Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04156
Acrónimo :
04156
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Integrar de forma estratégica Pessoas, Processos e Sistemas e compreender o impacto da evolução dos sistemas de informação de RH na gestão e tomada de decisão das organizações. Enquadrar o processo de transformação digital na área de RH.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: 1. Integrar a Gestão de Pessoas no contexto do negócio da organização, bem como no contexto social, político e económico onde intervém a organização. 2. Caracterizar as práticas da Gestão de Pessoas; 3. Contextualizar o processo de transformação digital na área de gestão de pessoas como veículo ao posicionamento estratégico nas organizações; 4. Integrar a utilização de RPA (Robot Process Automation) e Chatbots na área de gestão de pessoas, assim como a prática de HR Analytics.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Os papéis da Gestão de Pessoas: de administrador de pessoal a parceiro estratégico 2. Gerir pessoas em diferentes momentos estratégicos e na era tecnológica 3. As práticas da Gestão de Pessoas 4. Sistemas Integrados e o conceito de ERP (Enterprise Resource Planning) e suas funcionalidades 5. Automatização de processos: Criação de RPA (Robot Process Automation) nos processos de RH e Chatbots 6. Análise de indicadores - HR Analytics 7. Casos práticos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? ponto 1 a 6 do programa OA2 ? pontos 2 e 3 do programa OA3 ? pontos 1 e 4 do programa OA4 - pontos 5, 6 e 7 do programa

Avaliação / Assessment


Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min. 75% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) trabalho de grupo com resolução de caso prático e sua discussão: 40%; b) teste escrito: 60%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10. Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, face aos objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas-base teórica de referência 2. Participativas, análise e discussão de casos de estudo, para aplicação da tecnologia às bases teóricas 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, em ambiente tecnológico 4. Auto-estudo, através de trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 ? OA1, OA2, OA3, OA4 MEA2 ? OA1, OA2, OA3, OA4 MEA3 ? OA2, OA3, OA4 MEA4 ? Transversal a todos os OA

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ustundag, A., & Cevikcan, E. (2017). Industry 4.0: Managing The Digital Transformation. Birmingham: Springer. Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH. Duarte, A., Nascimento, G. e Almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção, in Machado, C. e Davim, J.P. (Eds) Organização e Políticas Empresariais. Lisboa: Conjuntura Actual Editora

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Sen, S. (2020). Digital HR Strategy: Achieving Sustainable Transformation in the Digital Age. New York: Kogan Page. Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2007). Management Information Systems, 10th Edition, Prentice Hall. Larson, W. (2021). HR Transformation: Lead Your Business Into HR 3.0 and Beyond. New York: WadeLarson. Hussain, Z., Wallace, J., & Cornelius, N. E. (2007). The use and impact of human resource information systems on human resource management professionals. Information & Management, 44, 74-89. Cantoni, F. & Mangia, M. (2020). Human Resource Management and Digitalization. Routledge: Oxfordshire. Cameron, E. & Green, M. (2012). Making sense of change management - A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change. Kogan Page. Buller, P. F. and McEvoy. G. (2012). Strategy, human resource management and performance: Sharpening the line of sight. Human Resource Management Review, 22, 43-56

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16