Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04175
Acrónimo :
04175
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa a iniciação dos estudantes de Política, Economia e Sociedade à ciência Sociologia, procurando assegurar que eles conheçam os elementos fundamentais da disciplina, ao nível teórico, metodológico e de agenda de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular visa a iniciação dos estudantes à Sociologia, procurando assegurar que eles atinjam os seguintes objetivos de aprendizagem: a) Conhecimento do objeto da sociologia. b) Conhecimento básico da abordagem sociológica, nas suas componentes epistemológicas, teóricas, metodológicas e técnicas. c) Identificação e análise de temas fundamentais da agenda sociológica contemporânea. d) Capacidade de pesquisar, de forma exploratória, elementos empíricos ilustrativos de problemáticas e temas sociológicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Objeto e método da sociologia 1.1. A perspetiva sociológica: estrutura social, papéis sociais, integração 1.2. A perspetiva sociológica: ação social, conflito, mudança social 1.3. Senso comum e obstáculos ao conhecimento sociológico: a sociologia como perspetiva crítica 1.4. Elementos básicos de teoria sociológica: autores fundadores 2. A agenda sociológica: temas fundamentais 2.1. Família, dinâmicas familiares e ciclo de vida 2.2. O campo educativo: instituições e tendências contemporâneas 2.3. Vida económica, mercado de trabalho e dinâmicas do emprego 2.4. Desigualdades sociais: uma realidade a múltiplas dimensões 2.5. Política, Estado, religião e movimentos sociais 2.6. Sociedade, comunicação e sistema mediático 2.7. Globalização, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão definidos de modo a que os estudantes possam atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos. As seis aulas da primeira parte do programa, "Objeto e método da sociologia" , correspondem aos objetivos definidos nas alíneas a) e b). As aulas da segunda parte do programa, "A agenda sociológica: temas fundamentais" correspondem aos objetivos definidos nas alíneas c) e d). As aulas serão teóricas, teórico-práticas e práticas

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: a) Um teste sobre o ponto 1 do programa (25%). b) Uma apresentação de grupo em aula do ponto 2 do programa (25%). c) Um trabalho individual com componente empírica obrigatória (40%). d) Participação nas aulas de debates em grupo (10%). Avaliação por exame final: 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teóricas e teórico-práticas, de orientação tutorial e do trabalho autónomo dos estudantes, individual e em grupo. O trabalho autónomo do estudante inclui a participação nas aulas, a leitura da bibliografia obrigatória, a consulta de bibliografia opcional e a pesquisa exploratória de material empírico, tendo em vista o cumprimento do processo de avaliação da unidade curricular.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A organização do ensino nesta unidade curricular permite que os estudantes atinjam os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Por um lado, as aulas de exposição por parte do docente, tanto na primeira como na segunda parte do programa, garantem que os estudantes adquiram e sistematizem conhecimentos teóricos, metodológicos e substantivos. Por outro lado, as aulas práticas, na segunda parte do programa, em que grupos de estudantes fazem apresentações sobre temas sociológicos, combinando elementos teóricos e ilustrações empíricas, asseguram que eles alarguem o seu conhecimento da agenda de investigação sociológica e que adquiram capacidade de pesquisar informação empírica relevante.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sociologia- Conceitos e Aplicações, Makron Books Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais Giddens, Anthony (2013), Sociologia, 9ª edição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Costa, António Firmino da (1992), Sociologia, Lisboa, Difusão Cultural. Almeida, João Ferreira de (coord.) (1994), Introdução à Sociologia, Lisboa, Universidade Aberta.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Igualdade de Género ao Longo da Vida. Portugal no contexto europeu, Lisboa, FFMS Desigualdades Sopciais e Práticas de Ação Coletiva na Europa, Lisboa, Mundos Sociais Divisões digitais em Portugal e na Europa: Portugal ainda à procura do comboio europeu?, Sociologia On Line, 21: 62-82 Famílias em Mudança: Configurações, valores e processos de recomposição. In Maria das Dores Guerreiro, Anália Torres e Luís Capucha (org.), Portugal no Contexto Europeu, Vol. III: Quotidiano e Qualidade de Vida. Oeiras, Celta Editora: 7-37 Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Mundos Sociais. Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais, pp. 79-99 Tendências de mudança das funções do Estado em Portugal In: Costa, AF and Carmo RM (eds) Desigualdades em questão. Análises e Problemáticas. Lisboa: Mundos Sociais, pp. 59-75. Coster, Michel de, Bernardette Bawin-Legros (1998), Introdução à Sociologia, Lisboa, Estampa. Campenhoudt, Luc Van (2003), Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, Lisboa, Gradiva. Berger, Peter (1986), Perspetivas Sociológicas. Uma Visão Humanística, 7ª edição, Petrópolis, Vozes.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16