Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04170
Acrónimo :
04170
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de álgebra linear, trignometria e de programação.

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta UC pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos nos fundamentos do desenho centrado no utilizador de sistemas interativos, assim como da sua prototipagem e avaliação. É dada ênfase aos sistemas que envolvem uma significativa interação humano-robô recorrendo a interfaces contemporâneas (p. ex., multimodais e imersivas). Pretende-se ainda que os estudantes adquiram conhecimentos sobre como desenvolver e utilizar simuladores para apoio ao desenho e validação de sistemas robóticos e das suas interações com colaboradores humanos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão desta unidade curricular o aluno deverá ficar a: OA1: Conhecer os fundamentos do desenho centrado no utilizador de sistemas interativos; OA2: Conhecer os fundamentos do desenho e implementação de interfaces pessoa-robô; OA3: Conhecer os fundamentos da simulação de sistemas robóticos; OA4: Conhecer os fundamentos de teste e validação de sistemas humano-robô.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Fatores humanos, modelos de utilizador, experiência de utilizador e usabilidade. P2. Desenho centrado no utilizador, prototipagem e avaliação de sistemas interativos. P3. Fundamentos da visualização e da interação. P4. Fundamentos das interação humano-robô e da robótica social. P5. Interfaces gráficas, naturais e multimodais na robótica. P6. Interfaces baseadas em realidade virtual e realidade mista na robótica. P7. Simulação de sistemas humano-robô. P8. Teste e validação de sistemas humano-robô.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


? OA1: P1, P2, P3. ? OA2: P4, P5, P6. ? OA3: P7. ? OA4: P8.

Avaliação / Assessment


- Avaliação Periódica: Projeto em grupo (60%) + Teste escrito individual (40%). - Avaliação por Exame: Exame escrito individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são divididas em três módulos que se desenrolam em paralelo ao longo do semestre. O primeiro módulo engloba aulas teóricas expositivas. O segundo módulo é composto por aulas teórico-práticas baseadas num conjunto de fichas de trabalho. O terceiro módulo é composto por aulas laboratoriais, onde os alunos serão introduzidos ao projeto prático e acompanhados no seu desenvolvimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem cobrem aspectos de modelação e implementação, sendo, portanto, essencial a transferência de conhecimento teórico aliado ao desenvolvimento de competências de carácter prático. Por esta razão as metodologias de aprendizagem incluem componentes expositivas, participativas e ativas. Sendo as matérias leccionadas objeto de frequente inovação, torna-se essencial dotar o estudante de competências de pesquisa e análise de literatura técnica e científica. A forte componente de trabalho autónomo considerada procura promover essas competências.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


? Bartneck, C., Belpaeme, T., Eyssel, F., Kanda, T., Keijsers, M., & ?abanovi?, S. (2020). Human-robot interaction: An introduction. Cambridge University Press. ? Alan Dix, Janet E. Finlay, Gregory D. Abowd, and Russell Beale. 2003. Human-Computer Interaction (3rd Edition). Prentice-Hall, Inc., USA.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16