Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04160
Acrónimo :
04160
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Capacitar os alunos para uma participação activa e eficaz no processo de gestão estratégica empresarial, através da apresentação, discussão e aplicação dos principais conceitos, metodologias e instrumentos da estratégia. A aplicação priveligiará o contacto dos alunos com as dinâmicas de ambientes tecnológicos digitais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: OA1. Compreender o processo de análise, formulação e implementação da estratégia empresarial. OA2. Aplicar eficazmente os principais instrumentos e frameworks respeitantes a esse processo. OA3. Analisar criticamente a selecção de alternativas estratégicas. OA4. Aplicar melhores práticas no planeamento, orçamentação, implementação e controlo das estratégias escolhidas. OA5. Desenvolver pensamento crítico face a temas estratégicos, com foco em ambientes tecnológicos digitais. OA6. Aplicar práticas e instrumentos estratégicos a casos de estudo, ambientes competitivos simulados, e análise de empresas reais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos de estratégia 2. Formulação da estratégia – visão, missão e valores 3. Análise da envolvente externa mediata e imediata 4. Análise da envolvente interna – VRIO e competências dinâmicas 5. Estratégias de negócio – estratégias genéricas e blue ocean 6. Estratégias corporativas – integração vertical, outsourcing estratégico, diversificação, alianças estratégicas, internacionalização, fusões e aquisições 7. Planeamento, orçamentação, implementação, controlo e balanced scorecard 8. Temáticas actuais da estratégia – ambientes tecnológicos digitais, ética, RSC, sustentabilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: pontos 1 a 7 do programa OA2: pontos 2 a 7 do programa OA3: pontos 5 e 6 do programa OA4: ponto 7 do programa OA5: pontos 2 a 8 do programa OA6: pontos 2 a 8 do programa

Avaliação / Assessment


Época normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) Quizzes individuais nas sessões: 15% a) Relatório em grupo: aplicação de conceitos a análise de empresa real: 25% b) Relatório em grupo: análise crítica de resultados da simulação empresarial: 25% c) Exame escrito: 35% Alunos que optem apenas por exame individual: ponderação 100%, nota mín. 10. Época de recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mín. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, pensamento crítico, e comunicação, de forma a fazer face aos objectivos definidos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) utilizadas na UC: 1. Expositivas: base teórica de referência. 2. Participativas: análise e discussão de casos de estudo, para aplicação prática de conceitos. 3. Participativas: quizzes (avaliados e não avaliados) para consolidação de aprendizagem. 4. Activas: realização de trabalho de grupo, analisando empresa real. 5. Activas: participação em ambiente competitivo simulado e análise de resultados, em grupo. 6. Auto-estudo: trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam aqui as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objectivos de aprendizagem (OA). MEA1: OAs 1 a 5 MEA2: OAs 2, 3, 5 e 6 MEA3: OAs 1 a 4 MEA4: OAs 2 a 6 MEA5: Transversal a todos os OAs MEA6: Transversal a todos os OAs

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., and Strickland, A. (2022). Crafting & Executing Strategy: the quest for competitive advantage: concepts and cases. McGraw-Hill (23rd ed)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16