Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04163
Acrónimo :
04163
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


220 - Humanidades

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


---

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar e debater as principais etapas das economias e dos sistemas políticos desde a emergência do capitalismo e da democracia moderna, bem como as causas e consequências dos principais momentos dessa evolução.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz: OA1. Identificar correctamente as principais etapas da evolução do capitalismo e da democracia; OA2. Relacionar as principais transformações políticas com as mudanças económicas - e vice versa OA3. Identificar as principais ideologias politico-económicas e o contexto em que emergiram OA4. Dominar os principais conceitos da UC e saber aplicá-los na exposição oral e escrita

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P0. Capitalismo e democracia: definições e modelos P1. As revoluções industrial e francesa (1750-1815) P2. O período da supremacia britânica (1815-1870) P3. A globalização da era liberal (1870-1914) P4. O período entre as duas guerras mundiais (1914-1945) P5. A era do crescimento e da descolonização (1945-1973) P6. A globalização neoliberal (1973-...?) P7. Capitalismo e democracia: contradição ou complementaridade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O processo de ensino-aprendizagem em cada um dos pontos do programa será guiado pelos objectivos de aprendizagem referidos.

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: [i] Trabalho escrito individual (50%, 0-10 valores), [ii] Apresentação individual sobre o trabalho em curso e documento escrito de preparação da mesma (25%, 0-5 valores), [iii] Participação nas aulas (25%, 0-5 valores). Para serem aprovados os alunos têm de obter uma nota mínima em cada elemento de avaliação (2,5 valores nos elementos [i] e [ii], 5 valores no elemento [iii]). Avaliação final: Prova escrita individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem inclui aulas expositivas, aulas baseadas em questões sobre textos de leitura prévia e aulas de apresentação preparadas pelos alunos com base no trabalho em curso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os três tipos de metodologias adoptadas contribuem para os OA 1 a 3. As aulas de apresentações e de resposta a questões com base em leitura prévias contribuem para o OA4.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lachmann, R. (2010). States and power. Polity. Frieden, Jeffry A. (2006). Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century. Nova Iorque: W. W. Norton. Hobsbawm, E. 1994. The Age of Extremes: The Short Twentieth Century 1914-1991. Londres: Abacus. Hobsbawm, E. 1989. The Age of Empire 1875-1914. Nova Iorque: Vintage Books. Hobsbawm, E. 1975. The Age of Capital 1848-1875. Londres: Abacus. Hobsbawm, E. 1962. The Age of Revolution 1789-1848. Nova Iorque: Vintage Books. Berman, S. (2019). Democracy and dictatorship in Europe: from the Ancien Régime to the Present Day. Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tilly, C. (2007). Democracy. Cambridge University Press. Thomas, G. (2017). Can Liberal Democracy Survive Capitalism?. Critical Review, 29(4), 530-544. Kuttner, R. (2018). Can democracy survive global capitalism?. WW Norton & Company. Kennedy, P. (2010). The rise and fall of the great powers: economic change and military conflict from 1500 to 2000. Vintage. Iversen, T., & Soskice, D. (2019). Democracy and prosperity. Princeton University Press. Held, D. (2006). Models of democracy. Polity. Eichengreen, B. (2019). Globalizing capital. Princeton University Press. Crouch, C. (2011). The strange non-death of neo-liberalism. Polity. Boyer, R. (2007). «Capitalism Strikes Back: Why and What Consequences for Social Sciences?» Revue de la régulation, n. 1 (Abril): 1-22. Blyth, M. (2009). "Political economy: An approach to comparative analysis or a subfield within a subfield?". In M. Lichbach & A. Zuckerman. Comparative politics: rationality, culture, and structure. Cambridge University Press. Amable, B. (2003). The diversity of modern capitalism. Oxford: Oxford University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16