Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04172
Acrónimo :
04172
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Na Unidade Curricular de Introdução à Ciência Política será apresentada uma visão geral dos principais tópicos em Ciência Política. A UC está divida em dois blocos: no primeiro será feita uma exposição geral do tópico da Ciência Política, bem como o seu objeto, método e metodologias de estudo; no segundo será feita uma exposição de diversas temáticas chave que compõem a disciplina, através de uma articulação com exemplos empíricos da realidade contemporânea. No final do semestre, os e as discentes deverão ser capazes de aplicar os conceitos-base da ciência política para discutir temáticas relevantes na contemporaneidade

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender o objeto e objetivo da ciência política; 2. Conhecer os principais conceitos e instituições da ciência política; 3. Compreender as principais características dos regimes políticos; 4. Reconhecer correspondência empírica de diversas temáticas da disciplina; 5. Desenvolver competências analíticas e de investigação, assim como capacidades de comunicação e organização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O que é a política? O que é ciência política? Porque e como se faz ciência política? ▪ Introdução à disciplina ▪ Métodos e Metodologias ▪ Subdisciplinas e Interdisciplinaridade ▪ O conceito de Poder ▪ Estado e Soberania 2. Temáticas em Ciência Política ▪ Democracia(s) e Autocracia(s) ▪ Está a Democracia em Crise? ▪ Instituições e Atores Políticos ▪ Representação Política ▪ Movimentos Sociais ▪ Género e Feminismo ▪ Interseccionalidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos adequam-se aos objetivos de uma disciplina introdutória e genérica, fornecendo um conjunto de conhecimentos de base relativos a questões de método, abordagens e temáticas fulcrais da disciplina da Ciência Política na atualidade. O primeiro módulo do conteúdo programático, ao abordar temas chaves introdutórios como “O que é a política? O que é ciência política? Porque e como se faz ciência política?”, permitirá aos/às alunos/as compreender o objeto e objetivo da Ciência Política; o segundo módulo, ao abordar principais temáticas abordadas em estudos empíricos contemporâneos da disciplina, permitirá aos/às alunos/as principais conceitos e instituições da ciência política, assim como as principais caraterísticas dos regimes políticos da atualidade; no global, os dois módulos irão dotar os/as alunos/as de competências analíticas e de investigação, assim como capacidades de comunicação e organização.

Avaliação / Assessment


1.ª época Participação em aula – 30% Debate em aula – 30% Teste – 40% É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10 2.ª época Teste final – 100% Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10 Época especial Teste final – 100% Nota mínima para obtenção de aproveitamento: 10

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas serão teóricas-práticas, lideradas pela docente com participação do grupo discente nas discussões. O segundo bloco programático contará com a realização de um debate por aula entre os/as discentes relacionado com o tópico da aula em questão. Em cada debate será lançada uma preposição, havendo um grupo de dois discentes a favor e um grupo de dois discentes contra. No início do semestre serão disponibilizados pela docente um conjunto de textos que permitam a preparação prévia, não deixando por isso de incentivar os/as discentes a fazer pesquisa autónoma e relevante. A estrutura dos debates será apresentada na sessão de apresentação da unidade curricular, podendo ser ajustada ao longo do tempo. A inscrição nos debates pode ser feita a partir da primeira aula através da plataforma Moodle. A não inscrição e consequente não participação nos debates fará equivaler a uma nota de zero valores nesta parcela da avaliação. Os e as discentes contarão com o apoio da docente durante as aulas e no horário de atendimento, e também por interação por via eletrónica. Contarão também com os textos base da disciplina, disponibilizados nas plataformas habituais, assim como a documentos contendo informação detalhada e guias para a concretização dos trabalhos propostos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adotadas são apropriadas aos objetivos de ensino e coerentes com a estratégia pedagógica adotada na licenciatura. Os alunos e as alunas terão acesso a fontes bibliográficas atualizadas e às apresentações da docente. Trabalharão igualmente com diferentes métodos de criação de conhecimento científico, sempre com o apoio da docente, com vista ao desenvolvimento das competências que estão descritas nos objetivos de aprendizagem.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lowndes, Vivien; Marsh, David e Stoker, Gerry. (2017). “Theory and Methods in Political Science”. Dahl, R.A. (1957), The concept of power. Syst. Res., 2: 201-215. https://doi.org/10.1002/bs.3830020303 Weber, Max (1919). Politics as a Vocation. Available at: http://fs2.american.edu/dfagel/www/class%20readings/weber/politicsasavocation.pdf Schmitter, Philippe C & Karl, Terry Lynn, “What Democracy Is... and Is Not”. Journal of Democracy, 2-3: 75–88, 1991. Bermeo, Nancy, "On Democratic Backsliding”, Journal of Democracy, 27-1: 5-19, 2016.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-10-30