Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
340 - Ciências empresariais
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Capacitar os alunos para uma participação activa e eficaz no processo de gestão estratégica empresarial, através da apresentação, discussão e aplicação dos principais conceitos, metodologias e instrumentos da estratégia. A aplicação priveligiará o contacto dos alunos com as dinâmicas de ambientes tecnológicos digitais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: OA1. Compreender o processo de análise, formulação e implementação da estratégia empresarial. OA2. Aplicar eficazmente os principais instrumentos e frameworks respeitantes a esse processo. OA3. Analisar criticamente a selecção de alternativas estratégicas. OA4. Aplicar melhores práticas no planeamento, orçamentação, implementação e controlo das estratégias escolhidas. OA5. Desenvolver pensamento crítico face a temas estratégicos, com foco em ambientes tecnológicos digitais. OA6. Aplicar práticas e instrumentos estratégicos a casos de estudo, ambientes competitivos simulados, e análise de empresas reais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Fundamentos de estratégia CP2. Formulação da estratégia – visão, missão e valores CP3. Análise da envolvente externa mediata e imediata CP4. Análise da envolvente interna – VRIO e competências dinâmicas CP5. Estratégias de negócio – estratégias genéricas e blue ocean CP6. Estratégias corporativas – integração vertical, outsourcing estratégico, diversificação, alianças estratégicas, internacionalização, fusões e aquisições CP7. Planeamento, orçamentação, implementação, controlo e balanced scorecard CP8. Temáticas actuais da estratégia – ambientes tecnológicos digitais, ética, RSC, sustentabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos 1 (CP1) a CP7 encontram-se associados ao OA1, que refere que os alunos deverão compreender o processo de análise, formulação e implementação da estratégia empresarial. Os CP2 a CP7 encontram-se associados ao OA2, que refere que os alunos deverão aplicar eficazmente os principais instrumentos e frameworks. Os CP5 e CP6 encontram-se associados ao OA3, que refere que os alunos deverão analisar criticamente alternativas estratégicas. Os conteúdos programáticos CP7 encontram-se associados ao OA4, que refere que os alunos deverão aplicar melhores práticas no planeamento, orçamentação, implementação e controlo das estratégias escolhidas. Os conteúdos programáticos CP2 a CP8 encontram-se associados ao OA5, que refere que os alunos deverão desenvolver pensamento crítico face a temas estratégicos. Os conteúdos programáticos CP2 a CP8 encontram-se associados ao OA6, que refere que os alunos deverão aplicar práticas e instrumentos estratégicos.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: assiduidade mínima 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) Quizzes individuais nas sessões: 15% b) Relatório em grupo: aplicação de conceitos a análise de empresa real: 25% c) Relatório em grupo: análise crítica de resultados da simulação empresarial: 25% d) Prova escrita: 35% Avaliação por Exame: alunos que optem apenas por época de exame: ponderação 100%, nota mínima 10. 2ª época: para alunos que reprovem na 1ª época ou pretendam melhoria de nota, prova escrita com ponderação de 100%, nota mínima 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, pensamento crítico, e comunicação, de forma a fazer face aos objectivos definidos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) utilizadas na UC: MEA1. Expositivas: base teórica de referência. MEA2. Participativas: análise e discussão de casos de estudo, para aplicação prática de conceitos. MEA3. Participativas: quizzes (avaliados e não avaliados) para consolidação de aprendizagem. MEA4. Activas: participação em ambiente competitivo simulado e análise de resultados, em grupo. MEA5. Auto-estudo: trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino aprendizagem (MEA) vs Objectivo de Aprendizagem (OA): MEA1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência irão ser utilizadas para responder aos OA1 a OA5; MEA2. Aulas Participativas, com análise e resolução de casos práticos será utilizadas para responder aos OA2, OA3, OA5 e OA6; MEA3. Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio serão utilizadas para responder aos OA1 a OA4; MEA4. Aulas Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo serão utilizadas para responder aos OA2 a OA6; MEA5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas permitirá aos alunos cimentar os seus conhecimentos de forma a ir de encontro aos OA1 a OA6.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., and Strickland, A. (2022). Crafting & Executing Strategy: the quest for competitive advantage: concepts and cases. McGraw-Hill (23rd ed)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25