Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo fornecer aos alunos uma ampla gama de conhecimentos sobre redes de computadores, incluindo os principais conceitos e os protocolos de alto nível utilizados atualmente nas aplicações. A UC irá apresentar os conceitos básicos da rede, incluindo a sua estrutura, funcionamento e protocolos de comunicação, e destacar os protocolos de alto nível, como o TCP/IP, HTTP, DNS, entre outros, que permitem a comunicação eficiente e segura entre as aplicações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão desta UC os alunos estarão aptos a: OA1. Conhecerem os princípios básicos de funcionamento de uma rede de computadores OA2. Conhecerem e perceberem os modelos de referência OSI e TCP/IP OA3. Conhecerem o funcionamento dos principais protocolos utilizados no dia-a-dia OA4. Conhecerem e compreenderem o funcionamento dos protocolos ao nível de transporte. OA5. Conhecerem como se interligam dispositivos numa rede cablada OA6. Conseguirem projetar, configurar e gerir uma rede de computadores
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à camada física. Apresentação dos modelos de referência OSI e TCP/IP CP2. Introdução à camada de ligação de dados. Instalação e configuração de um switch CP3. Introdução à camada de rede: endereçamento IPv4 e IPv6; Protocolo IPv4 e criação de subredes. Funcionamento e configuração de um router. CP4. Exploração de protocolos de transporte TCP/UDP. Controlo de congestão. CP5. Exploração da camada de aplicação: DNS, E-mail e Transferência de Ficheiros CP6. Controlo de tráfego entre redes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A estrutura dos conteúdos programáticos está alinhada com os objetivos de aprendizagem da UC, permitindo aos alunos adquirir os conhecimentos necessários para a criação e gestão de redes de computadores. O CP1 aborda os modelos OSI e TCP/IP, essenciais para o OA1 e OA2, proporcionando uma base teórica sobre a arquitetura e funcionamento de protocolos. No CP2, a camada de ligação de dados e a configuração de switches reforçam o OA5, capacitando os alunos a interligar dispositivos numa rede cablada. O CP3, com o endereçamento IPv4/IPv6 e configuração de routers, responde ao OA3 e OA4, permitindo a compreensão dos principais protocolos e protocolos de transporte. O CP4 explora TCP e UDP, alinhando-se ao OA4 no controlo de congestão. O CP5, com protocolos como DNS e E-mail, contribui para o OA3, aprofundando o conhecimento sobre estes serviços essenciais. O CP6, sobre controlo de tráfego entre redes, amplia as competências do OA6, permitindo projetar e gerir redes de forma eficaz.
Avaliação / Assessment
Pode ser realizada num dos seguintes modos: 1. Avaliação ao longo do semestre: Componente téorica: -1ª frequência a realizar a meio do semestre (30%); -2ª frequência a realizar no momento da 1ª época de exames (30%). (há ainda a possibilidade de realizar 1 exame final (60%) para quem não tenha obtido aprovação na 1ª frequência e/ou 2ª frequência) Componente prática: -1 trabalho prático de grupo e sua apresentação (40%). Nota: Ambas as frequências têm a nota mínima de 8 valores, salientando-se que a realização da componente prática é obrigatória para efeitos de aprovação em avaliação ao longo do semestre. A nota mínima de aprovação à unidade curricular é de 10 valores. 2. Avaliação por exame: - Pode ser realizado em 1ª Época ou 2ª Época; - Prova escrita (100%); A nota mínima de aprovação à unidade curricular é de 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, demos, audiovisuais MEA2 Aulas participativas:análise e discussão de casos de estudo MEA3 Aulas ativas:realização de exercícios, usando ferramentas do estado-da-arte MEA4 Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo, revisões, realização dos entregáveis do trabalho de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A relação entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular é essencial para garantir que os alunos adquiram as competências necessárias de forma eficaz e integral. A escolha das metodologias visa proporcionar uma aprendizagem ativa, prática e reflexiva, permitindo que os estudantes desenvolvam não apenas o conhecimento teórico, mas também as habilidades práticas essenciais para a gestão de redes de computadores. MEA1 - As aulas expositivas teórico-práticas são fundamentais para garantir que os alunos compreendam os conceitos básicos e teóricos das redes de computadores. Esta metodologia está alinhada com os objetivos OA1 e OA2, ao abordar os princípios básicos do funcionamento das redes e os modelos de referência OSI e TCP/IP. Através das exposições teóricas, demonstrações práticas e audiovisuais, os alunos visualizam como os protocolos funcionam na prática e como esses modelos se aplicam ao design e gestão de redes. MEA2 - As aulas participativas promovem a análise e discussão de casos de estudo que ilustram situações reais de redes de computadores. Esta metodologia está vinculada aos objetivos OA3, OA4 e OA5, pois permite que os alunos discutam o funcionamento de protocolos, o controle de tráfego e a interligação de dispositivos em redes cabladas. A participação ativa dos estudantes em debates e discussões facilita o aprofundamento do conhecimento, incentivando-os a refletir sobre como os conceitos são aplicados no dia a dia das redes. MEA3 - As aulas ativas são cruciais para o desenvolvimento das competências práticas dos alunos. Esta metodologia está alinhada com os objetivos OA3, OA4 e OA6, permitindo que os estudantes adquiram experiência prática no funcionamento dos protocolos, configuração de dispositivos e gestão de tráfego. A utilização de ferramentas atuais também garante que os alunos se familiarizem com as práticas mais recentes do mercado, promovendo uma visão crítica e atualizada da área de redes de computadores. MEA4 - O trabalho autónomo permite que os alunos consolidem o conhecimento adquirido nas aulas e desenvolvam a capacidade de pesquisa, reflexão e gestão de tempo. Esta metodologia está diretamente ligada ao objetivo OA6, pois possibilita o auto-estudo e revisões, favorecendo o aprofundamento do conteúdo e a preparação para a realização de trabalhos de grupo. O desenvolvimento dos entregáveis promove a aprendizagem colaborativa, onde os alunos aplicam os conhecimentos para projetar, configurar e gerir redes de computadores em contexto prático. Essa abordagem estimula a autonomia, responsabilidade e a capacidade de trabalhar em equipa, habilidades essenciais no mercado de trabalho. O documento de planeamento de unidade curricular, detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Kurose J., Keith Ross K. (2017). Computer networking: a top-down approach. Pearson. ISBN: 978-0-13-359414-0; -Tanenbaum A., Wetherall D. (2021). Redes de Computadores. Bookman. ISBN: 9788582605608.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-Boavida F., Monteiro E. (2021). Engenharia de Redes Informáticas. FCA Editora. ISBN: 9789727226948.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-24