Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n.a.
Objetivos Gerais / Objectives
A UC visa proporcionar os elementos teóricos e conceptuais fundamentais para o desenvolvimento do estudo da ciência económica de nível universitário.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A. Conhecimento e compreensão das principais teorias e métodos da Ciência Económica - Introdução aos principais conceitos da teoria económica - Conhecimento sobre as relações entre a Economia e outras ciências B. Aplicação de conhecimentos - Capacidade de mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos problemas económicos, de usar as fontes bibliográficas da especialidade e de articular diferentes abordagens na resolução de problemas concretos C. Capacidade de análise e avaliação - Capacidade de análise crítica e de construção de argumentação própria D. Competências de Comunicação - Capacidade de trabalhar em equipa, com vista à prossecução de projectos comuns - Capacidade de comunicação oral e escrita E. Competências de Aprendizagem - Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal ou em grupos - Capacidade de desenvolvimento de níveis mais especializado de aprendizagem - Motivação para aprender ao longo da vida
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A ciência económica 2. Os sistemas económicos 2.1. Famílias 2.2. Empresas 2.3. Bancos 2.4. Estado 2.5. Relações internacionais 2.6. Interdependências e crises 3. Conceitos e categorias fundamentais da Economia 3.1. Bens, serviços, mercadorias 3.2. Produto, rendimento e despesa 3.3. Preços, inflação e deflação 3.4. Stocks e fluxos 3.5. Atividade, emprego, desemprego 3.6. Balança de Pagamentos 3.7. Produtividade e competitividade 3.8. Orçamento do Estado e dívida pública 3.9. Causalidade e correlação 4. Dinâmicas de mercado e instituições 4.1. Mercados de trabalho 4.2. Mercados financeiros 4.3. Transformação económica e alterações climáticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro Objetivo de Aprendizagem (OA) relaciona-se com os pontos 1 a 3 do programa. Os restantes OA serão prosseguidos de forma tranversal.
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica - Cinco mini-testes individuais, dos quais apenas os quatro melhores contam para a nota (25%) - Dois mini-ensaios individuais em ambiente de aula (20%) - Debates em grupo: apresentação de uma posição ou discussão de posições apresentadas por outros grupos (20%) - Apresentação de conceitos em aula (5%) - Prova escrita individual (30%) É requerido um mínimo de 8 valores em cada um dos elementos da avaliação. Avaliação final - Prova escrita individual (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Aulas teóricas expositivas 2. Apresentação e discussão de textos 3. Apresentação e discussão de textos de trabalhos de grupo 4. Identificação e análise de problemas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA A: Aulas teóricas expositivas OA B: Identificação e análise de problemas OA C: Aulas teóricas expositivas OA D: Apresentação e discussão de textos OA E: Todas as metodologias de ensino
Observações / Observations
n.a.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
The Core Team, The Economy (https://www.core-econ.org/the-economy/)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Chang, Ha-Joon (2016). Economia: Guia do Utilizador. Lisboa: Clube do Autor. Louçã, F & Mortágua, F. (2021). Manual de Economia Política. Lisboa: Bertrand.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16