Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa iniciar os estudantes de Política, Economia e Sociedade na ciência Sociologia, procurando que estes conheçam os elementos fundamentais desta disciplina nos planos epistemológico, teórico, conceptual, bem como a sua fundamental agenda de investigação para a compreensão das sociedades contemporâneas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1: Compreender o objeto da sociologia e as suas principais bases epistemológicas e de investigação científica; OA2: Conhecer as principais teorias e conceitos da sociologia; OA3: Identificar e analisar temas fundamentais da agenda sociológica contemporânea; OA4: Desenvolver competências interpretativas de textos sociológicos e de dados empíricos; OA5: Investigar, de modo exploratório, elementos ilustrativos de problemáticas sociológicas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Para que serve a ciência sociologia e como funciona? CP2. Quais são os obstáculos ao conhecimento sociológico? CP3. Porque precisamos das teorias sociológicas? CP4. Quais são os conceitos fundamentais da sociologia? CP5. Porque é que existem desigualdades sociais? CP6. Vale a pena convivermos uns com os outros? CP7. O que é que a sociologia nos ensina sobre a saúde? CP8. A educação importa para quê? CP9. Porque é que trabalhamos? CP10. As sociedades precisam da democracia? CP11. Caminhamos para sociedades mais desenvolvidas?
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão definidos de modo que os estudantes possam atingir os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Os conteúdos programáticos 1 a 4 visam alcançarem-se os objetivos de aprendizagem 1 e 2. Os conteúdos programáticos 5 a 11 servirão para se obterem os objetivos de aprendizagem 3, 4 e 5. As aulas serão teóricas, teórico-práticas e práticas.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: a) Teste escrito individual (30%) b) 7 mini-testes semanais sobre a leitura fundamental para cada aula (35%). c) Mini-investigação coletiva apresentada em aula (20%). d) Participação nas aulas de debates (15%). Todos os elementos avaliativos implicam uma nota mínima de 8 valores. Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) Critérios de assiduidade: É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teóricas e teórico-práticas, de orientação tutorial e do trabalho autónomo dos estudantes, individual e em grupo. O trabalho autónomo do estudante inclui a participação nas aulas, a leitura da bibliografia obrigatória, a consulta de bibliografia opcional e a pesquisa exploratória de material empírico, tendo em vista o cumprimento do processo de avaliação da unidade curricular. Adotar-se-ão pedagogias ativas de aprendizagem, assente na análise de situações práticas, onde o estudante aprenderá a partir de casos reais, numa lógica de permanente discussão com a bibliografia da disciplina. Esta metodologia será combinada com uma aprendizagem colaborativa, que promoverá a interação entre os estudantes para construir conhecimento em conjunto, e para tal o recurso a debates, brainstorming e a outros formatos de interação na sala de aula será privilegiado. Os estudantes terão um permanente contacto com problemáticas reais, mobilizadoras dos conteúdos programáticos que serão lecionados. O estudante é um agente ativo do seu próprio processo de aprendizagem, aplicando em contextos reais e que lhe são próximos, os conteúdos aprendidos ao longo das aulas e do seu trabalho autónomo. Estas metodologias incentivam uma aprendizagem que se constrói na relação com o docente e colegas, em constante articulação com as problemáticas sociológicas estudadas. Tais metodologias ativas de ensino assentarão em 4 passos: Passo 1 – Leituras fundamentais para cada conteúdo programático, assimilando os principais conceitos e fenómenos sociais em causa; Passo 2 – Na aula seguinte, o docente introduz as leituras trabalhadas no passo 1 e levanta exemplos específicos de problemas sociológicos que os estudantes resolverão em grupo; Passo 3 – Os estudantes discutem os exemplos específicos, de modo desafiante e em rutura com o senso comum, ou seja, pensando sociologicamente. Passo 4 – O docente orienta discussão e justifica as opções certas e erradas tomadas pelos estudantes. A UC segue o Modelo Pedagógico do Iscte ao enfatizar a aprendizagem ativa e colaborativa, estimulando a participação ativa dos estudantes e a construção colaborativa do conhecimento. Promove a diversidade de métodos pedagógicos, incluindo métodos expositivos, participativos, interrogativos, demonstrativos e dedutivos. Ao longo da UC utilizar-se-ão ferramentas digitais, incorporando as tecnologias educativas no processo de ensino de forma regular, sistemática e consistente. Serão utilizadas plataformas de discussão online, quizzes interativos e outros recursos de e-learning, disponibilizados no Moodle.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e teórico-práticas, orientação tutorial, trabalho autónomo dos estudantes, pedagogias ativas e uma avaliação constante. As aulas teóricas fornecem a base epistemológico-problemática da sociologia, enquanto as aulas teórico-práticas combinam a teoria com a aplicação prática. As aulas teóricas garantem que os estudantes compreendam os fundamentos da sociologia, enquanto as teórico-práticas permitem a aplicação desses conceitos, reforçando o conhecimento teórico com exemplos práticos identificadores das questões relevantes da agenda sociológica contemporânea. As sessões de orientação tutorial proporcionam apoio individualizado e em pequenos grupos, ajudando os estudantes a melhor compreenderem os temas discutidos. Estas sessões facilitam o desenvolvimento de competências analíticas, permitindo aos estudantes explorar problemáticas sociológicas com maior profundidade. O trabalho autónomo inclui a leitura da bibliografia obrigatória, consulta de bibliografia opcional e a pesquisa exploratória de material empírico. Este trabalho incentiva a aprendizagem ativa e contínua, promovendo a autonomia e a capacidade analítica dos estudantes. As pedagogias ativas, baseadas na análise de situações práticas, debates, brainstorming e outros formatos de interação, estimulam a interação entre estudantes e a aplicação do conhecimento em contextos reais. A discussão de casos práticos e a realização de debates facilitam a compreensão da agenda sociológica contemporânea. As metodologias de ensino são estruturadas num modelo pedagógico que enfatiza quatro passos principais: leitura, questionamento, discussão e orientação. Primeiramente, as leituras fundamentais asseguram a assimilação dos principais conceitos e problemas sociológicos. Em seguida, a introdução explicativa e o questionamento em sala de aula, permitem a aplicação desses conceitos e estimulam o pensamento dinâmico. A discussão sociológica promove a reflexão e a rutura com o senso comum, desenvolvendo competências interpretativas. Finalmente, a orientação do docente garante a compreensão correta dos conceitos e a aplicação adequada em contextos simulados de interrogação científica. A avaliação sistemática ao longo do semestre, com teste escrito, mini-testes semanais, mini-investigação coletiva e participação em debates, assegura que os estudantes estão atingindo os objetivos de aprendizagem de forma progressiva e integrada. O teste escrito individual avalia a compreensão teórica dos estudantes; os mini-testes semanais reforçam a leitura e compreensão dos conceitos fundamentais; a mini-investigação coletiva desenvolve competências exploratórias de investigação e de trabalho em equipa; e a participação em debates estimula a capacidade criativa a partir da interação.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Almeida JF (1995), Introdução à Sociologia, U. Aberta, 13-33. Appelrouth S, Edles LD (2008), Classical and Contemporary Sociological Theory, Pine Forge, 1-20. Costa AF (2001), Sociologia, Difusão Cultural, 13-28. Calhoun C et al. (2022), Degenerations of Democracy, Harvard, 18-47. Danermark B et al. (2002), Explaining Society, Routledge, 115-149. Gallie D (2017) The Quality of Work in a Changing Labour Market. Social Policy Administration, 51, 226–243. Giddens A (2009), Sociology, Polity Press. Lamont M (2023), Seeing Others, One Signal Publishers/Atria, 139-154, 155-165. May T (2001), Social Research, Open University Press, 28-45. Scott J (1995), Sociological Theory: Contemporary Debates, Edward Elgar, 1-28. Scott J (2011), Conceptualising the Social World, Cambridge University Press, 144-175, 176-213. Silva AS e Pinto JM (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento, 29-53. Therborn G (2013), The Killing Fields of Inequality, Polity Press, 48-67.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
1. Bastow S, Dunleavy P, Tinkler J (2014), The Impact of Social Sciences, 31-64. 2. Costa AF et al. (2014), Percursos de Estudantes no Ensino Superior, Mundos Sociais, 5-31, 203-209. 3. Hall P and Lamont M (2009), Successful Societies: How Institutions and Culture Affect Health, Cambridge University Press, 23-52, 82-103. 4. Korsnes et al. (2018), New Directions in Elite Studies, Routledge, 297-315. 5. Nowotny H et al. (2010), The Public Nature of Science under Assault, Springer, 1-27. 6. Putnam R (2020), The Upswing, Simon and Schuster, 109-162, 163-199. 7. Stiglitz J (2018), “The Welfare State in the Twenty-First Century”, in Ocampo JA, Stiglitz J (eds), The Welfare State Revisited, Columbia University Press, 3-37. 8. Therborn G (2020), Inequality and the Labyrinths of Democracy, Verso, 7-71. 9. Tilly C (2005), “Historical perspectives on inequality”, in M Romero and E Margolis (eds.), The Blackwell Companion to Social Inequalities, Blackwell, 15-30. 10. Viterna J and Robertson C (2015), “New directions for the sociology of development”, Annual Review of Sociology, 41, 243-269. Serão ainda disponibilizados recursos multimédia, como vídeos, podcasts e artigos online, que irão complementar a bibliografia e enriquecer os conteúdos programáticos estudados.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-06