Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04167
Acrónimo :
04167
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
- Presencial (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
- Presencial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
10.0h/sem
- Presencial (OT) :
10.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
46.0h/sem
Trabalho Autónomo :
104.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo desta unidade curricular é o de desenvolver nos alunos: o interesse pelo empreendedorismo, a capacidade de reconhecimento e criação de oportunidades de negócio e ainda, o espírito crítico na avaliação das oportunidades de negócios e da sua sustentabilidade tripla: pessoas, planeta e lucro.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecer e saber aplicar: OA1 Processo empreendedor. Tendências tecnológicas relevantes e dinâmicas socio-economicas no contexto macro do empreendedorismo OA2 Metodologias: Plano de Negócios, Lean Startup OA3 Modelos de negócio triplamente sustentáveis, nas suas vertentes social, ambiental e financeira OA4. Diferentes metodologias de inovação aplicada, bem como técnicas de benchmarking do mercado e da concorrência e.g. matriz Ansoff OA5 Desenho do modelo negócio com base na metodologia da tela de produto (BMC) OA6 Perceber a importância de equipas multi-disciplinares e com diferentes valências OA7 Técnicas de criação de MVPs Produtos Mínimos Viáveis de inovações testáveis com potencial de serem triplamente sustentáveis OA8 Pivotear com base nos resultados empiricos obtidos com o MVP OA9 Comunicação com pares e partes interessadas no desenvolvimento do produto, através de apresentação, súmula da oportunidade de negócio (sumário executivo) e apresentação de elevator pitch

Conteúdos Programáticos / Syllabus


C1 Apresentação do Docente.Objetivos da Unidade Curricular.Modelo de Avaliação. Introdução ao Empreendedorismo. Contexto Macro do Empreendedorismo C2 Metodologias: do Plano de Negócios ao Lean Startup. Eventos Recomendados. O que é uma ideia de negócio? Como é que encontramos ideias de negócio? C3 Inovação em Produtos Sustentáveis. Identificação das equipas de trabalho C4 O dilema da inovação com casos de estudo: Framework de inovação,Funil de inovação, Inovação aberta C5 Apresentação da metodologia da tela de produto (BMC) C6 Exemplos de negócios e iniciativas de empreendedorismo triplamente sustentáveis C7 Aprendizagem experimental: teste de uma ideia empreendedora com potencial para ser triplamente sustentável (criar valor económico e/ou social e ambiental) através de MVPs ? Produtos Mínimos Viáveis C8 Avaliação dos resultados do teste empreendedor C9 Apresentação duma ideia de negócio. Comunicação em público (a arte do pitching). Stakeholders relevantes. Estrutura da apresentação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é o seguinte: OA1 - {C1} OA2 - {C2} OA3 - {C3} OA4 - {C4} OA5 - {C5} OA6 - {C6} OA7 - {C7} OA8 - {C8} OA9 - {C9}

Avaliação / Assessment


UC em Avaliação Contínua, não contemplando Exame Final. Presença obrigatória do aluno em 90% das atividades. Pesos da avaliação: - 5% Assiduidade e participação nas aulas. - 70% Trabalho de projeto laboratorial em grupo + apresentação final e discussão individual. - 25% 2 mini-testes com resposta múltipla. Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas (30% da nota),sendo obrigatória a aprovação no projeto em grupo ou a aprovação num projeto individual (70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para um total de 150 horas: Aulas expositivas teórico-práticas. Teoria,demonstrações,apresentações audiovisuais(12h). Aulas participativas.Análise e discussão de casos de estudo.Apresentações convidadas(6h). Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo, utilizando ferramentas do estado-da-arte(18h). Aula de apoio tutorial(1h). Trabalho autónomo por parte do aluno: autoestudo, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo(113h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5+ OA6 + OA7+OA8 Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA2 + OA4 + OA6 + OA7. Aulas ativas com a realização dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA2 + OA3 + OA4 + OA5+ OA6 + OA7+ OA8 + OA9. Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA2 + OA3 + OA4 + OA5+ OA6 + OA7+ OA8 + OA9.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ames, M., & Runco, M. A. (2005). ?Predicting entrepreneurship from ideation and divergent thinking?, Creativity and Innovation Management, 14(3), 311-315. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1467-8691.2004.00349.x Blank, S., ?Four Steps to Epiphany? (2013), primeiros 3 capítulos, K & S Ranch Alex Osterwalder, A., Pigneau, Y. (2010), ?Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers?, primeiras 72 páginas, Wiley, https://canvanizer.com/book/business-model-generation Ries, E. (2017), ?The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses?, capítulos 3 e 4, Penguin Group

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Paul Graham (2012) blog: http://paulgraham.com/startupideas.html Blogs: Alex Osterwalder on ?From Business Plan to Business Model? http://www.youtube.com/watch?v=jMxHApgcmoU&feature=related Steve Blank on ?Customer Development? http://www.youtube.com/watch?v=6t0t-CXPpyM&feature=related Videos: Ames, M., & Runco, M. A. (2005). ?Predicting entrepreneurship from ideation and divergent thinking?, Creativity and Innovation Management, 14(3), 311-315.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16