Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04165
Acrónimo :
04165
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular tem como objetivos: 1) Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre os princípios fundamentais da acessibilidade e do design inclusivo 2) Permitir a exploração dos principais tipos de deficiências e tecnologias assistivas e estratégias adaptativas 3) Dotar os alunos de competências necessárias para a criação de conteúdos digitais inclusivos e acessíveis em contextos educativos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Distinguir os diferentes tipos de deficiência e características associadas OA2: Identificar os princípios do Design Universal e práticas de design inclusivas OA3: Conhecer os principais desafios funcionais das tecnologias de apoio OA4: Aplicar práticas de acessibilidade a conteúdos digitais OA5: Desenvolver recursos educativos digitais acessíveis e inclusivos, consoante o contexto

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Principais tipos de deficiência: visual, auditivo, motor e cognitivo CP1.1: Necessidades Educativas Especiais CP2: Design universal: princípios e aplicações na aprendizagem. CP2.1:Práticas de design inclusivas CP3: Desafios funcionais das tecnologias de apoio CP4: Acessibilidade aplicada a conteúdos digitais: texto, áudio, imagens complexas, vídeos, gráficos e tabelas CP4.1: Conversão de documentos, legendagem, descrição de áudio, design de documentos acessíveis. CP5: Conteúdos digitais acessíveis e inclusivos para a web em contexto educativo: definição de objetivos e medidas de usabilidade, controlo do conteúdo, escrita de componentes acessíveis customizados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O OA1, que visa distinguir os diferentes tipos de deficiência e características associadas, está diretamente ligado ao CP1 e CP1.1, que abordam os principais tipos de deficiência e as necessidades educativas especiais. O OA2, que se concentra na identificação dos princípios do Design Universal e práticas de design inclusivas, é sustentado pelo CP2 e CP2.1, onde se exploram essas práticas e aplicações na aprendizagem. O OA3, que trata dos desafios funcionais das tecnologias de apoio, é abordado no CP3, assegurando uma compreensão aprofundada destes desafios. A aplicação de práticas de acessibilidade a conteúdos digitais, conforme estipulado no OA4, é desenvolvida através do CP4 e CP4.1, onde se discutem metodologias como a conversão de documentos e legendagem. Finalmente, o OA5, que foca no desenvolvimento de recursos educativos digitais acessíveis, encontra suporte no CP5, que detalha a criação de conteúdos acessíveis e inclusivos para a web em contextos educativos.

Avaliação / Assessment


Devido ao carácter prático da UC, e do trabalho desenvolvido com ligação a um contexto real, apenas existe avaliação ao longo do semestre, não havendo lugar a exame final. Na fase inicial do semestre, que compreende os principais tipos de deficiências, necessidades educativas especiais e o Design universal e inclusivo, existirá um teste escrito, com um peso de 30%, para averiguar os conteúdos teóricos iniciais. Posteriormente, haverá um segundo momento de avaliação, derivado da recolha e tratamento de dados de uma visita feita no contexto da UC, a uma escola de referência em acessibilidade e inclusão, avaliado com um peso de 20%. Por fim, o terceiro momento de avaliação remete para o trabalho final, em que os estudantes terão de desenvolver um recurso educativo, baseado em todo o conhecimento que adquiriram durante o semestre, com um peso de 50%. O estudante não poderá ter nota inferior a 8,5 valores em nenhum elemento de avaliação, e a média final tem de ser superior a 9,5 valores. Poderá ser realizada avaliação oral complementar a qualquer método de avaliação ou para validação da nota final. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Não há lugar a exame em qualquer época, a avaliação final decorrá durante a 1ª Época em regime de avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A Unidade Curricular segue metodologias ativas de aprendizagem, com ênfase em aprendizagem por tarefas, estudos de caso e desenvolvimento de projectos com ligação a contextos reais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC utiliza metodologias ativas de aprendizagem, focando em tarefas e estudos de caso, o que assegura a coerência com os OA. O OA1, que exige a distinção entre diferentes tipos de deficiência, é reforçado através de estudos de caso que permitem aos alunos analisar e discutir cenários reais e simulados. A aprendizagem por tarefas facilita o OA2, ao proporcionar atividades práticas onde os alunos aplicam os princípios do Design Universal e práticas inclusivas. O OA3, que envolve a compreensão dos desafios funcionais das tecnologias de apoio, é aprofundado por meio de tarefas práticas que expõem os alunos às dificuldades e soluções reais. A aplicação de práticas de acessibilidade a conteúdos digitais (OA4) é garantida através de atividades de criação e adaptação de conteúdos, promovendo uma compreensão prática e aplicada. O OA5 é assegurado pela criação de projetos concretos baseados em estudos de caso reais, e ligação a um contexto real, garantido através de uma visita a uma escola de referência na acessibilidade e inclusão, permitindo aos alunos desenvolverem competências práticas e contextualizadas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Nielsen, J. (2006). Prioritizing Web Usability. New Riders Press Halder, S., & Argyropoulos, V. (Eds.). (2019). Inclusion, equity and access for individuals with disabilities: Insights from educators across world. Springer. Ghosh, S. C. (2017). Technology for Inclusion Special Education, Rehabilitation, for All. Linus Learning. Gilbert, R. M. (2019). Designing with Accessibility in Mind. In Inclusive Design for a Digital World (pp. 1-20). Apress, Berkeley, CA. Firth, A. (2019). Practical web inclusion and accessibility: A comprehensive guide to access needs. Apress.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


World Health Organization. (2011). Relatório mundial sobre a de ciência (World report on disability 2011). World Health Organization. Tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. - São Paulo : SEDPcD, 2012. 334 p. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/70670/WHO_NMH_VIP_11.01_por.pdf?sequence=9 Ana Paula Lombardi (org.). (2019) Ergonomia e acessibilidade. Disponível em: https://atenaeditora.com.br/index.php/catalogo/ebook/ergonomia-e-acessibilidade

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-11