Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
142 - Ciências da educação
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular tem como objetivos: 1) Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre os princípios fundamentais da acessibilidade e do design inclusivo 2) Permitir a exploração dos principais tipos de deficiências e tecnologias assistivas e estratégias adaptativas 3) Dotar os alunos de competências necessárias para a criação de conteúdos digitais inclusivos e acessíveis em contextos educativos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Distinguir os diferentes tipos de deficiência e características associadas OA2: Identificar os princípios do Design Universal e práticas de design inclusivas OA3: Conhecer os principais desafios funcionais das tecnologias de apoio OA4: Aplicar práticas de acessibilidade a conteúdos digitais OA5: Desenvolver recursos educativos digitais acessíveis e inclusivos, consoante o contexto
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Principais tipos de deficiência: visual, auditivo, motor e cognitivo CP1.1: Necessidades Educativas Especiais CP2: Design universal: princípios e aplicações na aprendizagem. CP2.1:Práticas de design inclusivas CP3: Desafios funcionais das tecnologias de apoio CP4: Acessibilidade aplicada a conteúdos digitais: texto, áudio, imagens complexas, vídeos, gráficos e tabelas CP4.1: Conversão de documentos, legendagem, descrição de áudio, design de documentos acessíveis. CP5: Conteúdos digitais acessíveis e inclusivos para a web em contexto educativo: definição de objetivos e medidas de usabilidade, controlo do conteúdo, escrita de componentes acessíveis customizados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Segue-se o alinhamento dos itens do conteúdo programático (CP) com os objetivos da aprendizagem (OA) : OA1 - {CP1, CP1.1} OA2 - {CP2, CP2.1} OA3 - {CP3} OA4 - {CP2, CP2.1, CP3, CP4, CP4.1} OA5 - {CP1, CP1.1, CP2, CP2.1, CP3, CP4, CP4.1, CP5}
Avaliação / Assessment
Avaliação contínua: projeto (60%) e teste teórico-prático (40%), ou Avaliação final: exame (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Total de 150 horas: - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, demonstrações, apresentações audiovisuais (12 h) - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações convidadas (3 h) - Aulas ativas: realização de exercícios, dos entregáveis do projeto de grupo e apresentação do projeto (21h) - Aula de apoio tutorial(1h) - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo (113h)
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA4 + OA5 Aulas ativas com a realização de exercícios práticos e dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Nielsen, J. (2006). Prioritizing Web Usability. New Riders Press Halder, S., & Argyropoulos, V. (Eds.). (2019). Inclusion, equity and access for individuals with disabilities: Insights from educators across world. Springer. Ghosh, S. C. (2017). Technology for Inclusion Special Education, Rehabilitation, for All. Linus Learning. Gilbert, R. M. (2019). Designing with Accessibility in Mind. In Inclusive Design for a Digital World (pp. 1-20). Apress, Berkeley, CA. Firth, A. (2019). Practical web inclusion and accessibility: A comprehensive guide to access needs. Apress.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16