Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa iniciar os estudantes de Política, Economia e Sociedade na ciência Sociologia, procurando que estes conheçam os elementos fundamentais desta disciplina nos planos epistemológico, teórico, conceptual, bem como a sua fundamental agenda de investigação para a compreensão das sociedades contemporâneas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1: Compreender o objeto da sociologia e as suas principais bases epistemológicas e de investigação científica; OA2: Conhecer as principais teorias e conceitos da sociologia; OA3: Identificar e analisar temas fundamentais da agenda sociológica contemporânea; OA4: Desenvolver competências interpretativas de textos sociológicos e de dados empíricos; OA5: Investigar, de modo exploratório, elementos ilustrativos de problemáticas sociológicas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: O que é a sociologia? - Natureza e objeto. - Origem e desenvolvimento histórico. - Utilidade e aplicações práticas. CP2: A teoria sociológica - Principais teorias e autores. - Conceitos-chave. - Temas e debates contemporâneos. CP3: O método sociológico - Processo científico. - Ciclo de investigação e etapas que o compõem. - Técnicas de recolha e análise de dados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão definidos de modo a que os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Em particular, o conteúdo programático 1 (O que é a sociologia?) contribui para o objetivo de aprendizagem 1. O conteúdo programático 2 (A teoria sociológica) contribui para os objetivos de aprendizagem 2 e 3. O conteúdo programático 3 (O método sociológico) contribui para os objetivos 4 e 5.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: – Participação nas aulas, incluindo exercícios práticos e questionários sobre conteúdos lecionados (35%); – Realização e apresentação de tarefas de investigação (25%); – Teste final: prova escrita individual (40%). Existem atividades realizadas individualmente e atividades realizadas em grupo. A avaliação é individual em todos os elementos de avaliação. Para serem aprovados, os alunos têm de obter aproveitamento (pelo menos 50%) em cada elemento de avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Avaliação por exame: Prova escrita individual (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de um plano de aulas que combina componentes teóricas e práticas, orientação tutorial e trabalho autónomo dos estudantes. O trabalho autónomo do estudante inclui tarefas individuais e tarefas em grupo, pesquisa e leitura de bibliografia e análise exploratória de material empírico, com vista ao cumprimento do processo de avaliação da unidade curricular. São adotadas pedagogias ativas de aprendizagem, assentes na análise de fenómenos e casos reais, em diálogo com a bibliografia científica. É privilegada a aprendizagem colaborativa, promovendo-se a interação e a construção de conhecimento em conjunto, através de exercícios práticos e apresentações nas aulas. As diversas etapas do ciclo de investigação são percorridas pelos estudantes, com a experimentação de atividades de revisão bibliográfica, desenho de metodologia, recolha e análise de dados e discussão de resultados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A combinação de componentes teóricas e práticas permite aos estudantes compreender o que é a sociologia e adquirir um conhecimento geral das suas principais teorias, autores e conceitos. O trabalho autónomo incentiva a aprendizagem ativa e contínua, promovendo a autonomia e a capacidade analítica dos estudantes, fundamentais para uma correta aplicação de conhecimentos sociológicos a debates contemporâneos. As pedagogias ativas promovem a reflexão e a rutura com o senso comum. Através da aprendizagem colaborativa e experimental, os estudantes desenvolvem competências de interpretação de textos científicos e dados empíricos, que depois aprofundam conduzindo as suas próprias tarefas exploratórias de investigação. A avaliação sistemática ao longo do semestre, centrada na participação e no desempenho em atividades realizadas dentro e fora da sala de aula, assegura que os estudantes estão a atingir os objetivos de aprendizagem de forma progressiva e integrada. Os resultados das tarefas de investigação permitem verificar se os estudantes adquiriram competências elementares de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipa. O teste escrito individual avalia a compreensão teórica dos estudantes, bem como a capacidade de relacionar, aplicar e construir argumentos baseados em evidência. Os vários instrumentos de avaliação visam aferir em que medida o estudante é capaz de transformar a informação em conhecimento, validando e mobilizando dados.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Almeida, João Ferreira de (coord.) (1995). Introdução à sociologia. Universidade Aberta. Costa, António Firmino da (2009). Sociologia. Quimera. Giddens, Anthony (2013). Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Abrantes, Pedro (2013). A escola da vida: Socialização e biografia(s) da classe trabalhadora. Mundos Sociais. Bourdieu, Pierre (org.) (1993). La misère du monde. Editions du Seuil. Bourdieu, Pierre e Passeron, Jean-Claude (1983). A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Vega. Butler, Judith (2017). Problemas de género: Feminismo e subversão da identidade. Orfeu Negro. Casaca, Sara Falcão (coord.) (2012). Mudanças laborais e relações de género: Novos vetores de (des)igualdade. Almedina. Esping-Andersen, Gøsta (1990). The three worlds of welfare capitalism. Polity. Gilbert, Nigel (ed.) (2008). Researching social life. Sage Goffman, Erving (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Relógio d’Água. Parsons, Talcott (1991). The social system. Routledge. Walby, Sylvia (1990). Theorizing patriarchy. Blackwell. Weber, Max (2016). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Editorial Presença.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-16