Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04160
Acrónimo :
04160
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Capacitar os alunos para uma participação activa e eficaz no processo de gestão estratégica empresarial, através da apresentação, discussão e aplicação dos principais conceitos, metodologias e instrumentos da estratégia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Explicar o processo de análise, formulação e implementação da estratégia empresarial OA2. Aplicar eficazmente os principais instrumentos e frameworks respeitantes a esse processo OA3. Analisar criticamente a seleção de alternativas estratégicas OA4. Determinar os instrumentos de implementação, planeamento e orçamentação ideais para a concretização da(s) estratégia(s) escolhida(s) OA5. Aplicar práticas e instrumentos estratégicos a projetos, casos de estudo, ambientes competitivos simulados, e análise de empresas reais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Fundamentos – estratégia na prática CP2. Formulação da estratégia – visão, missão e valores CP3. Análise da envolvente externa mediata e imediata CP4. Análise da envolvente interna – VRIO e competências dinâmicas CP5. Estratégias de negócio – estratégias genéricas e blue ocean CP6. Estratégias corporativas – integração vertical, outsourcing estratégico, diversificação, alianças estratégicas, internacionalização, fusões e aquisições 7. Planeamento, orçamentação, implementação, controlo e balanced scorecard

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA): OA1: ponto 2 do programa introduz o processo, e pontos 2 a 7 do programa expandem sobre cada elemento do processo. OA2: ponto 1 do programa implica a aplicação inconsciente dos instrumentos e frameworks, para estabelecer ponto de partida, e pontos 2 a 7 do programa motivam a transição da aplicação inconsciente para consciente em cada instrumento e framework. OA3: pontos 5 e 6 do programa fornecem detalhe para compreensão básica e aplicação detalhada de cada estratégia de negócio e corporativa. OA4: ponto 7 do programa apresenta em detalhe os instrumentos da posta em prática da estratégia, após alunos terem-nos aplicado inconscientemente no ponto 1. OA5: ponto 1 do programa implica a aplicação a um ambiente competitivo simulado, e pontos 2 a 7 implicam a aplicação a projetos, casos de estudo e análise de empresas reais.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre Critérios mínimos: - Assiduidade mínima de 80% - Participação em todos os instrumentos de avaliação ao longo do semestre. Instrumentos de avaliação: a) Entregável de projeto A – visão, missão, valores: sem requisitos de admissão ou nota mínima, avaliação em grupo, peso 5% b) Entregável de projeto B – análise da envolvente externa: sem requisitos de admissão ou nota mínima, avaliação em grupo, peso 20% c) Entregável de projeto C – análise da envolvente interna: sem requisitos de admissão ou nota mínima, avaliação em grupo, peso 5% d) Entregável de projeto D – estratégias de negócio: sem requisitos de admissão ou nota mínima, avaliação em grupo, peso 20% e) Relatório de análise retrospetiva de resultados da simulação: requisito de admissão de ter participado na simulação de negócio, sem nota mínima, avaliação individual, peso 10%. f) Exame de escolha múltipla: sem requisitos de admissão, nota mínima 9,5, avaliação individual, peso 40% Avaliação por exame g) Exame escrito: sem requisitos de admissão, nota mínima 9,5, avaliação individual, peso 100% Época de recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame escrito com ponderação de 100%, nota mínima 9,5. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) utilizadas na UC: MEA1. Expositiva: base teórica de referência MEA2. Ativa: participação, em grupo, em ambiente competitivo simulado (simulação de negócio) MEA3. Ativa: participação, em grupo, em projeto que simula realidade da formulação estratégica MEA4. Participativa: análise e discussão de casos de estudo, para aplicação prática de conceitos MEA5. Participativa: quizzes (não avaliados) para consolidação de aprendizagem 6. Autoestudo: trabalho autónomo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC implica a aplicação de conhecimento e instrumentos de índole tradicionalmente pouco tangível, pelo que as metodologias de ensino adotadas são-no de forma a materializar conceitos para os alunos, maximizando a eficácia da aprendizagem. As aulas são teórico-práticas, adotando uma estrutura de exposição de conteúdos inicial, com aplicação subsequente dos mesmos. A adoção de uma simulação de negócio permite aos alunos experienciar, na prática, as consequências das suas decisões estratégicas; e a formulação de grande parte da UC em torno de project-based learning permite aos alunos desenvolver instrumentos que lhes permitam, na prática, tomar as decisões estratégicas de forma informada. De forma esquematizada, e assumindo acrónimos ME (metodologias de ensino), MA (metodologias de avaliação) e OA (objetivos de aprendizagem): ME1: OA 1 a 4 ME2: OA 2 a 5 ME3: OA 2 a 5 ME4: transversal a todos os OA ME5: OA 3 e 4 ME6: transversal a todos os OA ME1: MA a) a f) ME2: MA e) ME3: MA a) a d) ME4: MA a), b), c), d), f) ME5: MA f) ME6: MA a) a f)

Observações / Observations


Utilização de ferramentas de GenAI é aceite na UC – para os instrumentos de avaliação a) a e). O ónus da avaliação realizada será na qualidade dos entregáveis e na aderência dos mesmos às situações específicas discutidas – exigindo desta forma uma utilização responsável e informada destas ferramentas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., and Strickland, A. (2024). Crafting & Executing Strategy: Concepts: 2024 Release ISE. McGraw-Hill (24th edition)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-12