Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04172
Acrónimo :
04172
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


No final do semestre, discentes deverão ser capazes de aplicar os conceitos-base da ciência política para discutir temáticas relevantes na contemporaneidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Compreender o objeto e objetivo da ciência política; Conhecer as instituições políticas; Compreender as principais características dos regimes políticos; Desenvolver competências analíticas e de investigação, assim como capacidades de comunicação e organização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O que é a política? O que é ciência política? Porque e como se faz ciência política? a. Objeto e objetivos b. Conceções de poder c. Perspetiva histórica d. Subdisciplinas e. Metodologias f. Interdisciplinaridade e interseccionalidade g. Comunicação em ciência política 2. Desafios em ciência política a. Participação na política b. Igualdade e diversidade c. Está a democracia em crise? d. Emergência climática e. Governança digital

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos adequam-se aos objectivos de uma disciplina introdutória e genérica, fornecendo um conjunto de conhecimentos de base relativos a questões de método, abordagens e temáticas fulcrais da política contemporânea.

Avaliação / Assessment


1.ª época Discussões e trabalhos propostos em contexto de sala de aula (análise de textos; apresentações; estudos de caso; simulações) – 30% Mini-testes – 30% Trabalho final – 40% Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10 2.ª época Teste final – 100% Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10 3.º época Teste final – 100% Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas serão teóricas-práticas, lideradas pela docente com participação do grupo discente nas discussões e trabalhos de grupo e individuais propostos. Discentes contarão com o apoio da docente durante as aulas e no horário de atendimento, e também por interação por via eletrónica. Contarão também com os textos base da disciplina, disponibilizados nas plataformas habituais, assim como a documentos contendo informação detalhada e guias para a concretização dos trabalhos propostos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adotadas são apropriadas aos objetivos de ensino e coerentes com a estratégia pedagógica adotada na licenciatura. Os alunos terão acesso a fontes bibliográficas atualizadas, às notas e apresentações da docente e a guias de realização de trabalhos. Trabalharão igualmente com diferentes métodos de criação de conhecimento científico, sempre com o apoio da docente, com vista ao desenvolvimento das competências que estão descritas nos objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fraser, Nancy, “Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy”. Social Text, 25/26, pp.56-80., 1990, -, - Schmitter, Philippe C & Karl, Terry Lynn, “What Democracy Is... and Is Not”. Journal of Democracy, 2-3: 75–88., 1991, -, - Bermeo, Nancy, "On Democratic Backsliding”, Journal of Democracy, 27-1: 5-19, 2016, -, - Rhodes, R. A. W., Binder, Sarah A & Rockman, Bert A., The Oxford Handbook of Political Institutions. Oxford. Oxford University Press., 2006, -, - Ganis, Richard, Politics from A to Z. Berkeley. Zephiros Press., 2015, -, - Clark, William Roberts, Golder, Matt & Golder, Sona Nadenichek, Principles of Comparative Politics. Los Angeles. CQ Press., 2013, -, -

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16