Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
220 - Humanidades
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular explora a evolução histórica das economias e dos sistemas políticos desde a emergência do capitalismo e da democracia moderna. Através da análise das principais transformações económicas, políticas e ideológicas, os estudantes serão levados a compreender as causas e consequências dos momentos-chave dessa evolução. A abordagem adoptada destaca as interações entre mudanças económicas e políticas, bem como o papel das ideologias na configuração dos sistemas económicos e políticos. O objetivo central é proporcionar uma visão estruturada e crítica sobre as dinâmicas históricas do capitalismo e da democracia, incentivando a reflexão informada sobre os desafios contemporâneos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Identificar correctamente as principais etapas da evolução do capitalismo e da democracia; OA2. Relacionar as principais transformações políticas com as mudanças económicas - e vice versa OA3. Identificar as principais ideologias politico-económicas e o contexto em que emergiram OA4. Dominar os principais conceitos da UC e saber aplicá-los na exposição oral e escrita
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P0. Capitalismo e democracia: definições e modelos P1. As revoluções industrial e francesa (1750-1815) P2. O período da supremacia britânica (1815-1870) P3. A globalização da era liberal (1870-1914) P4. O período entre as duas guerras mundiais (1914-1945) P5. A era do crescimento e da descolonização (1945-1973) P6. A globalização neoliberal (1973-...?) P7. Capitalismo e democracia: contradição ou complementaridade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão estruturados de forma a assegurar a progressão no conhecimento necessário para atingir os objetivos de aprendizagem. O percurso cronológico da UC permite ao estudante identificar as principais etapas da evolução do capitalismo e da democracia (OA1) e compreender a sua relação recíproca (OA2), desde a emergência dos sistemas políticos e económicos modernos até à globalização neoliberal. O estudo das ideologias político-económicas (OA3) decorre do enquadramento de cada período, analisando o seu contexto e impacto. A introdução e conclusão da UC fornecem os conceitos fundamentais e fomentam a reflexão crítica sobre as relações entre capitalismo e democracia, garantindo que os estudantes saibam aplicá-los na exposição oral e escrita (OA4).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Avaliação escrita (70%) - Avaliação oral (20%) - Participação nas aulas (10%). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima de oito valores em cada elemento de avaliação. É exigida uma presença mínima em 3/4 das aulas. Avaliação por exame: Prova escrita individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A unidade curricular adota uma abordagem pedagógica que combina exposições teóricas com discussão de textos e análise de casos históricos, promovendo uma compreensão crítica da evolução do capitalismo e da democracia. Esta metodologia está alinhada com o modelo pedagógico do Iscte, que privilegia uma abordagem interativa e contextual, focada na modernização do país e nas necessidades sociais e económicas. As aulas teóricas (T) são expositivas, focadas na transmissão de conceitos e modelos teóricos fundamentais. Estas sessões são complementadas por aulas teórico-práticas (TP), que combinam a exposição teórica com a realização de tarefas que permitem uma melhor compreensão e análise dos conceitos apresentados. A análise de casos históricos é utilizada para aplicar o conhecimento adquirido e fomentar a capacidade crítica dos estudantes. A discussão de textos é uma componente essencial, incentivando os estudantes a refletirem sobre as leituras prévias e a participarem ativamente nas aulas. Esta prática está em consonância com a ênfase do Iscte na aprendizagem dialógica, onde o estudante é um agente ativo no seu processo de aprendizagem. O envolvimento ativo dos estudantes é promovido através de metodologias participativas, como debates guiados e fóruns de discussão, que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas. Estas atividades são fundamentais para alcançar os objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3), permitindo aos estudantes identificar as principais etapas históricas, compreender as relações entre mudanças económicas e políticas, e contextualizar as ideologias político-económicas. Além disso, a unidade curricular incorpora métodos de ensino ativos, como a aprendizagem baseada em projetos e estudos de caso, que estão alinhados com a abordagem do Iscte de promover uma aprendizagem em profundidade, global e integral. Estas metodologias permitem aos estudantes explorar, interagir e analisar criticamente os conteúdos, desenvolvendo competências transversais essenciais para o seu percurso académico e profissional. A utilização de tecnologias educativas, como plataformas de e-learning, é incentivada para complementar as atividades presenciais e promover a autonomia dos estudantes. O feedback contínuo, tanto formal como informal, é valorizado para ajudar os estudantes a refletirem sobre o seu percurso e a dirigirem os seus esforços de forma eficaz. Em suma, as metodologias de ensino e de aprendizagem desta unidade curricular estão articuladas com o modelo pedagógico do Iscte, promovendo uma educação inclusiva, interativa e centrada no estudante, que valoriza a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências num contexto colaborativo e interdisciplinar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e avaliação desta UC foram concebidas para garantir a aquisição e aplicação dos conhecimentos e competências definidos nos objetivos de aprendizagem. A abordagem pedagógica combina exposições teóricas com discussão de textos e análise de casos históricos, promovendo a compreensão crítica da evolução do capitalismo e da democracia. O envolvimento ativo dos estudantes nas aulas fomenta a capacidade de identificar as principais etapas históricas (OA1), compreender as relações entre mudanças económicas e políticas (OA2) e contextualizar as ideologias político-económicas (OA3). A avaliação escrita (70%) permite aferir a capacidade dos estudantes para estruturar argumentos fundamentados, demonstrando o domínio dos conceitos centrais e a sua aplicação na análise dos períodos históricos abordados (OA4). A avaliação oral (20%) incentiva a comunicação clara e rigorosa das ideias, assegurando que os estudantes saibam expor e debater os conteúdos da UC com fluidez e espírito crítico. A participação nas aulas (10%) valoriza a assiduidade e o contributo para as discussões, promovendo o pensamento autónomo e a capacidade de argumentação. A exigência de uma nota mínima de oito valores em cada componente garante que os estudantes desenvolvem todas as competências essenciais da UC. A obrigatoriedade de presença em pelo menos 3/4 das aulas reforça o envolvimento contínuo no processo de aprendizagem, essencial para a consolidação dos conhecimentos e para o desenvolvimento das competências analíticas e comunicativas pretendidas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Berman, S. (2019). Democracy and Dictatorship in Europe: From the Ancien Régime to the Present Day. Oxford: Oxford University Press. Frieden, J. A. (2006). Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century. New York: W. W. Norton. Hobsbawm, E. (1994). The Age of Extremes: The Short Twentieth Century 1914-1991. London: Abacus. Hobsbawm, E. (1989). The Age of Empire 1875-1914. New York: Vintage Books. Hobsbawm, E. (1975). The Age of Capital 1848-1875. London: Abacus. Hobsbawm, E. (1962). The Age of Revolution 1789-1848. New York: Vintage Books. Lachmann, R. (2010). States and Power. Cambridge: Polity.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Tilly, C. (2007). Democracy. Cambridge University Press. Thomas, G. (2017). Can Liberal Democracy Survive Capitalism?. Critical Review, 29(4), 530-544. Kuttner, R. (2018). Can democracy survive global capitalism?. WW Norton & Company. Kennedy, P. (2010). The rise and fall of the great powers: economic change and military conflict from 1500 to 2000. Vintage. Iversen, T., & Soskice, D. (2019). Democracy and prosperity. Princeton University Press. Held, D. (2006). Models of democracy. Polity. Eichengreen, B. (2019). Globalizing capital. Princeton University Press. Crouch, C. (2011). The strange non-death of neo-liberalism. Polity. Boyer, R. (2007). «Capitalism Strikes Back: Why and What Consequences for Social Sciences?» Revue de la régulation, n. 1 (Abril): 1-22. Amable, B. (2003). The diversity of modern capitalism. Oxford: Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-04