos quadros teóricos de referência MEA3 - Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, em ambiente tecnológico MEA4 - Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 - OA1 a OA2 e OA4 e OA6 MEA2 - OA3 e OA5 a OA6 MEA3 - OA3 e OA6 MEA4 - OA1 a OA6
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Ed., Sílabo. Curto, J. D., Vieira, D. S. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Ed., Sílabo. Mota, A. G., Barroso, C., Soares, H., Laureano, L. (2023). Introdução às Finanças, 4ª Ed., Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Fabozzi, F.J., Fabozzi, F.A., Lopez de Prado, M., & Stoyanov, S. V. (2021). Asset Management: Tools and Issues. World Scientific. Hastings, N. A. (2021). Physical asset management. London: Springer. Borges, A., A. Rodrigues, R. Rodrigues e J. A. Rodrigues (2021). Elementos de Contabilidade Geral, 27rd Ed. Áreas Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16