Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de álgebra linear, trignometria e de programação.
Objetivos Gerais / Objectives
Com esta UC pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos nos fundamentos do desenho centrado no utilizador de sistemas interativos, assim como da sua prototipagem e avaliação. É dada ênfase aos sistemas que envolvem uma significativa interação humano-robô recorrendo a interfaces contemporâneas (p. ex., multimodais e imersivas). Pretende-se ainda que os estudantes adquiram conhecimentos sobre como desenvolver e utilizar simuladores para apoio ao desenho e validação de sistemas robóticos e das suas interações com colaboradores humanos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão desta unidade curricular o aluno deverá ficar a: OA1: Conhecer os fundamentos do desenho centrado no utilizador de sistemas interativos; OA2: Conhecer os fundamentos do desenho e implementação de interfaces pessoa-robô; OA3: Conhecer os fundamentos da simulação de sistemas robóticos; OA4: Conhecer os fundamentos de teste e validação de sistemas humano-robô.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Fatores humanos, modelos de utilizador, experiência de utilizador e usabilidade. P2. Desenho centrado no utilizador, prototipagem e avaliação de sistemas interativos. P3. Fundamentos da visualização e da interação. P4. Fundamentos das interação humano-robô e da robótica social. P5. Interfaces gráficas, naturais e multimodais na robótica. P6. Interfaces baseadas em realidade virtual e realidade mista na robótica. P7. Simulação de sistemas humano-robô. P8. Teste e validação de sistemas humano-robô.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
? OA1: P1, P2, P3. ? OA2: P4, P5, P6. ? OA3: P7. ? OA4: P8.
Avaliação / Assessment
- Avaliação Periódica: Projeto em grupo (60%) + Teste escrito individual (40%). - Avaliação por Exame: Exame escrito individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são divididas em três módulos que se desenrolam em paralelo ao longo do semestre. O primeiro módulo engloba aulas teóricas expositivas. O segundo módulo é composto por aulas teórico-práticas baseadas num conjunto de fichas de trabalho. O terceiro módulo é composto por aulas laboratoriais, onde os alunos serão introduzidos ao projeto prático e acompanhados no seu desenvolvimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem cobrem aspectos de modelação e implementação, sendo, portanto, essencial a transferência de conhecimento teórico aliado ao desenvolvimento de competências de carácter prático. Por esta razão as metodologias de aprendizagem incluem componentes expositivas, participativas e ativas. Sendo as matérias leccionadas objeto de frequente inovação, torna-se essencial dotar o estudante de competências de pesquisa e análise de literatura técnica e científica. A forte componente de trabalho autónomo considerada procura promover essas competências.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
? Bartneck, C., Belpaeme, T., Eyssel, F., Kanda, T., Keijsers, M., & ?abanovi?, S. (2020). Human-robot interaction: An introduction. Cambridge University Press. ? Alan Dix, Janet E. Finlay, Gregory D. Abowd, and Russell Beale. 2003. Human-Computer Interaction (3rd Edition). Prentice-Hall, Inc., USA.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
--
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16