Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
523 - Electrónica e automação
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de programação e estruturas de dados. Conhecimentos básicos de eletrotecnia e análise de circuitos.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos sobre conceitos gerais e específicos sobre os instrumentação de laboratório, instrumentação industrial, e controlo de sistemas. A unidade curricular ainda viza transmissão de conhecimentos sobre o projeto, implementação para sistemas automáticos de instrumentação e controlo incluindo o controlo digital suportados em plataformas de tempo real.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Identificar os principais elementos de uma malha de controlo, características grandezas físicas e elementos de metrologia associados aos instrumentos e controladores industriais. OA2. Conhecer os principais instrumentos associados ao controlo de processos industriais. OA3 Caracterizar, ensaiar e calibrar módulos de instrumentação industrial OA4. Compreender e Implementar controladores de processos considerando os principais modos de controlo OA5. Projetar e implementar sistemas de instrumentação industrial baseados na utilização dos PLC e plataformas de processamento em tempo real. OA6 Compreender e utilizar protocolos de comunicação industriais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Conceitos Gerais sobre medição e instrumentos de medida e sobre o controlo de processos industriais, CP2:Instrumentação industrial para medição dos grandezas de processo: pressão, força, nível, caudal, temperatura, calor, humidade, densidade, viscosidade e pH. CP3:Condicionamento de sinal para instrumentos industriais: amplificadores, pontes de medida. CP4:Válvulas e atuadores e controlo de motores -aplicações CP5:Modos de controlo e controladores digitais. CP6:Circuitos lógicos programáveis e aplicações CP7:Protocolos de comunicação com aplicação em sistemas de instrumentação e controlo industrial.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos( CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1 ? CP1,CP2; OA2 ? CP2,CP3,CP4; OA3-CP1,CP2,CP3; OA4 ? CP1,CP2,CP3, CP4, CP5; OA5-CP2,CP3,CP4,CP5,CP6; OA6 ? CP1,CP2,CP6, CP7;
Avaliação / Assessment
Laboratório (40%) + Exame escrito (60%), Avaliação continua Nota mínima no lab: 8 Nota mínima no exame: 8 A possibilidade de realizar o exame escrito na época normal ou especial é condicionada de: - Presença nas aulas de laboratório (100%) *, - Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%), - Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%). *Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo ensino-aprendizagem é baseado em aulas teórico-práticas onde é feita a exposição de conceitos e metodologias, são apresentados exemplos de aplicação, e são resolvidos exercícios tipo com discussão e interpretação de resultados. As aulas práticas de laboratório estão orientadas para realização de ensaios com intrumentação e elementos de malha de controlo incluindo a realização de mini-projetos de laboratório.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A apresentação teórica de conceitos e metodologias, complementada com a apresentação de exemplos de aplicação e a resolução de exercícios, proporcionará aos alunos os conhecimentos (saber saber) que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem (OA). A realização de projetos de laboratório visando a resolução de problemas reais, envolvendo instrumentos e equipamentos reais, proporcionará aos alunos as cometências (saber-fazer) que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem (OA). Em todas as aulas da UC serão cultivados valores como o espírito crítico, a imaginação e a éticapara conferir aos alunos os comportamentos (saber estar) adequados a um futuro profissional diplomado.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
William Dunn, Fundamentals of Industrial Instrumentation and Process Control, Second Edition, Mc Graw Hill Education 2018. Octavian Postolache, Instrumentação e Controlo Industrial : Guia de laboratórios, ISCTE-IUL, 2021; William Bolton, Instrumentation and Control Systems, Newnes; 3rd edition, 2021
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wiliam Bolton Instrumentation and Control 2nd edition, Elsevier, 2015 NJATC NJATC Fundamentals of Instrumentation 2nd Edition John G. Webster, Halit Eren Measurement, Instrumentation, and Sensors Handbook, CRC press 2014
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16