Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04175
Acrónimo :
04175
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa iniciar os estudantes de Política, Economia e Sociedade na ciência Sociologia, procurando que estes conheçam os elementos fundamentais desta disciplina nos planos epistemológico, teórico, conceptual, bem como a sua fundamental agenda de investigação para a compreensão das sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1: Compreender o objeto da sociologia e as suas principais bases epistemológicas e de investigação científica; OA2: Conhecer as principais teorias e conceitos da sociologia; OA3: Identificar e analisar temas fundamentais da agenda sociológica contemporânea; OA4: Desenvolver competências interpretativas de textos sociológicos e de dados empíricos; OA5: Investigar, de modo exploratório, elementos ilustrativos de problemáticas sociológicas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: O que é a sociologia? - Natureza e objeto. - Origem e desenvolvimento histórico. - Utilidade e aplicações práticas. CP2: A teoria sociológica - Principais teorias e autores. - Conceitos-chave. - Temas e debates contemporâneos. CP3: O método sociológico - Processo científico. - Ciclo de investigação e etapas que o compõem. - Técnicas de recolha e análise de dados.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da unidade curricular estão definidos de modo a que os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Em particular, o conteúdo programático 1 (O que é a sociologia?) contribui para o objetivo de aprendizagem 1. O conteúdo programático 2 (A teoria sociológica) contribui para os objetivos de aprendizagem 2 e 3. O conteúdo programático 3 (O método sociológico) contribui para os objetivos 4 e 5.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: – Participação nas aulas, incluindo exercícios práticos e questionários sobre conteúdos lecionados (35%); – Realização e apresentação de tarefas de investigação (25%); – Teste final: prova escrita individual (40%). Existem atividades realizadas individualmente e atividades realizadas em grupo. A avaliação é individual em todos os elementos de avaliação. Para serem aprovados, os alunos têm de obter aproveitamento (pelo menos 50%) em cada elemento de avaliação. É exigida a presença em pelo menos 3/4 das aulas. Avaliação por exame: Prova escrita individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de um plano de aulas que combina componentes teóricas e práticas, orientação tutorial e trabalho autónomo dos estudantes. O trabalho autónomo do estudante inclui tarefas individuais e tarefas em grupo, pesquisa e leitura de bibliografia e análise exploratória de material empírico, com vista ao cumprimento do processo de avaliação da unidade curricular. São adotadas pedagogias ativas de aprendizagem, assentes na análise de fenómenos e casos reais, em diálogo com a bibliografia científica. É privilegada a aprendizagem colaborativa, promovendo-se a interação e a construção de conhecimento em conjunto, através de exercícios práticos e apresentações nas aulas. As diversas etapas do ciclo de investigação são percorridas pelos estudantes, com a experimentação de atividades de revisão bibliográfica, desenho de metodologia, recolha e análise de dados e discussão de resultados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A combinação de componentes teóricas e práticas permite aos estudantes compreender o que é a sociologia e adquirir um conhecimento geral das suas principais teorias, autores e conceitos. O trabalho autónomo incentiva a aprendizagem ativa e contínua, promovendo a autonomia e a capacidade analítica dos estudantes, fundamentais para uma correta aplicação de conhecimentos sociológicos a debates contemporâneos. As pedagogias ativas promovem a reflexão e a rutura com o senso comum. Através da aprendizagem colaborativa e experimental, os estudantes desenvolvem competências de interpretação de textos científicos e dados empíricos, que depois aprofundam conduzindo as suas próprias tarefas exploratórias de investigação. A avaliação sistemática ao longo do semestre, centrada na participação e no desempenho em atividades realizadas dentro e fora da sala de aula, assegura que os estudantes estão a atingir os objetivos de aprendizagem de forma progressiva e integrada. Os resultados das tarefas de investigação permitem verificar se os estudantes adquiriram competências elementares de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipa. O teste escrito individual avalia a compreensão teórica dos estudantes, bem como a capacidade de relacionar, aplicar e construir argumentos baseados em evidência. Os vários instrumentos de avaliação visam aferir em que medida o estudante é capaz de transformar a informação em conhecimento, validando e mobilizando dados.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Almeida, João Ferreira de (coord.) (1995). Introdução à sociologia. Universidade Aberta. Costa, António Firmino da (2009). Sociologia. Quimera. Giddens, Anthony (2013). Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Abrantes, Pedro (2013). A escola da vida: Socialização e biografia(s) da classe trabalhadora. Mundos Sociais. Bourdieu, Pierre (org.) (1993). La misère du monde. Editions du Seuil. Bourdieu, Pierre e Passeron, Jean-Claude (1983). A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Vega. Butler, Judith (2017). Problemas de género: Feminismo e subversão da identidade. Orfeu Negro. Casaca, Sara Falcão (coord.) (2012). Mudanças laborais e relações de género: Novos vetores de (des)igualdade. Almedina. Esping-Andersen, Gøsta (1990). The three worlds of welfare capitalism. Polity. Gilbert, Nigel (ed.) (2008). Researching social life. Sage Goffman, Erving (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Relógio d’Água. Parsons, Talcott (1991). The social system. Routledge. Walby, Sylvia (1990). Theorizing patriarchy. Blackwell. Weber, Max (2016). A ética protestante e o espírito do capitalismo. Editorial Presença.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-16